Restaurar backup
Resposta:

É comum que o professor peça, para o suporte, uma sala para a preparação do espaço bem antes do início do semestre. E, depois que o espaço for criado através do sistema SIGA, o professor pode fazer backup da espaço preparado e pode restaurá-lo no novo espaço criado.

Obs: Restaurar o backup é recuperar todos os arquivos de recursos e as atividades presentes em um arquivo de backup e colocá-lo em uma sala na UFPR Virtual.

Siga os passos para a restauração:

1. Acessar o menu 'Restaurar'

Na página principal do curso, clique no menu de ações e escolha a opção 'Restaurar' conforme indicado a figura:

Acessar restaurar

2. Localizar o backup e clique em restaurar 

Sempre verifique a data indicada na coluna 'Hora' antes de prosseguir.

Localizar backup

3. Verificar detalhes

Verifique os detalhes como atividades e recursos que estão dentro do backup. Se tudo estiver correto, clique em 'Continuar'

Verificar detalhes da restauração

4. Escolher o destino

Neste passo é preciso escolher se deseja restaurar o backup: a) no presente curso (casos de restaurar um backup que contém o estado anterior de alguma grande mudança); ou b) em algum outra sala que você tenha acesso como professor. 

Obs.:

  • Para restaurar nas disciplinas criadas pelo SIGA, escolha a segunda opção (b) e, também, a opção 'Mesclar o conteúdo do backup'. Se você escolher 'Excluir...' os participantes, as atividades e os recursos serão excluídos.
  • Se for preciso, procure as disciplinas pelo código curso do curso (botão 'Buscar'). Assim, só aparecerão as disciplinas que você tem acesso como professor.
Escolher destino de backup

5. Configurações

Desmarque as opções que não deseja que estejam no espaço destino e clique em 'Próximo'.

Configurar espaço

6. Seleção de atividades e recursos

Desmarque as atividades e os recursos que não deseja para o novo espaço. Geralmente, nesta opção, desmarcamos o que já tem no espaço destino, como, por exemplo, a seção de 'Ambientação', 'Avisos', 'Hora do café', ... 

Seleção de recursos para destino

Quando estiver pronto, clique em 'Próximo'

7. Executar

Na tela de conclusão, verifique se está tudo conforme deseja e clique em 'Executar a restauração'. Espere até ser executado (uma boa hora para um café).

Pronto! Seu conteúdo foi restaurado, e clicando em continuar você será direcionado para o espaço com o conteúdo restaurado.

Obs: se ocorrer alguma mensagem de erro, por favor, envie para o Suporte a mensagem de erro, o link da sala destino e o backup que você utilizou.



» FAQ UFPR Virtual