Conheça aqui as perguntas mais frequentes
FAQ UFPR Virtual: Conheça aqui as perguntas mais frequentes
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Acessos - Como saber o que o aluno fez na sala virtual
Acessando os Logs no Ufpr Virtual (Moodle 4.1)
Navegue até o Curso:
Entre no curso específico em que você deseja verificar as atividades do aluno.
Acesse os Relatórios:
No menu lateral, clique em “Relatórios” (Reports).
Selecione "Logs":
Dentro da seção de relatórios, clique na opção “Logs”.
Configure o Log:
Use os filtros para selecionar a data, o usuário (aluno), o tipo de atividade e outras configurações específicas.
Clique em “Obter esses logs” (Get these logs) para visualizar os resultados.
Visualize as Atividades:
O relatório mostrará todas as atividades do aluno no curso, incluindo acessos, visualizações, submissões de tarefas, entre outras interações.
Procedimentos Detalhados
Filtros Específicos:
Filtre por atividade específica, data ou até mesmo por ação realizada (visualizar, criar, atualizar).
Exportar Logs:
Há uma opção de exportar esses logs para um arquivo CSV ou Excel para uma análise mais detalhada.
Com esses passos, você poderá acompanhar detalhadamente as ações dos alunos no Ufpr Virtual.
Aluno cancelou matrícula?
Toda vez que receber um e-mail com o cancelamento de um aluno na sua disciplina. Entre na sala virtual da disciplina na UFPR Virtual. Acesse 'Participantes' no menu lateral à esquerda ou no ícone à direita.
Obs: Selecione a primeira letra do participante para facilitar encontrar o aluno.
Clique no ícone para editar inscrição:
E mude a situação para Suspenso ou Inativo:
Esta é a melhor opção. Uma vez que você poderá resgatar o histórico do aluno. E o cancelamento do aluno no espaço (desinscrição) perde todos os trabalhos enviados.
Aluno com 'não atualmente'
O que significa o status 'não atualmente' para o aluno na lista de participantes?
A inscrição do aluno na sala pode ter uma data limite de acesso. Ou seja, se o participante estiver como 'não atualmente', isso significa que ele não tem mais acesso, ou porque acabaram os dias do acesso ou por ter passado a data limite. Essa data e os dias são indicados na inscrição do aluno.
Para mudar o status existem duas opções: mudar para cada um ou mudar a data para vários.
A. Mudar para um aluno
Para mudar o status de um aluno para 'ativo' siga os seguintes passos:
1. Clicar no menu de ações (engrenagem) da linha do participante
2. Mude as configurações
A seguir as configurações para a indicação de 'Não atualmente':
É possível mudar a data de término ou desabilitar o término e indicar 'ilimitado' para o Período de validade da inscrição:
3. Salvar
Depois de salvo, o status do participante muda para ativo e ele pode acessar o curso novamente.
B. Mudar para vários alunos
1. Selecionar os participantes
2. Selecionar a edição
Selecionar a opção 'Editar as inscrições de usuários selecionados' para o tipo de inscrição desejado. Neste, caso estava como 'Inscrição Manual'
3. Alterar Data de Término
No final da página aberta, selecione a data desejada e depois clique em 'Salvar'
Aluno concluiu tarefa mas não encontro o arquivo enviado
(Em construção)
Um problema comum é o aluno diz que postou o trabalho em arquivo numa tarefa, mas o professor não consegue acessar.
Podemos pensar nas possibilidades (em ordem):
- aluno postou e depois removeu o arquivo
- erro no envio
- aluno postou em outra atividade
- erro no Moodle
Para verificar é preciso saber o que o aluno fez. Para isso, visualize o log do aluno (perfil, 'Todos os acessos').
Procure por: 'remover' e 'um arquivo foi enviado' para fazer a análise
Se precisar de ajuda ou achar que é um erro, procure o suporte:
Aluno não consegue ver a média
O professor consegue ver a média do aluno, mas o aluno não. Quais o(s) motivo(s)?
1. O mais comum é ter a média escondida quando tem itens escondidos. Passos para solução:
- Deixar atividade oculta para zero; OU
- Mudar 'Configuração Livros de Notas' / 'Configuração de notas do curso' / 'Esconder totais caso contenham itens escondidos.
- Passos para alterar as configurações no livro de notas:
- Acessar 'Configuração do livro de notas';
- Mudar em 'Configuração do Livros de Notas' / 'Configuração de notas do curso' / 'Esconder totais caso contenham itens escondidos'.
- Acessar 'Configuração do livro de notas';
2. Média está oculta. Passos para solução:
- Mudar para opção 'Mostrar' em 'Configuração Livros de Notas' / 'Total do Curso' / 'Editar'
Atividade que não aparece na barra de conclusão
1. Selecione o menu da Barra de Conclusão
2. Selecione a opção 'Configurar bloco Progresso de Conclusão'
3. Clique em 'Mostrar mais'
4. Incluir todas as atividades ou selecionar
A melhor opção é escolher a inclusão de 'Todas as atividades com conclusão configuradas'. Mas, caso queira selecionar as atividades, utilize a opção 'Atividades selecionadas' e selecione as atividades que não aparecem e não estão selecionadas. Dica: deixe pressionada a tecla CTRL enquanto clica nas atividades com o mouse. Autoinscrição
O curso com a Autoinscrição habilitada permite ao aluno se inscrever na disciplina sem a intervenção do professor. O professor pode colocar ou não uma senha. Para tal, é preciso os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Participantes na página inicial da sala:
2) Acessar o menu de configuração dos participantes e escolher 'Métodos de inscrição':
3) Se a Autoinscrição estiver cinza, é porque está desabilitada. Nesse caso, você pode clicar no ícone de olho cortado para deixá-la habilitada. Depois, clique na configuração da Autoinscrição que fica do lado direto do 'olho':
4) Este passo é opcional, mas recomendado. Se você desejar que apenas possam se inscrever as pessoas que possuem uma chave que, por exemplo, você divulgou por e-mail. Indique a senha no campo 'Chave de inscrição':
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Backup da sala
O backup é individual de cada curso e é realizado pelo professor. Aconselhamos que o professor possa fazer o backup depois que todos os materiais estiverem organizados no espaço da UFPR Virtual. E, também, no final do semestre, como comprovante do que os alunos realizaram durante o semestre. E o melhor local para gravar? No seu computador com cópia nas nuvens.
A seguir, mostramos os passos para o backup com a explicação para cada situação
1. Acessar o menu de ações da sala
Dentro da página inicial da disciplina, acesse o menu de ações e depois a opção de 'Backup' conforme indicado na figura:2. Configurações de backup
Depois, uma nova página se abrirá com as opções gerais de backup. Aqui seleciona-se os grupos que podem fazer parte do backup. O professor não tem permissão de fazer backup dos usuários por questões de segurança.
3. Escolher padrão ou escolher opções?
No final da página você tem duas opções: clicar em 'Pular para o passo final', para aceitar todas opções padrões (o recomendado). Ou clicar em 'Próximo' para escolher as opções que desejar. Se escolher pular para o final, ler o passo 7 deste FAQ.
4. Selecionar atividade e recurso
Depois, selecione o que lhe interessar manter. Geralmente, deixamos com todas as opções marcadas ou retiramos o que era teste.
5. Nome do arquivo
Você pode escolher o nome do arquivo físico que conterá todo o backup. Note que já vem como padrão o código interno do curso e a data. Pode-se mudar, mas aconselhamos a deixar no final do nome do arquivo a extensão que indica o tipo do arquivo (.mbz)
6. Executar
Agora é só executar o backup. Esse processo é demorado, e aconselhamos a executá-lo na quinta ou sexta de manhã que são os períodos de menor acesso na UFPR Virtual.
7. Download
Após um tempo, você será levado para a página de 'Área de backup' que contém o backup criado. É importante você fazer o download para seu computador local e subir para um espaço na nuvem. Existe uma opção oferecida para os professores.
Backup e restaurar um curso
- Acesse o Curso de Destino: Entre no curso que você deseja fazer backup. Este é o curso cujo conteúdo você deseja salvar para uso futuro.
- Acesse o Menu de Administração: No menu lateral esquerdo, clique em “Mais” (ou “More” se estiver em inglês) para expandir as opções. Este menu contém várias opções de administração para o curso.
- Clique em “Reutilização de curso” (ou “Course reuse”): Esta opção permite que você reutilize o conteúdo do curso atual em outro curso.
- Selecione a Opção “Backup”: Esta opção inicia o processo de criação de um arquivo de backup do curso atual.
- Escolha se deseja incluir os usuários ou não: Você pode optar por incluir ou excluir os usuários atuais do curso no backup. Se você optar por incluir os usuários, suas informações e progresso no curso serão salvos no backup.
- Revise as configurações e o conteúdo do backup: Você pode escolher quais partes do curso deseja incluir no backup. Isso pode incluir atividades, blocos, filtros e outros componentes do curso.
- Confirme o nome e os detalhes do backup: Dê um nome ao seu arquivo de backup e confirme os detalhes. Isso ajudará você a identificar o backup no futuro.
- Aguarde a criação do backup: O Moodle criará o arquivo de backup. Isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho do curso.
- Baixe o arquivo de backup: Após a criação do backup, você pode baixá-lo para o seu computador. Guarde-o em um local seguro para uso futuro.
- Acesse o Curso de Destino: Entre no curso onde você deseja restaurar o backup. Este é o curso que receberá o conteúdo do backup.
- Acesse o Menu de Administração: No menu lateral esquerdo, clique em “Mais” (ou “More” se estiver em inglês) para expandir as opções.
- Clique em “Reutilização de curso” (ou “Course reuse”).
- Clique em “Restaurar”: Esta opção inicia o processo de restauração do backup.
- Suba o arquivo de backup: Use o “filepicker” para escolher o arquivo de backup no seu computador. Este é o arquivo que você baixou durante o processo de backup.
- Escolha se deseja restaurá-lo como um novo curso ou mesclá-lo com um curso existente: Você pode optar por criar um novo curso com o conteúdo do backup ou adicionar o conteúdo do backup a um curso existente.
- Revise o nome e as configurações do curso: Se você optou por criar um novo curso, pode dar um nome ao curso e ajustar as configurações conforme necessário.
- Confirme os detalhes da restauração: Verifique se todas as informações estão corretas antes de iniciar a restauração.
- Aguarde a conclusão da restauração: O Moodle restaurará o conteúdo do backup no curso de destino. Isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho do backup.
- Verifique o curso restaurado: Após a conclusão da restauração, você pode verificar o curso para garantir que todo o conteúdo foi restaurado corretamente.
Barra de progresso
A barra de progresso indica visualmente para cada participante as ações que ele já fez ou tem que fazer dentro do curso. E, também, permite a ele perceber visualmente o que está atrasado ou não. É uma ótima indicação para os alunos. Muitos alunos sempre têm o costume de acompanhar suas atividades pela barra de progresso. Por isso, existe uma grande importância do professor configurá-la corretamente.
A Barra de Progresso encontra-se no canto superior direito. Se a barra não estiver aparecendo, clique na seta azul.
Cada quadrado indica informações sobre a conclusão de uma atividade. Se você deixar o mouse em cima do quadrado, aparecerá uma mensagem com a atividade correspondente. Se você clicar no quadrado, será levado diretamente para a atividade.
Cada cor tem um significado: a cor verde indica que você concluiu a atividade correspondente. O vermelho indica que a data esperada para a conclusão da atividade não concluída já passou. O Azul indica que a atividade não foi concluída, mas ainda está dentro do prazo.
Dicas para o aluno
Visão geral de estudante
O botão 'Visão geral de estudante' leva para uma tela com a situação de cada aluno:
Na figura exemplo, é possível visualizar que o Aluno 1 realizou quase todas atividades até a sua conclusão. Apenas uma atividade não foi concluída.
O professor consegue de modo rápido concluir que o Aluno Teste e Aluno UFPR não fizeram nada. É como se eles nem tivessem entrada na plataforma. E o último estudante possui algumas atividades concluídas, com muitas atividades em atraso, indicando que houve abandono por parte do aluno.
Veja mais: Configurações da conclusão de atividades
Vídeo:
Boas práticas vídeos interativos H5P
Boas práticas para os vídeos interativos criados com H5P:
1. Colocar nota de aprovação.
Existe um erro reportado pelo H5P que é quando a nota de aprovação está vazia. Logo, coloque sempre o valor '1' no campo 'Nota para aprovação'
2. Se tem perguntas coloque tela de submissão
Caso tenha alguma pergunta interativa crie sempre uma tela de submissão. Para criar a submissão é preciso ir até o final do vídeo (+- 3 segundos antes do final) na estrela no canto inferior direito:
Veja que neste caso não tem nenhuma tela criada. Logo, clique em 'Adicionar tela de submissão...' para criar a tela. A tela a seguir mostra o tempo que a tela foi criada:
3. Verifique o tempo da tarefa de revisão.
Deixe a pergunta de revisão antes da tela de submissão. Acesse o passo 3:
E coloque quantos segundos antes de terminar a tarefa de revisão deve aparecer. Na figura a seguir está 5, que é antes dos 3 segundos da tela criada neste exemplo.
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Cálculo de notas
O vídeo mostra uma explicação inicial de como configurar as notas e seus pesos.
Resumindo:
1) Configuração do Livro de notas tem o cálculo das médias dos alunos.
2) Mudar para média é na categoria de nota.
3) Adicionar a nota para uma atividade é na configuração da atividade.
Cancelar inscrição - retirar no painel
Quer que algum espaço não apareça mais no seu painel?
O cancelamento de matrícula de uma disciplina é feita através do sistema SIGA. Mas se quiser se retirar do espaço da disciplina na UFPR Virtual você pode cancelar a inscrição no espaço.
É possível cancelar sua inscrição para que o mesmo não apareça mais no seu painel. É importante saber que após o cancelamento todas as suas atividades realizadas na disciplina serão perdidos e não será possível a sua recuperação.
O vídeo a seguir mostra os passos:
Chat - O que é?
A ferramenta Chat é uma ferramenta síncrona, ou seja os participantes encontram-se online ao mesmo tempo e trata-se da realização de uma discussão textual via Web. Ao contrário dos fóruns, todos podem publicar textos ao mesmo tempo.
Este módulo contém opções de revisão e configuração das discussões. Para melhor resultado pedagógico das discussões, sugere-se que a data e horário do Chat, sejam agendados com antecedência e indicação da pauta ou conteúdo a ser discutido; possa haver escolhas entre dois ou mais horários; haja sempre o moderador, nunca ultrapasse uma hora de duração. Existe uma restrição de hardware do servidor para o máximo 10 alunos participem ao mesmo tempo.
Para participar, você deverá acessar o ambiente no dia e local determinado, clicando em "Clique aqui para entrar no Chat agora" e após a abertura da janela, automaticamente aparecerá sua identificação e dos demais presentes. Conforme orientações enviadas pelo(a) seu(ua) tutor(a), você deverá digitar/participar com contribuições objetivas e claras; evite comentar sobre assuntos alheios à discussão.
Aconselha-se o uso de outros aplicativos para chat em grupo que são gratuitos, tais como: Skype e Hangout. Para apresentações com perguntas no final, particularmente prefiro o livestream, por permitir uma transmissão mais fácil para o apresentador.
Obs: Uma maneira de incentivar os alunos é marcar um horário para eles mesmo possam se encontrar, sem necessariamente a presença do professor o tutor. Os alunos podem marcar, por exemplo, para se encontrar às 9h, 13h, 19h ou 22h. Ou o horário com maior movimento de alunos é às 1h. Vocês podem utilizar os fórum hora do café para marcar algum horário.
Ao professor
Pode-se verificar as conversas no link 'Ver sessões encerradas'.
Como criar um ou vários grupos dentro de uma sala na UFPR Virtual
Como criar um ou vários grupos dentro de uma sala na UFPR Virtual
Na UFPR Virtual é possível separar os alunos em grupos distintos dentro de uma sala. Veja como criar e como inserir os alunos nos grupos, no passo a passo a seguir:
- Primeiro, clique no ícone de participantes, localizado no menu esquerdo da tela. Você será levado diretamente para onde estão os estudantes, professores etc.
Agora como exemplo, digamos que tenho uma disciplina que será ofertada para estudantes de três cursos diferentes. Eu gostaria de utilizar uma sala só, para evitar o retrabalho de postar o mesmo conteúdo nas 3 salas, e agora?
Bom o primeiro passo é pedir para o suporte da UFPR Virtual unificar as 3 turmas. Depois que elas já estão unidas, podemos criar os grupos e mover os alunos de sala.
Pode pedir mais informações a respeito, no e-mail do suporte (suporte_ufprvirtual@ufpr.br)Como faço para criar os grupos?
- Para criar um grupo, primeiro acesse as configurações (o ícone da engrenagem), e depois clique em “Grupos”.
- Na configuração dos grupos, veja que aparece na tela dois retângulos, no lado esquerdo mostra o grupos, dentro do retângulo temos o nome e entre parênteses a quantidade de pessoas dentro do grupo; e do lado direito temos os participantes da sala logo abaixo ainda do lado direito, temos o botão “Adicionar/ remover usuários”. Na parte inferior esquerda temos 5 botões
- Na parte inferior esquerda temos 5 botões:
Editar configurações do grupo;
Excluir grupo(s) selecionado(s);
Criar Grupo;
Criar vários grupos;
Importar grupos.
Bom, vamos criar um grupo. Clique em “Criar grupo”. O único nome obrigatório é o nome do grupo, mas também é possível que você adicione outras informações, como por exemplo, uma ID, uma descrição e até uma imagem. Não esqueça de clicar ao final da página em “Salvar mudanças”.
- No exemplo anterior, criamos o Grupo “D”, agora vamos inserir os estudantes nele. Selecione o grupo que deseja inserir os alunos e depois clique em “Adicionar/remover usuário”.
Nessa nova tela no lado esquerdo temos os participantes do grupo e no lado direito todos os estudantes ou professores contidos na disciplina. Clique no nome que deseja inserir no grupo e depois em “Adicionar”. O mesmo processo ao contrário serve para remover alguém do grupo.
O mesmo processo serve para criação de vários grupos.
Não deixe de conferir outros itens no FAQ!
Como migrar dados de uma disciplina para outra
O professor pode migrar as atividades e os recursos de um espaço que você preparou (origem) para outra sala (destino) conforme desejar. O destino comum é uma sala criada através do sistema SIGA.
Passos para a migração:
- Fazer backup do espaço com a fonte/origem
- Restaurar o curso no espaço destino (geralmente é o criado automaticamente pelo SIGA)
Caso não consiga, o professor pode fazer o pedido pelo suporte que atenderemos, na medida do possível. Lembrando que a demanda no início do semestre é muito alta e os chamados são respondidos de acordo com a ordem de chegada.
Como saber se o aluno está matriculado?
Só é possível ter certeza sobre matrículas no Portal do Aluno ou no diário do professor no SIGA.
Se o aluno estiver matriculado e não aparecer na UFPR Virtual, o aluno pode solicitar para o professor que seja incluído. O professor pode gerenciar a lista de participantes no menu Participantes.
Os alunos são inseridos na UFPR Virtual depois do processamento das matrículas. Qualquer ajuste no SIGA/SIE não será refletido automaticamente na UFPR Virtual. O professor pode incluir/retirar o aluno de acordo com seu diário. A equipe da UFPR Virtual não tem acesso aos diários dos professores.
Configuração de conclusão de atividades
A barra de progresso indica visualmente para cada participante as ações que ele já fez ou tem que fazer. E, também, permite perceber visualmente o que está atrasado ou não. É uma ótima indicação para os alunos. Muitos alunos têm o costume de sempre acompanhar suas atividades pela barra de progresso. Por isso, existe uma grande importância do professor configurá-la corretamente. Mais informações sobre a Barra de progresso.
1. Configurar curso para aceitar a conclusão
A princípio, todos os cursos são criados com a conclusão ativada. Para conferir ou ativar a conclusão, veja nas configurações do curso a opção 'Acompanhamento de Conclusão':
Se opção estiver ativada, todas os tipos de atividades e de recursos poderão ter, ou não, a opção para o acompanhamento da conclusão na barra de progresso. A figura a seguir mostra a página 'Proposta de Suporte' com a opção de conclusão ativada para o estudante.
Se o aluno atingir os critérios de conclusão para a atividade, o círculo aparecerá como na figura a seguir:
2. Configurar a conclusão de cada atividade
Agora é preciso configurar cada uma das atividades. Entre na configuração de cada atividade e, no agrupamento 'Conclusão de atividades no curso', selecione os critérios de conclusão que o aluno tem que atingir para concluir a atividade. Cada tipo de atividade ou recurso tem os seus critério disponíveis. Por exemplo, uma configuração comum para os fóruns do estudante é obrigar que este envie uma mensagem para concluir a atividade. Tal configuração é apresentada na figura a seguir:
A figura a seguir mostra as opções para atividades do tipo 'Lição'. As opções selecionadas indicam que a lição aparecerá concluída para o estudante quando ele visualizar e chegar até o final da Lição. Uma vez concluída, o sistema mostra automaticamente na página do aluno a atividade com o sinal de concluído e na barra de conclusão um quadrado na cor verde. Se depois do dia 25 (observando o exemplo na figura a seguir) o aluno não concluir a atividade, aparecerá na barra de progresso do aluno o quadrado correspondente na cor vermelha.
Se não quiser que a conclusão de uma determinada atividade seja monitorada, indique a opção de 'Não indicar a conclusão da atividade' no campo 'Acompanhamento de conclusão':
Se desejar que o aluno possa clicar no círculo de conclusão para indicar que ele terminou o recurso ou atividade, basta selecionar a opção 'Os estudantes podem marcar manualmente a atividade como concluída':
3. Conclusão do curso
Você pode definir critérios de conclusão final do curso no menu de 'Conclusão do curso'. Essa opção é encontrada no menu de ações do curso:
Configurações E-aula RNP
Como mudar e quais são as configurações mais adequadas para E-aula RNP?
1. Acessando as configurações
1.1 Vá para a página principal do curso e certifique-se de que o curso não está em modo de edição. Como mostra a figura exemplo:
1.2 Clique no ícone da 'E-aula RNP' como mostra o destaque da figura anterior.
1.3 Clique no ícone de configuração e depois na opção de 'Editar configurações':
2. Opções de Configuração
A partir de agora, as opções de configurações dependem de cada situação. Por isso, explicaremos com detalhes cada uma das opções.
2.1 Descrição que irá aparecer na página principal (exemplo: Próximo encontro... da figura na seção 1.1). É importante para reforçar a informação da aula síncrona previamente descrito no Plano de aula.
2.1.1 Clique em 'Mostrar mais'
2.1.2 Escreva a descrição no espaço em azul e marque a opção 'Exibir descrição na página do curso'
Obs: se 'Enviar notificação' estiver habilitado, toda vez que a E-aula for salva será enviando uma mensagem individual para cada aluno da sala. Logo, se colocar a data e horário do próximo encontro e salvar, todos os alunos receberão a notificação com as informações.
2.2 Definir quem será o mediador durante a E-aula. O mediador é pessoa que define quem será o apresentador. O padrão é ter o professor com esse papel. Mas é bom sempre verificar como está configurado. O recomendando é deixar, pelo menos, o 'professor' como mediador, como mostra a figura.
Se desejar inserir o 'tutor' como mediador, você pode inserir o papel de 'tutor' e clicar no botão 'Adicionar' conforme a figura:
Depois, aparecerá a opção de 'Mediador' ou 'Visualizador'
Obs: você pode incluir/alterar o papel, e/ou incluir um usuário específico conforme desejar. Veja mais: Vídeo explicativo
2.3 Definir o período que a E-aula RNP estará disponível. Você pode definir ao período que deseja que a E-aula esteja acessível aos alunos. Na figura a seguir, é mostrado que a E-aula estará disponível a partir de 01/03/2020 para sempre, pois a opção 'Fechada desde' não está habilitada. Se o 'Habilitar' estiver selecionado, é definida a restrição, caso contrário, fica livre. Por exemplo, se quiser que sempre esteja disponível pode deixar os dois 'Habilitar' não selecionados.
Conheça também a E-aula Jitsi:
Criando expressões matemáticas em LaTeX
Dentro da UFPR Virtual, é possível criar expressões em LaTeX colocando-as entre dois dólar ($) no início e dois no final. Ou coloque entre \ ( e \ ) para escrever as expressões no meio do texto.
Exemplo:
resultará em $$ x^2 $$resultará em
resultará em \( \int_{a}^{b} x^2 dx \) no meio do texto
Obs: não deve existir espaço entre os dois símbolos de início e de fim.
E você pode utilizar o botão 'Editor de equações'