Image du cours EP129 Turma B ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1° Semestre - 2022
1. História do Curso de Pedagogia;
1.1 Noções da trajetória de formação docente das Escolas de Primeiras Letras para Escolas Normais e a estruturação das escolas públicas primárias no Brasil (1930 – 2010).
2. Trajetória da pedagogia contemporânea à pedagogia moderna – limiar político e epistemológico.
2.1 Transições pedagógicas e a (des)naturalização da escola e da sala de aula.
3. Profissionalidade do(a)(e) Pedagogo(a)(e)
1.1 Noções da trajetória de formação docente das Escolas de Primeiras Letras para Escolas Normais e a estruturação das escolas públicas primárias no Brasil (1930 – 2010).
2. Trajetória da pedagogia contemporânea à pedagogia moderna – limiar político e epistemológico.
2.1 Transições pedagógicas e a (des)naturalização da escola e da sala de aula.
3. Profissionalidade do(a)(e) Pedagogo(a)(e)
Image du cours EP129 Turma A - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1° Semestre - 2022
1. História do Curso de Pedagogia;
1.1 Noções da trajetória de formação docente das Escolas de Primeiras Letras para Escolas Normais e a estruturação das escolas públicas primárias no Brasil (1930 – 2010).
2. Trajetória da pedagogia contemporânea à pedagogia moderna – limiar político e epistemológico.
2.1 Transições pedagógicas e a (des)naturalização da escola e da sala de aula.
3. Profissionalidade do(a)(e) Pedagogo(a)(e)
1.1 Noções da trajetória de formação docente das Escolas de Primeiras Letras para Escolas Normais e a estruturação das escolas públicas primárias no Brasil (1930 – 2010).
2. Trajetória da pedagogia contemporânea à pedagogia moderna – limiar político e epistemológico.
2.1 Transições pedagógicas e a (des)naturalização da escola e da sala de aula.
3. Profissionalidade do(a)(e) Pedagogo(a)(e)
Image du cours 2022/1 ET200 A História da Educação I - Prof. Cláudio Machado Jr. / Prof. Carlos Eduardo Vieira
1° Semestre - 2022
Concepções e objetivos do estudo da História da Educação. Mudanças dos processos educacionais: das práticas educativas, das teorias pedagógicas e das organizações do ensino escolar em diferentes contextos e períodos históricos das sociedades ocidentais.