MODELO ICEBERG

MODELO ICEBERG

par FRANCISCO ELIARDO NOBRE DE SOUSA,
Nombre de réponses : 4

Meu modelo fala da questão do abandono escolar,fatores e motivos. O abandono e a evasão escolar são temas frequentes na Educação. Os números dão ideia do tamanho do problema. Em 2018, cerca de quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o Ensino Médio,  conforme divulgado pelo movimento Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do IBGE. O estudo também mostrou que 62% dos jovens ouvidos não frequentavam mais a escola e que 55% pararam os estudos ainda no Ensino Fundamental.

o abandono ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. Já a evasão escolar diz respeito à situação do aluno que abandonou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos.

En réponse à FRANCISCO ELIARDO NOBRE DE SOUSA

Re: MODELO ICEBERG

par JEFERSON ALVES BANDEIRA,
Boa tarde, Francisco, você levantou uma problemática bem relevante e que a pandemia acentuou ainda mais. O fechamento do ensino noturno em várias instituições afastou milhares de jovens das salas de aula, pois, dada a logística de não poder mais estudar ao lado de casa, sem contar que muitas vezes o Ceebja fica fora de mão, optam por parar.
En réponse à JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: MODELO ICEBERG

par NEIVA SOARES DA SILVA BARBOSA,
Sabemos que muitos alunos trabalham para ajudar na renda familiar e estudam a noite, com o fechamento do ensino noturno, muitos alunos se evadem da escola por falta de oportunidade.
En réponse à FRANCISCO ELIARDO NOBRE DE SOUSA

Re: MODELO ICEBERG

par RAFAELA STURMER,
Percebo em uma das escolas que trabalho que a pandemia de fato agravou a evasão: tem uma linha de que a ideia de poder "estudar" de casa, não precisar ir a escola, e mesmo sem fazer as atividades efetivamente passar de ano se tornaram atrativas, e agora com o retorno presencial alunos principalmente do EJA tem se recusado a retornar para o ambiente escolar. Já no ensino regular muitos alunos além de não quererem retornar retornam obrigados pelos familiares, não encontram acolhimento na escola, a convivência já não é mais a mesma além de que a aprendizagem foi gravemente afetava. São alunos do 9 ano com atitude de 6, alunos que entraram no ensino médio em 2020 não tiveram bases importantes de matérias e agora precisam se virar para correr atrás do conteúdo perdido. Tudo isso é mto moroso e estressante para qualquer um, profes, gestão, alunos... é um periodo de fato complexo
En réponse à RAFAELA STURMER

Re: MODELO ICEBERG

par ANA JULIA DE CARVALHO,
De fato essa situação é comum em todas as escolas, isso porque a comodidade que a pandemia nos trouxe é difícil de ser deixada de lado.