Ensinar aos meus alunos e eu mesmo praticar mais compaixão em meu Deus a dia com humanos e não humanos. Enxergar a vida além de nós mesmos e fazer enxergar quanto estamos interligados nesse planeta. Mostrar aos alunos que estamos conectados com o mundo animado e que o sofrimento causado a eles são feitos pela ação humana predatória, mostrar o quanto somos responsáveis pelas ações negativas e pensarmos juntos em maneiras de minimizar e até formas de mudanças
En respuesta a ANA PAULA FERNANDES DOS SANTOS
Re: Questões: ação humanitária
Exatamente, Ana, andamos muito egoístas e com os sentidos limitados, não desenvolvemos a empatia, somos cada vez menos altruístas. É importante fazer com que os alunos percebam que toda ação gera uma reação, que somos responsáveis por tudo que praticamos, que fazemos o meio ao nosso redor. Só existe transformação externa com a nossa transformação interna.
Gosto muito da proximidade da fala de Freire com a proposta. Efetivamente alinhar nosso discurso à pratica, ensinar pelo exemplo.
de KATIA APARECIDA ROSA -
Verdade Ana Paula! A correria do dia a dia e o nosso modo de vida atual nos leva à um isolamento social e, parece que a pandemia, evidenciou isso ainda mais. Se faz necessária essa reflexão, de que somos parte de um todo conectado.
Ótimas considerações, de fato nos falta solidariedade as vezes.
Isso mesmo Ana, essa relação de pertencimento ao mundo ao meio ambiente causa responsabilidade nos nossos alunos. Vejo que há muito o que fazer já que até o papel e a sujeira que eles deixam na sala de aula temos que fazê-los recolher.