Course image Currículos em Educação Física
PE2 2020

CurrículosCurrículos em Educação Física

Carga horária total 60h

carga horária semanal 4 horas (1 hora a cada 15 dias síncrona, de acordo com o calêndário)


EMENTA (Unidade Didática) 

Esta disciplina oferece conhecimento sobre currículos em educação física escolar, a partir de vivências teóricas e práticas sobre elementos essenciais da estrutura curricular e atuação profissional, nos diferentes níveis da escola básica.


PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

UNIDADE I

A Educação Física no currículo escolar;

Representações legais da Educação Física escolar;

Definições do conceito de currículo;

Currículos da Educação Física;

UNIDADE II

Tendências pedagógicas curriculares;

Relação entre política de formação e política estatal;

Elementos curriculares: avaliação, conteúdo, tempo pedagógico, espaço pedagógico e, relação humana.

Documentos e leis da Educação Física e currículos;

Relação entre abordagens metodológicas das aulas de EF e as bases pedagógicas de currículos;

UNIDADE III

Currículo como práxis social;

Professor e práticas curriculares;

Ensino, pesquisa e extensão no currículo escolar;

Currículo e a realidade da escola;

Complexidade teórica do currículo escolar.


OBJETIVO GERAL

O estudante nesta disciplina tem como objetivo conhecer possibilidades para construir espaços pedagógicos nas aulas de educação física escolar de modo críticos e criativos, com base na legislação vigente sobre bases curriculares nos diversos níveis da escola básica. Reconhecendo as diversas tendências históricas da Educação Física, os fundamentos epistemológicos dos documentos oficiais de currículos vigentes.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Saber legislação atual de currículos; - Compreender as propostas curriculares existentes e seus fundamentos; - Organizar na teoria e na prática conhecimentos a respeito do currículo escolar.


PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

As aulas serão ofertadas de modo remoto utilizando os instrumentos de programas, redes sociais e plataformas WhatsApp, Office 365 UFPR, Zoom, Jitsi, Moodle UFPR, Instagram, Facebook para garantir um ambiente de aprendizagem com apropriação aos conhecimentos sobre Currículos em Educação Física, com atividades processuais avaliativas para reflexão crítica e produção de material didático cientifico, nos formatos de vídeos, textos, criação de materiais visuais, auditivos e textuais. Desta forma o estudante tem diversas oportunidades para experimentar o conhecimento em diferentes linguagens na sua formação acadêmica.


FORMAS DE AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas serão realizadas de modo digital remoto podendo ser utilizadas os veículos do Moodle UIFPR, programas do Office 365 UFPR, e-mail e WhatsApp. Será uma atividade avaliativa por conteúdo, e peso das atividades são iguais, sendo a média final o somatório das notas dividido pelo número de avaliações.

Questões e respostas a partir do texto;

Fichamento de texto;

Resumo de texto;

Planejamento e apresentação de aulas;

Apresentação de relatórios, vídeos e fotos;

Análises documentais;

Avaliação escrita.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA (mínimo 03 títulos)

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 12 out. 2020. 

DE AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto, and André Malina. "Memória do currículo de formação profissional em educação física no Brasil." Revista Brasileira de Ciências do Esporte 25.2 (2004).

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. 319p.

RANGEL-BETTI, Irene C., and Mauro Betti. "Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física." Motriz 2.1 (1996): 10-15.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (mínimo 05 títulos)

ARAÚJO, Filomena. "A avaliação e a gestão curricular em Educação Física–um olhar integrado." Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física 32 (2017): 121-133.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DA SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco, and Joelcio Fernandes Pinto. "Educação Física na perspectiva da cultura corporal: uma proposta pedagógica." Revista Brasileira de Ciências do Esporte 22.3 (2001).

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, ED. Koogan, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

NUNES, Mário Luiz Ferrari, and K. O. Rúbio. "currículo (s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos." Currículo sem fronteiras 8.2 (2008): 55-77.

SAYÃO, Deborah Thomé. "Educação Física na Educação infantil: Riscos conflitos e controvérsias." Motrivivência 13 (1999): 221-236

SBORQUIA, Silvia Pavesi, and Marcos Garcia Neira. "As danças folclóricas e populares no currículo da Educação Física: possibilidades e desafios." Motrivivência 20.31 (2008): 79-98.