ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

par CELSO LEAL DA VEIGA JÚNIOR,
Nombre de réponses : 6

1.  Muitas pessoas ou coletivos são e permanecerão invisibilizados na sociedade. Não serão efetivamente vistos pelo Estado, pela mídia, pelas famílias, pelas pessoas. Inclusive pelos próximos delas/deles;

2.   Vez ou outra podem merecer uma parcial pseudo-atenção, muito mais com interesses escusos e não com a intenção de valorizar, incluir, solucionar demanda, entre outras reais necessidades;

3.  A concorrência desleal, o desamor, a competição, os interesses econômicos, as manobras políticas, as simulações e a infeliz cultura do “tirar vantagem” afastam a compreensão de preceitos elementares ao Bem Viver que é “oportunidade para construir outra sociedade, sustentada em uma convivência cidadã, em diversidade e harmonia com a natureza” (JOSÉ MARIA TORTOSA);

4.  Assim, invisibilizados aumentarão, entre outros porque dentro “do capitalismo não há solução para a vida” (ANA ESTHER CECEÑA) gerando a necessidade de melhor analisar o Bem Viver, que conforme ALBERTO ACOSTA, não nega o individuo e busca impulsionar a Vida em “harmonia dos indivíduos em comunidade como parte da Natureza”. Para ACOSTA, o Bem Viver “supõe uma visão holística e integrada do ser humano imerso na grande comunidade da Pacha Mama”;

5.  Assim, a Educação Humanitária Solucionária, de forma interdisciplinar, provocou-me para a teoria do Bem Viver pois estamos, todos, como animais, inseridos na Pacha Mama. Estou compreendendo que a Educação Humanitária Solucionária, assim como o Bem Viver, provoca para “os bons conviveres”. Cada uma delas não está como “simples conceito”, mas sim como “vivência”;

6.  Invisíveis, total ou parcialmente, são: 1) Os SUICIDAS, cujas razões, sinais ou clamores não são percebidos por quem está perto; 2) a maioria das PESSOAS IDOSAS, destratadas nos ambientes familiares ou nas infindáveis filas de socorro; 3) grande parte dos DESEMPREGADOS, desabrigados pelo sistema e sem condições para a recomposição da dignidade perdida; 3) grande parte dos APOSENTADOS, que permanecem contribuindo financeiramente ao Estado, sujeitando-se a busca de ocupação para vencerem as adversidades de um sistema previdenciário injusto e sintonizado com matizes do Estado explorador; 4) parte considerável da JUVENTUDE, submetida a falácias em muitas escolas, presa ao sistema reprodutor das regras de dominação e que não avança na formação cidadã e para a libertação;

7.  No âmbito da invisibilidade, na esfera animal, além dos casos apontados acima, outros animais são invisíveis, no todo ou em parte, apenas no Brasil e a saber: a) Os JEGUES, transformados em iguaria comestível, abatidos sob os olhos de autoridades e do sistema de vantagens; b) as ABELHAS, em desaparecimento por conta das mudanças climáticas, muito mais pela ação predatória da exploração desenfreada praticada pelos humanos; c) os PEIXES de água doce, que sofrem pela contaminação dos rios e pela limitação dos cursos de agua para a Pequenas Hidrelétricas ou empreendimentos causadores de desastres ambientais – que são lembrados apenas quando explodem, estouram;

8.  “Demoramos muito tempo para perceber nossa identidade planetária...A história avançou pelo lado ruim” (KARL MARX) e assim, animais não humanos prosseguem invisíveis – mesmo estando próximos de muitas pessoas. Basta Observar uma famosa Declaração Universal que em um dos seus artigos define: “Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito”. (grifamos).;

9.  E daí? Alguns animais, próximos de nós, que estão privados de liberdade e apesar de eventual justificativa, são visíveis ou estão invisíveis?

10.   Grato, Paz e Bem.

Celso Leal


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Re: ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

par KATIA APARECIDA ROSA,
Olá Celso!
Você lembrou muito bem de alguns grupos invisíveis na nossa sociedade. Grande parte dos idosos são explorados, além do sistema previdenciário, por seus próprios familiares, que lhes impõem responsabilidades em relação aos netos, além de explorá-los economicamente, através da utilização do nome para realização de empréstimos. Acho um desrespeito¹
Muito boa sua reflexão!
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Re: ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

par JEFERSON ALVES BANDEIRA,
Infelizmente há um grande projeto de exclusão em nosso país.
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Re: ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

par RAFAELA STURMER,
Não é só em nosso país, a sociedade de modo geral tende a não ver, considerar, respeitar, o que é fora do padrão.
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Re: ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

par Maria Elizabete da Costa Costa,
Ressalto que "bons conviveres" por meio do MOGO, visto no Módulo 2. Reflexão sobre nossas escolhas é um bom caminho.
Suas citações e associações fazem todo o sentido.
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Re: ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

par LUCAS BELCHIOR SOUZA DE OLIVEIRA,
Obrigado por compartilhar uma resposta tão sincera e com informações importantes Celso. Seus pontos são extremamente relevantes e não apenas retratam o que vivemos no processo de invisibilidade em tempos modernos, mas que se mostra como uma construção da sociedade como um todo. Esse processo se torna estrutural, e consideramos normal em grande parte das nossas atitudes. Assim, acredito que temos que incluir nosso papel ativo nesse processo de modificação, mesmo que pequeno, através do círculo de compaixão, uma estratégia que talvez possa atribuir uma visibilidade para aqueles que estão sendo deixados de lado.
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Re: ENTRE JEGUES, SUICÍDAS, PESSOAS IDOSAS, PEIXES E ABELHAS: TEORIA DO BEM VIVER E A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA SOLUCIONÁRIA.

par HELENA DE CASTRO TEOTÔNIO,
Olá Celso!

A sua resposta provocou em mim grande desconforto !! E sou muito grata a isso!!!

Notei, com as respostas de alguns colegas e claro, a minha...que não exergamos além da nossa propria realidade e pensar no outro que não nos é comum, é uma tarefa ardua e dolorosa.

Obrigada por expor tantos pontos importantes e por me fazer pensar!