Durante o curso, você aprendeu sobre o Processo Solucionário. Reflita agora sobre as seguintes questões:
-> Você acredita que a metodologia do Processo Solucionário em si (e não o problema específico que está analisando) seria possível de ser implementada no contexto em que você leciona, ou seja, por você, em sua própria disciplina ou pela escola em que trabalha?
-> É algo com o qual você estaria motivado/motivada?
-> Em caso positivo, qual seria o melhor formato? A forma completa ou alguma forma adaptada? (Como vimos nos primeiros módulos, o Processo é bem flexível e pode ser adaptado a diferentes situações.).
Novamente, estamos falando aqui da implementação da metodologia em si e não da implementação da solução para o problema que você analisou durante o curso, ok?
Com base nessa reflexão, construa um plano simples para implementação da metodologia do Processo Solucionário, que você acredita que seja possível aplicar no contexto de ensino em que você trabalha e que esteja motivada/motivado a fazer.
Para construir esse plano, conte um pouco sobre a(s) escola(s) em que você leciona; os desafios que acredita que existam para implementar o Processo; os pontos fortes que a(s) escola (s) ou as pessoas que trabalham lá possuem e que poderiam ajudar esse tipo de implementação; a forma de implementação do Processo Solucionário que seria possível na sua visão (completa, parcial, adaptada, como projeto transdiciplinar ou uma prática solucionária em separado) e com a qual você estaria motivada/motivado; a justificativa para escolher esse formato; quais os próximos passos que você pode dar para implementá-lo na prática.
Após redigir esse plano de implementação, envie para a coordenação do curso.