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FAQ UFPR Virtual: Conheça aqui as perguntas mais frequentes

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A

Acessos - Como saber o que o aluno fez na sala virtual
Resposta:

Acessando os Logs no Ufpr Virtual (Moodle 4.1)

  1. Navegue até o Curso:

    • Entre no curso específico em que você deseja verificar as atividades do aluno.

  2. Acesse os Relatórios:

  • No menu lateral, clique em “Relatórios” (Reports).


  1. Selecione "Logs":

  • Dentro da seção de relatórios, clique na opção “Logs”.


  1. Configure o Log:

  • Use os filtros para selecionar a data, o usuário (aluno), o tipo de atividade e outras configurações específicas.

  • Clique em “Obter esses logs” (Get these logs) para visualizar os resultados.


  1. Visualize as Atividades:

    • O relatório mostrará todas as atividades do aluno no curso, incluindo acessos, visualizações, submissões de tarefas, entre outras interações.

Procedimentos Detalhados

  1. Filtros Específicos:

    • Filtre por atividade específica, data ou até mesmo por ação realizada (visualizar, criar, atualizar).

  2. Exportar Logs:

    • Há uma opção de exportar esses logs para um arquivo CSV ou Excel para uma análise mais detalhada.

Com esses passos, você poderá acompanhar detalhadamente as ações dos alunos no Ufpr Virtual.


Aluno cancelou matrícula?
Resposta:

Toda vez que receber um e-mail com o cancelamento de um aluno na sua disciplina. Entre na sala virtual da disciplina na UFPR Virtual. Acesse 'Participantes' no menu lateral à esquerda ou no ícone à direita.

Obs: Selecione a primeira letra do participante para facilitar encontrar o aluno.

Clique no ícone para editar inscrição:



E mude a situação para Suspenso ou Inativo:


Esta é a melhor opção. Uma vez que você poderá resgatar o histórico do aluno. E o cancelamento do aluno no espaço (desinscrição) perde todos os trabalhos enviados.

Aluno com 'não atualmente'
Resposta:

O que significa o status 'não atualmente' para o aluno na lista de participantes?

ir na aba de "Participantes"

A inscrição do aluno na sala pode ter uma data limite de acesso. Ou seja, se o participante estiver como 'não atualmente', isso significa que ele não tem mais acesso, ou porque acabaram os dias do acesso ou por ter passado a data limite. Essa data e os dias são indicados na inscrição do aluno.

Para mudar o status existem duas opções: mudar para cada um ou mudar a data para vários.

A. Mudar para um aluno


Para mudar o status de um aluno para 'ativo' siga os seguintes passos:

1. Clicar no menu de ações (engrenagem) da linha do participante

menu

2. Mude as configurações

A seguir as configurações para a indicação de 'Não atualmente':

Inscrição

É possível mudar a data de término ou desabilitar o término e indicar 'ilimitado' para o Período de validade da inscrição:

inscrição ilimitada


3. Salvar

Depois de salvo, o status do participante muda para ativo e ele pode acessar o curso novamente.


B. Mudar para vários alunos


1. Selecionar os participantes

Selecionar os participantes


2. Selecionar a edição

Selecionar a opção 'Editar as inscrições de usuários selecionados' para o tipo de inscrição desejado. Neste, caso estava como 'Inscrição Manual'

opção 'Editar as inscrições de usuários selecionados'


3. Alterar Data de Término

No final da página aberta, selecione a data desejada e depois clique em 'Salvar'

Alterar Data de Término
Aluno concluiu tarefa mas não encontro o arquivo enviado
Resposta:

(Em construção)

Um problema comum é o aluno diz que postou o trabalho em arquivo numa tarefa, mas o professor não consegue acessar.

Podemos pensar nas possibilidades (em ordem):

  • aluno postou e depois removeu o arquivo
  • erro no envio
  • aluno postou em outra atividade
  • erro no Moodle

Para verificar é preciso saber o que o aluno fez. Para isso, visualize o log do aluno (perfil, 'Todos os acessos').

Procure por: 'remover' e 'um arquivo foi enviado' para fazer a análise

Se precisar de ajuda ou achar que é um erro, procure o suporte: 

https://ufprvirtual.ufpr.br/mod/chamado/view.php?id=60610

Aluno não consegue ver a média
Resposta:

O professor consegue ver a média do aluno, mas o aluno não. Quais o(s) motivo(s)?

1. O mais comum é ter a média escondida quando tem itens escondidos. Passos para solução:
  • Acesse seu curso na Ufpr Virtual.
  • Deixar atividade oculta para zero; OU
  • No menu central, clique em "Notas".


  • No menu suspenso chamado "Relatório de Notas", selecione "Configuração de notas do curso".


  • Dentro de "Relatório geral" e "Relatório do usuário", procure pelo texto "Esconder totais caso contenham itens escondidos" antes da combobox.
  • Na combobox, selecione "Mostrar totais incluindo itens escondidos".


  • Clique no botão "Salvar mudanças" no final da página.

2. Média está oculta. Passos para solução:
  • Mudar para opção 'Mostrar' em 'Configuração Livros de Notas' / 'Total do Curso' / 'Editar'

Atividade que não aparece na barra de conclusão
Resposta:
O que fazer se a conclusão da atividade estiver configurada corretamente e, mesmo assim, a atividade não aparecer na barra de progresso ou conclusão? Você deve fazer uma verificação na própria barra de conclusão:

1. Selecione o menu da Barra de Conclusão



2. Selecione a opção 'Configurar bloco Progresso de Conclusão'



3. Clique em 'Mostrar mais'



4. Incluir todas as atividades ou selecionar

A melhor opção é escolher a inclusão de 'Todas as atividades com conclusão configuradas'. Mas, caso queira selecionar as atividades, utilize a opção 'Atividades selecionadas' e selecione as atividades que não aparecem e não estão selecionadas. Dica: deixe pressionada a tecla CTRL enquanto clica nas atividades com o mouse.




Autoinscrição
Resposta:

Configuração da Autoinscrição/Autocadastro

Após logar na UFPR Virtual e acessar o curso a ser confiigurado, em relação ao autocadastro, acessar

“Participantes”, em seguida, no menu dropdown “Usuários inscritos”, localizar e clicar na opção

“Permissões”, conforme apresentado na Figura 1.

Figura 1 – Participantes na UFPR Virtual


Em seguida, localizar “self:enrolself” (sugiro utilizar a busca no navegador, por meio do atalho do teclado

CTRL + F) e clicar no “+”, como apresentado na Figura 2.

Figura 2 – Autoinscrição


Ao clicar no “+” será exibida a caixa de diálogo da Figura 3, nela você deverá indicar “Usuário

autenticado” e “Estudante”.

Figura 3 – Seleção de Usuários.


Após esta configuração, deverá voltar a acessar as opções apresentadas na Figura 1, mas, desta vez, clicar

na opção “Métodos de inscrição”. Nesta página, deverá clicar no dropdown “Escolher...” e selecionar a

opção “Autoinscrição”, como apresentado na Figura 4.

Figura 4 – Seleção de Usuários.


Na sequência, configurar como apresentado na Figura 5. É indicado que seja habilitada uma data de início

e de fim. Também é possível definir uma chave de inscrição, para que somente os alunos que a possuem,

possam se matricular. Finalmente, é importante compartilhar o link da disciplina, para facilitar o acesso

e inscrição.

Figura 5 – Configuração de Autoinscrição.


B

Backup da sala
Resposta:

Tutorial de Backup no Moodle 4.1

O backup é individual de cada curso e é realizado pelo professor. Aconselhamos que o professor faça o backup depois que todos os materiais estiverem organizados no espaço da UFPR Virtual e, também, no final do semestre, como comprovante do que os alunos realizaram durante o semestre. O melhor local para gravar o backup é no seu computador, com uma cópia nas nuvens.

Passos para realizar o backup:

  1. Acessar o menu de ações da sala

  • Dentro da página inicial da disciplina, clique no botão "Mais" no menu superior e selecione a opção "Backup".


        2. Selecionar a opção de backup

  • Uma nova tela será exibida com um campo select box. Selecione a opção "Backup"



  1. Configurações de backup

    • Uma nova página será aberta com as opções gerais de backup. Aqui, você pode selecionar os grupos que farão parte do backup. Por questões de segurança, o professor não tem permissão para fazer backup dos usuários.

  2. Escolher padrão ou escolher opções?

  • No final da página, você tem duas opções: clicar em "Pular para o passo final" para aceitar todas as opções padrão (recomendado) ou clicar em "Próximo" para escolher as opções desejadas. Se escolher pular para o final, vá diretamente para o passo 7 deste tutorial.



  1. Selecionar atividades e recursos

    • Selecione as atividades e recursos que deseja manter no backup. Geralmente, deixamos todas as opções marcadas ou retiramos apenas o que era teste.




  1. Nome do arquivo

    • Escolha o nome do arquivo que conterá o backup. O padrão é o código interno do curso e a data. Pode-se mudar, mas aconselhamos deixar a extensão ".mbz" no final do nome do arquivo.




  1. Executar

    • Execute o backup. Esse processo pode ser demorado, então aconselhamos a realizá-lo em horários de menor acesso, como quinta ou sexta de manhã.




  1. Download

    • Após a conclusão, você será levado para a página "Área de backup" que contém o backup criado. Faça o download para o seu computador local e suba uma cópia para um espaço na nuvem.


Barra de progresso
Resposta:

A barra de progresso indica visualmente para cada participante as ações que ele já fez ou tem que fazer dentro do curso. E, também, permite a ele perceber visualmente o que está atrasado ou não. É uma ótima indicação para os alunos. Muitos alunos sempre têm o costume de acompanhar suas atividades pela barra de progresso. Por isso, existe uma grande importância do professor configurá-la corretamente. 

A Barra de Progresso encontra-se no canto superior direito. Se a barra não estiver aparecendo, clique na seta azul.

Barra de Progresso


Cada quadrado indica informações sobre a conclusão de uma atividade. Se você deixar o mouse em cima do quadrado, aparecerá uma mensagem com a atividade correspondente. Se você clicar no quadrado, será levado diretamente para a atividade.

Cada cor tem um significado: a cor verde indica que você concluiu a atividade correspondente. O vermelho indica que a data esperada para a conclusão da atividade não concluída já passou. O Azul indica que a atividade não foi concluída, mas ainda está dentro do prazo.

Dicas para o aluno

Verifique sempre o manual do aluno (Ficha2 e ou Plano de aula) para ter certeza das datas de conclusão de cada atividade. Utilize a barra de progresso como indicação e auxílio para realizar todas as atividades e os recursos disponibilizados pelo professor.
 
   
   
 

Visão geral de estudante

O botão 'Visão geral de estudante' leva para uma tela com a situação de cada aluno:

Visão Geral de Estudante


Na figura exemplo, é possível visualizar que o Aluno 1 realizou quase todas atividades até a sua conclusão. Apenas uma atividade não foi concluída.

O professor consegue de modo rápido concluir que o Aluno Teste e Aluno UFPR não fizeram nada. É como se eles nem tivessem entrada na plataforma. E o último estudante possui algumas atividades concluídas, com muitas atividades em atraso, indicando que houve abandono por parte do aluno.


Veja mais: Configurações da conclusão de atividades


Vídeo: 
Boas práticas vídeos interativos H5P
Resposta:

Boas práticas para os vídeos interativos criados com H5P:

1. Colocar nota de aprovação. 

Existe um erro reportado pelo H5P que é quando a nota de aprovação está vazia. Logo, coloque sempre o valor '1' no campo 'Nota para aprovação'

2. Se tem perguntas coloque tela de submissão

Caso tenha alguma pergunta interativa crie sempre uma tela de submissão. Para criar a submissão é preciso ir até o final do vídeo (+- 3 segundos antes do final) na estrela no canto inferior direito:

Submissão

Veja que neste caso não tem nenhuma tela criada. Logo, clique em 'Adicionar tela de submissão...' para criar a tela. A tela a seguir mostra o tempo que a tela foi criada:

Tela Criada

3. Verifique o tempo da tarefa de revisão. 

Deixe a pergunta de revisão antes da tela de submissão. Acesse o passo 3:

Tarefa Revisão

E coloque quantos segundos antes de terminar a tarefa de revisão deve aparecer. Na figura a seguir está 5, que é antes dos 3 segundos da tela criada neste exemplo.

segundos antes de terminar o video


C

Cálculo de notas
Resposta:

O vídeo mostra uma explicação inicial de como configurar as notas e seus pesos.

Resumindo: 

1) Configuração do Livro de notas tem o cálculo das médias dos alunos. 

2) Mudar para média é na categoria de nota.

3) Adicionar a nota para uma atividade é na configuração da atividade.




Cancelar inscrição - retirar no painel
Resposta:

Quer que algum espaço não apareça mais no seu painel?

O cancelamento de matrícula de uma disciplina é feita através do sistema SIGA. Mas se quiser se retirar do espaço da disciplina na UFPR Virtual você pode cancelar a inscrição no espaço.

É possível cancelar sua inscrição para que o mesmo não apareça mais no seu painel. É importante saber que após o cancelamento todas as suas atividades realizadas na disciplina serão perdidos e não será possível a sua recuperação.

O vídeo a seguir mostra os passos: 

 


Chat - O que é?
Resposta:

Chat A ferramenta Chat é uma ferramenta síncrona, ou seja os participantes encontram-se online ao mesmo tempo e trata-se da realização de uma discussão textual via Web. Ao contrário dos fóruns, todos podem publicar textos ao mesmo tempo. 

Este módulo contém opções de revisão e configuração das discussões. Para melhor resultado pedagógico das discussões, sugere-se que a data e horário do Chat, sejam agendados com antecedência e indicação da pauta ou conteúdo a ser discutido; possa haver escolhas entre dois ou mais horários; haja sempre o moderador, nunca ultrapasse uma hora de duração. Existe uma restrição de hardware do servidor para o máximo 10 alunos participem ao mesmo tempo. 

Para participar, você deverá acessar o ambiente no dia e local determinado, clicando em "Clique aqui para entrar no Chat agora" e após a abertura da janela, automaticamente aparecerá sua identificação e dos demais presentes. Conforme orientações enviadas pelo(a) seu(ua) tutor(a), você deverá digitar/participar com contribuições objetivas e claras; evite comentar sobre assuntos alheios à discussão. 

Aconselha-se o uso de outros aplicativos para chat em grupo que são gratuitos, tais como: Skype e Hangout. Para apresentações com perguntas no final, particularmente prefiro o livestream, por permitir uma transmissão mais fácil para o apresentador. 

Obs: Uma maneira de incentivar os alunos é marcar um horário para eles mesmo possam se encontrar, sem necessariamente a presença do professor o tutor. Os alunos podem marcar, por exemplo, para se encontrar às 9h, 13h, 19h ou 22h. Ou o horário com maior movimento de alunos é às 1h. Vocês podem utilizar os fórum hora do café para marcar algum horário.


Ao professor

Pode-se verificar as conversas no link 'Ver sessões encerradas'.



Como criar um ou vários grupos dentro de uma sala na UFPR Virtual
Resposta:

Como criar um ou vários grupos dentro de uma sala na UFPR Virtual


Na UFPR Virtual é possível separar os alunos em grupos distintos dentro de uma sala. Veja como criar e como inserir os alunos nos grupos, no passo a passo a seguir:


  • Primeiro, clique no ícone de participantes, localizado no menu esquerdo da tela. Você será levado diretamente para onde estão os estudantes, professores etc.

Vá ao menu esquerdo do painel e clique em participantes


Quando estiver visualizando os participantes da sala, perceba que depois de “Papéis” aparece uma coluna denominada “Grupos”, ali você pode ver quais são os grupos existentes na sala e se precisar pode trocar os participantes de grupos.

Grupos nas listas de participantes


Agora como exemplo, digamos que tenho uma disciplina que será ofertada para estudantes de três cursos diferentes. Eu gostaria de utilizar uma sala só, para evitar o retrabalho de postar o mesmo conteúdo nas 3 salas, e agora? 


Bom o primeiro passo é pedir para o suporte da UFPR Virtual unificar as 3 turmas. Depois que elas já estão unidas, podemos criar os grupos e mover os alunos de sala.

Pode pedir mais informações a respeito, no e-mail do suporte (suporte_ufprvirtual@ufpr.br)


Como faço para criar os grupos?

  • Para criar um grupo, primeiro acesse as configurações (o ícone da engrenagem), e depois clique em “Grupos”.

Clique em configurações de depois em Grupos


  • Na configuração dos grupos, veja que aparece na tela dois retângulos, no lado esquerdo mostra o grupos, dentro do retângulo temos o nome e entre parênteses a quantidade de pessoas dentro do grupo; e do lado direito temos os participantes da sala logo abaixo ainda do lado direito, temos o botão “Adicionar/ remover usuários”. Na parte inferior esquerda temos 5 botões



  • Na parte inferior esquerda temos 5 botões:

    1. Editar configurações do grupo;

    2. Excluir grupo(s) selecionado(s);

    3. Criar Grupo;

    4. Criar vários grupos;

    5. Importar grupos.


Bom, vamos criar um grupo. Clique em “Criar grupo”. O único nome obrigatório é o nome do grupo, mas também é possível que você adicione outras informações, como por exemplo, uma ID, uma descrição e até uma imagem. Não esqueça de clicar ao final da página em “Salvar mudanças”.


Dê um nome para o grupo e depois clique em salvar mudanças


perceba que neste exemplo criamos o grupo "D"


  • No exemplo anterior, criamos o Grupo “D”, agora vamos inserir os estudantes nele. Selecione o grupo que deseja inserir os alunos e depois clique em “Adicionar/remover usuário”.



 Nessa nova tela no lado esquerdo temos os participantes do grupo e no lado direito todos os estudantes ou professores contidos na disciplina. Clique no nome que deseja inserir no grupo e depois em “Adicionar”. O mesmo processo ao contrário serve para remover alguém do grupo.




O mesmo processo serve para criação de vários grupos.

Não deixe de conferir outros itens no FAQ! sorriso


Tags:
Como migrar dados de uma disciplina para outra
Resposta:

O professor pode migrar as atividades e os recursos de um espaço que você preparou (origem) para outra sala (destino) conforme desejar. O destino comum é uma sala criada através do sistema SIGA.

Passos para a migração:

  1. Fazer backup do espaço com a fonte/origem
  2. Restaurar o curso no espaço destino (geralmente é o criado automaticamente pelo SIGA)


Como saber se o aluno está matriculado?
Resposta:

Só é possível ter certeza sobre matrículas no Portal do Aluno ou no diário do professor no SIGA.

Se o aluno estiver matriculado e não aparecer na UFPR Virtual, o aluno pode solicitar para o professor que seja incluído. O professor pode gerenciar a lista de participantes no menu Participantes.

Os alunos são inseridos na UFPR Virtual depois do processamento das matrículas. Qualquer ajuste no SIGA/SIE não será refletido automaticamente na UFPR Virtual. O professor pode incluir/retirar o aluno de acordo com seu diário. A equipe da UFPR Virtual não tem acesso aos diários dos professores.

Participantes


Configuração de conclusão de atividades
Resposta:

barra de progresso indica visualmente para cada participante as ações que ele já fez ou tem que fazer. E, também, permite perceber visualmente o que está atrasado ou não. É uma ótima indicação para os alunos. Muitos alunos têm o costume de sempre acompanhar suas atividades pela barra de progresso. Por isso, existe uma grande importância do professor configurá-la corretamente. Mais informações sobre a Barra de progresso.


1. Configurar curso para aceitar a conclusão


A princípio, todos os cursos são criados com a conclusão ativada. Para conferir ou ativar a conclusão, veja nas configurações do curso a opção 'Acompanhamento de Conclusão':

Acompanhamento de Conclusão


Se opção estiver ativada, todas os tipos de atividades e de recursos poderão ter, ou não, a opção para o acompanhamento da conclusão na barra de progresso. A figura a seguir mostra a página 'Proposta de Suporte' com a opção de conclusão ativada para o estudante.

Proposta de Suporte

Se o aluno atingir os critérios de conclusão para a atividade, o círculo aparecerá como na figura a seguir:

proposta de suporte ativado


2. Configurar a conclusão de cada atividade


Agora é preciso configurar cada uma das atividades. Entre na configuração de cada atividade e, no agrupamento 'Conclusão de atividades no curso', selecione os critérios de conclusão que o aluno tem que atingir para concluir a atividade. Cada tipo de atividade ou recurso tem os seus critério disponíveis. Por exemplo, uma configuração comum para os fóruns do estudante é obrigar que este envie uma mensagem para concluir a atividade. Tal configuração é apresentada na figura a seguir:


Conclusão de atividades no curso


A figura a seguir mostra as opções para atividades do tipo 'Lição'. As opções selecionadas indicam que a lição aparecerá concluída para o estudante quando ele visualizar e chegar até o final da Lição. Uma vez concluída, o sistema mostra automaticamente na página do aluno a atividade com o sinal de concluído e na barra de conclusão um quadrado na cor verde. Se depois do dia 25 (observando o exemplo na figura a seguir) o aluno não concluir a atividade, aparecerá na barra de progresso do aluno o quadrado correspondente na cor vermelha.

Conclusão de Lição

Se não quiser que a conclusão de uma determinada atividade seja monitorada, indique a opção de 'Não indicar a conclusão da atividade' no campo 'Acompanhamento de conclusão':

Acompanhamento de conclusão

Se desejar que o aluno possa clicar no círculo de conclusão para indicar que ele terminou o recurso ou atividade, basta selecionar a opção 'Os estudantes podem marcar manualmente a atividade como concluída':

opção 'Os estudantes podem marcar manualmente a atividade como concluída'


3. Conclusão do curso

Você pode definir critérios de conclusão final do curso no menu de 'Conclusão do curso'. Essa opção é encontrada no menu de ações do curso:

Conclusão do curso


Configurações E-aula RNP
Resposta:

Como mudar e quais são as configurações mais adequadas para E-aula RNP?

1. Acessando as configurações

1.1 Vá para a página principal do curso e certifique-se de que o curso não está em modo de edição. Como mostra a figura exemplo:

E-aula RNP

1.2 Clique no ícone da 'E-aula RNP' como mostra o destaque da figura anterior.

1.3 Clique no ícone de configuração e depois na opção de 'Editar configurações':

ENGRENAGEM - Editar configurações


2. Opções de Configuração

A partir de agora, as opções de configurações dependem de cada situação. Por isso, explicaremos com detalhes cada uma das opções.


2.1 Descrição que irá aparecer na página principal (exemplo: Próximo encontro... da figura na seção 1.1). É importante para reforçar a informação da aula síncrona previamente descrito no Plano de aula.

2.1.1 Clique em 'Mostrar mais'

Mostrar mais

2.1.2 Escreva a descrição no espaço em azul e marque a opção 'Exibir descrição na página do curso'

Descrição

Obs: se 'Enviar notificação' estiver habilitado, toda vez que a E-aula for salva será enviando uma mensagem individual para cada aluno da sala. Logo, se colocar a data e horário do próximo encontro e salvar, todos os alunos receberão a notificação com as informações.

2.2 Definir quem será o mediador durante a E-aula. O mediador é pessoa que define quem será o apresentador. O padrão é ter o professor com esse papel. Mas é bom sempre verificar como está configurado. O recomendando é deixar, pelo menos, o 'professor' como mediador, como mostra a figura. 

Professor como mediador

Se desejar inserir o 'tutor' como mediador, você pode inserir o papel de 'tutor' e clicar no botão 'Adicionar' conforme a figura:

Papel Tutor

Depois, aparecerá a opção de 'Mediador' ou 'Visualizador'

Obs: você pode incluir/alterar o papel, e/ou incluir um usuário específico conforme desejar. Veja mais: Vídeo explicativo

2.3 Definir o período que a E-aula RNP estará disponível. Você pode definir ao período que deseja que a E-aula esteja acessível aos alunos. Na figura a seguir, é mostrado que a E-aula estará disponível a partir de 01/03/2020 para sempre, pois a opção 'Fechada desde' não está habilitada. Se o 'Habilitar' estiver selecionado, é definida a restrição, caso contrário, fica livre. Por exemplo, se quiser que sempre esteja disponível pode deixar os dois 'Habilitar' não selecionados. 

Agendar


Conheça também a E-aula Jitsi:

 
 

Criando expressões matemáticas em LaTeX
Resposta:

Dentro da UFPR Virtual, é possível criar expressões em LaTeX colocando-as entre dois dólar ($) no início e dois no final. Ou coloque entre \ (  e \ ) para escrever as expressões no meio do texto.


Exemplo: 

LATEX 1 resultará em  $$ x^2 $$

LATEX 2 resultará em 
$$ \sum^{n}_{i=1}{(n+1)} $$

LATEX 3 resultará em \( \int_{a}^{b} x^2 dx \) no meio do texto


Obs: não deve existir espaço entre os dois símbolos de início e de fim.
E você pode utilizar o botão 'Editor de equações'
Tags:
Criar espaço para disciplina no SIGA
Resposta:

A criação do espaço na UFPR Virtual com todos os alunos do período especial será feita por cada professor no SIGA. Para tal, é preciso se logar no sistema SIGA: https://siga.ufpr.br/ 


1. Selecionar o perfil localizando o quadrado com 'Docente/Pesquisador' e o nome do curso da disciplina. 

No exemplo a seguir, está em destaque o perfil de professor do curso TADS

Escolher perfil de acesso


2. Acessar 'Turmas Histórico'

No menu lateral esquerdo, clique em 'Turmas Histórico' como mostra a figura:


Acessar 'Turmas Histórico'


3. Selecionar a disciplina

Irá aparecer uma lista de disciplinas, selecione a disciplina desejada para criar o espaço na UFPR Virtual.


4. Criar o espaço

Com a disciplina selecionada, aparece no topo da página alguns botões como na figura a seguir. 

Para continuar, clique no botão de criação do espaço:  'Criar turma UFPR Virtual'

Para acesso ao espaço, clique em:  'Acessar turma UFPR Virtual'



Criar o espaço


Pronto! O SIGA automaticamente irá criar o espaço com os alunos.

Observações



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