1 . Identificar um problema específico que deseja resolver; Com base na metodologia descrita no Guia (páginas 38 a 49), escolha um problema com o qual você se importe e que gostaria de ver resolvido. Ao longo do curso, você aprenderá a analisar a causa desse problema e criar soluções solucionárias para resolvê-lo, da mesma forma como poderá fazer com seus alunos e alunas. Busque algo que possa ter um enfoque local (na sua cidade, na sua escola etc) e que não seja tão complexo, para que seja possível analisá-lo durante o curso. Nesse processo, lembre-se de definir bem os limites e recortes desse problema. Por exemplo, se o problema que você quer analisar é a geração de resíduos, tente delimitar, por exemplo, o local (geração de resíduos na escola, na rua da escola, na rua onde você mora, etc). Você pode trabalhar sozinho ou em duplas ou grupos. Poste no fórum o problema escolhido, esclarecendo os limites que serão usados para análise. 2. Pesquisar as partes interessadas e quem está trabalhando para resolver o problema. O objetivo desse exercício é gerar uma lista de partes interessadas e de pessoas que já estão envolvidas em solucionar o problema. Essas pessoas, grupos ou associações poderão fornecer diferentes pontos de vista sobre a questão a ser resolvida, ajudando a compreender melhor quem se beneficia, quem é prejudicado, quem não está sendo ouvido e experiências de quem já propôs soluções. Também poderão ajudar a reverberar a solução encontrada e a garantir que seja concretizada. Você pode fazer a lista em um documento de texto ou usar um mapa mental. Não é preciso que seja um levantamento muito extenso ou exaustivo. Leve em consideração: Quem está em polos extremos – por exemplo, quem lucra com o problema ou contribui para que ele aconteça e quem é prejudicado por ele; quem é contra e quem é a favor. Quem raramente é considerado? - liste grupos/pessoas/seres cujas perspectivas sobre o problema geralmente não são ouvidas. Aqui podem ser incluídas as pessoas vítimas de opressão e preconceito, como pessoas negras, mulheres, pessoas com deficiência ou de baixa renda, que podem ter interesse ou serem afetadas pelo problema, mas geralmente são deixados à margem. Nesse ponto, considere também os seres não humanos (animais, árvores e outros elementos da natureza) e os que podem representar as suas vozes (como organizações não governamentais ou grupos que os protegem). Quem pode influenciar positivamente a solução? Partes interessadas também podem ser aquelas pessoas, grupos ou instituições que podem ser aliados na solução do problema. Poste, no fórum, a sua lista de partes interessadas. Você pode fotografar a lista e fazer o upload da imagem ou anexar um arquivo de texto ou mapa mental. 3. Comente o problema escolhido ou o mapeamento de partes interessadas realizados por, pelo menos, um/uma colega.
Uma lista de exemplos de partes interessadas e outra de categorias de partes interessadas estão disponível nos Textos Preparatório deste Módulo.