Font size
  • A-
  • A
  • A+
Site color
  • R
  • A
  • A
  • A
Skip to main content
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
UFPR Virtual
  • Home
  • More
English ‎(en)‎ Español - Internacional ‎(es)‎ Français ‎(fr)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
You are currently using guest access
Log in
Home

Identificando um Problema que deseja Resolver

  1. Curso Educação Humanitária Solucionária
  2. Identificando um Problema que deseja Resolver
Completion requirements
Make a submission
Opened: Wednesday, 2 March 2022, 12:00 AM
Due: Monday, 9 May 2022, 12:00 AM

1 . Identificar um problema específico que deseja resolver;

Com base na metodologia descrita no Guia (páginas 38 a 49), escolha um problema com o qual você se importe e que gostaria de ver resolvido. Ao longo do curso, você aprenderá a analisar a causa desse problema e criar soluções solucionárias para resolvê-lo, da mesma forma como poderá fazer com seus alunos e alunas. 


Busque algo que possa ter um enfoque local (na sua cidade, na sua escola etc) e que não seja tão complexo, para que seja possível analisá-lo durante o curso. Nesse processo, lembre-se de definir bem os limites e recortes desse problema. Por exemplo, se o problema que você quer analisar é a geração de resíduos, tente delimitar, por exemplo, o local (geração de resíduos na escola, na rua da escola, na rua onde você mora, etc). Você pode trabalhar sozinho ou em duplas ou grupos. 


Poste no fórum o problema escolhido, esclarecendo os limites que serão usados para análise. 


2.   Pesquisar as partes interessadas e quem está trabalhando para resolver o problema.

 

O objetivo desse exercício é gerar uma lista de partes interessadas e de pessoas que já estão envolvidas em solucionar o problema. Essas pessoas, grupos ou associações poderão fornecer diferentes pontos de vista sobre a questão a ser resolvida, ajudando a compreender melhor quem se beneficia, quem é prejudicado, quem não está sendo ouvido e experiências de quem já propôs soluções. Também poderão ajudar a reverberar a solução encontrada e a garantir que seja concretizada. 


Você pode fazer a lista em um documento de texto ou usar um mapa mental. 

Não é preciso que seja um levantamento muito extenso ou exaustivo. Leve em consideração:

  • Quem está em polos extremos – por exemplo, quem lucra com o problema ou contribui para que ele aconteça e quem é prejudicado por ele; quem é contra e quem é a favor.

  • Quem raramente é considerado? - liste grupos/pessoas/seres cujas perspectivas sobre o problema geralmente não são ouvidas. Aqui podem ser incluídas as pessoas vítimas de opressão e preconceito, como pessoas negras, mulheres, pessoas com deficiência ou de baixa renda, que podem ter interesse ou serem afetadas pelo problema, mas geralmente são deixados à margem. Nesse ponto, considere também os seres não humanos (animais, árvores e outros elementos da natureza) e os que podem representar as suas vozes (como organizações não governamentais ou grupos que os protegem). 

  • Quem pode influenciar positivamente a solução? Partes interessadas também podem ser aquelas pessoas, grupos ou instituições que podem ser aliados na solução do problema. 

Uma lista de exemplos de partes interessadas e outra de categorias de partes interessadas estão disponível nos Textos Preparatório deste Módulo.

Poste, no fórum, a sua lista de partes interessadas. Você pode fotografar a lista e fazer o upload da imagem ou anexar um arquivo de texto ou mapa mental.  


3. Comente o problema escolhido ou o mapeamento de partes interessadas realizados por, pelo menos, um/uma colega.



Previous activity Vídeo Preparatório
Next activity Fórum da Atividade - Identificando um Problema que deseja Resolver (10 pontos)
Get the mobile app

Sites de Interesse

  • Site da UFPR
  • UFPR Aberta
  • PROGRAD
  • CIPEAD

UFPR Virtual

  • Tutoriais
  • Ambientação
  • Acessibilidade

Suporte

  • Atendimento
  • Perguntas Frequentes
  • Política de privacidade
UFPR
UFPR Aberta
CIPEAD