É comum que o professor peça, para o suporte, uma sala para a preparação do espaço bem antes do início do semestre. E, depois que o espaço for criado através do sistema SIGA, o professor pode fazer backup da espaço preparado e pode restaurá-lo no novo espaço criado.
Obs: Restaurar o backup é recuperar todos os arquivos de recursos e as atividades presentes em um arquivo de backup e colocá-lo em uma sala na UFPR Virtual.
Siga os passos para a restauração:
1. Acessar o menu 'Restaurar'
Na página principal do curso, clique no menu de ações e escolha a opção 'Restaurar' conforme indicado a figura:
2. Localizar o backup e clique em restaurar
Sempre verifique a data indicada na coluna 'Hora' antes de prosseguir.
3. Verificar detalhes
Verifique os detalhes como atividades e recursos que estão dentro do backup. Se tudo estiver correto, clique em 'Continuar'
4. Escolher o destino
Neste passo é preciso escolher se deseja restaurar o backup: a) no presente curso (casos de restaurar um backup que contém o estado anterior de alguma grande mudança); ou b) em algum outra sala que você tenha acesso como professor.
Obs.:
Para restaurar nas disciplinas criadas pelo SIGA, escolha a segunda opção (b) e, também, a opção 'Mesclar o conteúdo do backup'. Se você escolher 'Excluir...' os participantes, as atividades e os recursos serão excluídos.
Se for preciso, procure as disciplinas pelo código curso do curso (botão 'Buscar'). Assim, só aparecerão as disciplinas que você tem acesso como professor.
5. Configurações
Desmarque as opções que não deseja que estejam no espaço destino e clique em 'Próximo'.
6. Seleção de atividades e recursos
Desmarque as atividades e os recursos que não deseja para o novo espaço. Geralmente, nesta opção, desmarcamos o que já tem no espaço destino, como, por exemplo, a seção de 'Ambientação', 'Avisos', 'Hora do café', ...
Quando estiver pronto, clique em 'Próximo'
7. Executar
Na tela de conclusão, verifique se está tudo conforme deseja e clique em 'Executar a restauração'. Espere até ser executado (uma boa hora para um café).
Pronto! Seu conteúdo foi restaurado, e clicando em continuar você será direcionado para o espaço com o conteúdo restaurado.
Obs: se ocorrer alguma mensagem de erro, por favor, envie para o Suporte a mensagem de erro, o link da sala destino e o backup que você utilizou.