Uso excessivo de resíduos sólidos

Uso excessivo de resíduos sólidos

by KATIA APARECIDA ROSA -
Number of replies: 3

Partes interessadas:

-Professores;

-Alunos;

-Pais e comunidade escolar;

-Funcionários da escola;

-Catadores de materiais recicláveis.


Ações:

-Identificação do problema pelos alunos, professores e funcionários da escola;

-Identificação dos diferentes tipos de resíduos;

-Identificação dos diferentes tipos de plásticos;

-Vídeo sobre o impacto do lixo plástico nos oceanos;

-Conscientização sobre o uso do isopor e sua destinação correta;

-Visita a um centro de coleta seletiva da cidade.

In reply to KATIA APARECIDA ROSA

Re: Uso excessivo de resíduos sólidos

by Elisângela Batista -
Oi, Katia! Parabéns por trazer esse tópico dos resíduos sólidos! Tão importante entendermos que tudo que facilmente "jogamos fora" na verdade fica dentro do planeta (e que por enquanto é o único lar que temos)!

Eu entendi que a questão dos resíduos sólidos está circunscrita à escola, certo? Ou seja, são os resíduos produzidos pela comunidade escolar, correto?

Você já trouxe algumas ações e nos próximos módulos poderá aprofundar mais sobre elas e analisar se fazem sentido, se são soluções solucionárias ou não. Por isso, por mais que seja intuitivo já pensar em soluções ao pensarmos num problema, é importante não nos apegarmos demais ao que acreditamos que é a resposta. É fundamental estarmos com a mente aberta para ver novas saídas!

Com relação à questão da reciclagem especificamente, eu recomendo fortemente esse pequeno vídeo que foi retirado de um documentário maior sobre a História do Plástico, feito pelo mesmo projeto que criou a História das Coisas. Esse vídeo traz algumas ponderações bem desafiadoras sobre reciclagem!
In reply to KATIA APARECIDA ROSA

Re: Uso excessivo de resíduos sólidos

by RAFAEL TANUS ARAUJO DOS SANTOS -
Muito legal!!! Parabéns!
Trabalho com este tema todos os anos.
A Coleta Seletiva é o meu foco com os estudantes e este trabalho é muito importante. Lembrando que não é como transformar sonho em realidade, mas sim de primeiro transformar esse pesadelo em sonho para depois virar realidade.
Fizemos um estudo de granulometria dos Resíduos e vimos que Morretes gerava 10 ton./dia em 2010. Oque somados os Recicláveis e orgânicos supera R$ 200 mil reais em Resíduos que ainda tem mais de 80 % enterrados por ineficiência do sistema de coleta.
Muita dificuldade no sistema de coleta realizado pela prefeitura.