Course image 2 2023 CGI7032 - Optativa - Pós-Graduação Tópicos em Gestão da Informação - Economia Circular
Disciplinas
A disciplina reúne professores e alunos de diferentes áreas do conhecimento para debate temas relacionados a Gestão da Informação presente no tema "Economia Circular". Com interesse de despertar e motivar para importancia do tema diante do cenário internacional e da escassez de recursos para as futuras gerações. assim sendo, pretende desenvolver como competencia associadas à Economia Circular:
- Conhecimento - aprender métodos e teorias que os dotam com a versatilidade para se adaptarem a situações inovadoras.
- Habilidade para resolver problemas com iniciativa, tomada de decisão, criatividade, raciocínio crítico e comunicar e transmitir conhecimentos, habilidades e competências em gestão da informação.
- Atitude - analisar e avaliar com ética o impacto social e ambiental das soluções técnicas.
Course image 2022_TÓPICOS EMERGENTES II - Formação Docente em Engenharia
Disciplinas

A Educação Superior no contexto das Engenharias no Brasil. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem. Tecnologia e inovação educacional. Formação Docente em engenharia. Planejamento, processo didático pedagógico  

OBJETIVOS:

[conhecimento]  Saber as práticas didáticas-pedagógicas para um ensino em engenharia com perspectiva multidisciplinar e transdisciplinar;

[habilidade] avaliar e entender a necessidade das competências docentes digitais para inovar e empreender no ensino em engenharia;

[atitude] obter uma visão crítica acerca da docência, de forma holística e humanista. Criativa, cooperativa e ética como docente.


Course image TÓPICOS EMERGENTES II - (Educação Aberta) - GINF7081- 2025 - Periódo Especial
Disciplinas

A proposta é desenvolver as seguintes competências:


 [Conhecimento] refletir sobre as mudanças na educação oriundas do uso da Tecnologia da Informação e seus impactos no meio científico-tecnológico. 

[Habilidade] colaborar e compartilhar os achados recuperados em bases científicas sobre educação aberta. 

[Atitude] Ter espírito crítico e ético na pesquisa.

Course image GINF7022 - Métricas e Análise da Informação 2021
Disciplinas

Abordagens métricas e diferentes instâncias de análise (comunicação científica, grandes volumes de dados, etc.) Teorias, métodos, técnicas e ferramentas para a coleta, mensuração e análise de informação. Métricas e indicadores para o aprimoramento da qualidade da informação e do processo de tomada de decisão.


Course image GINF7022 - Métricas e Análise da Informação
Disciplinas

Abordagens métricas e diferentes instâncias de análise (comunicação científica, grandes volumes de dados, etc.) Teorias, métodos, técnicas e ferramentas para a coleta, mensuração e análise de informação. Métricas e indicadores para o aprimoramento da qualidade da informação e do processo de tomada de decisão.


Course image Tópicos Emergentes III - (Educação Aberta)
Disciplinas

Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação: 

Curso promove a reflexão sobre Educação aberta: Histórico, conceito, políticas educacionais, tendências e avaliação de resultados. Recursos Educacionais Abertos. Pedagogia Aberta e Metodologias de Ensino. Redes de aprendizagem e aprendizagem on-line. Rede de relações em comunidades de aprendizagem e formação baseada em competência digital.

COMPETÊNCIA:

[Conhecimento] Refletir sobre as mudanças na educação oriundas do uso da Tecnologia de Informação e seus impactos no meio científico-tecnológico.

[Habilidade] Colaborar e compartilhar os achados recuperados em bases cientificas sobre educação aberta.

[Atitude] Ter espirito crítico e ético na pesquisa.


Course image 2023 TÓPICOS EMERGENTES II - Formação Docente em Engenharia
Disciplinas

A Educação Superior no contexto das Engenharias no Brasil. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem. Tecnologia e inovação educacional. Formação Docente em engenharia. Planejamento, processo didático pedagógico.

OBJETIVOS:

[conhecimento]  Saber as práticas didáticas-pedagógicas para um ensino em engenharia com perspectiva multidisciplinar e transdisciplinar;

[habilidade] avaliar e entender a necessidade das competências docentes digitais para inovar e empreender no ensino em engenharia;

[atitude] obter uma visão crítica acerca da docência, de forma holística e humanista. Criativa, cooperativa e ética como docente.