- Conhecimento - aprender métodos e teorias que os dotam com a versatilidade para se adaptarem a situações inovadoras.
- Habilidade para resolver problemas com iniciativa, tomada de decisão, criatividade, raciocínio crítico e comunicar e transmitir conhecimentos, habilidades e competências em gestão da informação.
- Atitude - analisar e avaliar com ética o impacto social e ambiental das soluções técnicas.
Conceitos, abordagens,
modelos, processos e aplicações de Gestão da Informação e do Conhecimento em
diferentes contextos.
A Educação Superior no contexto das Engenharias no Brasil. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem. Tecnologia e inovação educacional. Formação Docente em engenharia. Planejamento, processo didático pedagógico
OBJETIVOS:
[conhecimento] Saber as práticas didáticas-pedagógicas para um ensino em engenharia com perspectiva multidisciplinar e transdisciplinar;
[habilidade] avaliar e entender a necessidade das competências docentes digitais para inovar e empreender no ensino em engenharia;
[atitude] obter uma visão crítica acerca da docência, de forma holística e humanista. Criativa, cooperativa e ética como docente.
A proposta é desenvolver as seguintes competências:
[Conhecimento] refletir sobre as mudanças na educação oriundas do uso da Tecnologia da Informação e seus impactos no meio científico-tecnológico.
[Habilidade] colaborar e compartilhar os achados recuperados em bases científicas sobre educação aberta.
[Atitude] Ter espírito crítico e ético na pesquisa.
Abordagens métricas e diferentes instâncias de análise (comunicação científica, grandes volumes de dados, etc.) Teorias, métodos, técnicas e ferramentas para a coleta, mensuração e análise de informação. Métricas e indicadores para o aprimoramento da qualidade da informação e do processo de tomada de decisão.
Abordagens métricas e diferentes instâncias de análise (comunicação científica, grandes volumes de dados, etc.) Teorias, métodos, técnicas e ferramentas para a coleta, mensuração e análise de informação. Métricas e indicadores para o aprimoramento da qualidade da informação e do processo de tomada de decisão.
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação:
Curso promove a reflexão sobre Educação aberta: Histórico, conceito, políticas educacionais, tendências e avaliação de resultados. Recursos Educacionais Abertos. Pedagogia Aberta e Metodologias de Ensino. Redes de aprendizagem e aprendizagem on-line. Rede de relações em comunidades de aprendizagem e formação baseada em competência digital.
COMPETÊNCIA:
[Conhecimento] Refletir sobre as mudanças na educação oriundas do uso da Tecnologia de Informação e seus impactos no meio científico-tecnológico.
[Habilidade] Colaborar e compartilhar os achados recuperados em bases cientificas sobre educação aberta.
[Atitude] Ter espirito crítico e ético na pesquisa.
A Educação Superior no contexto das Engenharias no Brasil. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem. Tecnologia e inovação educacional. Formação Docente em engenharia. Planejamento, processo didático pedagógico.
OBJETIVOS:
[conhecimento] Saber as práticas didáticas-pedagógicas para um ensino em engenharia com perspectiva multidisciplinar e transdisciplinar;
[habilidade] avaliar e entender a necessidade das competências docentes digitais para inovar e empreender no ensino em engenharia;
[atitude] obter uma visão crítica acerca da docência, de forma holística e humanista. Criativa, cooperativa e ética como docente.