Iniciação Científica

Iniciação Científica

de RAFAEL TANUS ARAUJO DOS SANTOS -
Número de respuestas: 2

Todas as propostas que serão citadas aqui foram realizadas no Colégio Estadual Rocha Pombo, em Morretes.
O projeto de Iniciação Científica foi realizado voluntariamente durante 6 anos com vários projetos a cada ano.
Os projetos sempre tiveram temas levantados pelos próprios estudantes.
Foram realizados no período de um ano letivo, sendo distribuídos ao longo dos 4 bimestres. No primeiro o levantamento dos problemas e propostas de soluções redigindo um projeto sobre o tema. No segundo e terceiro realizavam as ações e no quarto redigiam um artigo científico com os resultados das ações do projeto. Foi realizado com recursos próprios e mão de obra voluntaria, sempre aos sábados e envolvendo professores de diferentes disciplinas é estudantes desde o sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.

Proposta solucionarias
Problema 1
A destinação inadequada dos Resíduos Eletroeletrônicos
Objetivo geral
Campanha de Conscientizacao sobre a destinação inadequada de residuos eletrônicos na escola e gincana para arrecadação de resíduos para criar um sistema de coleta e  destinação correta destes resíduos em parceria com a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Morretes - ACOMAREM.
Objetivos
- Campanha de conscientização sobre o consumo e destinação destes resíduos
- Gincana para Arrecadação de resíduos Eletroeletrônicos descartados
- Parceria com empresa que destina os aparelhos para a China visando a reciclagem
- Promover parceria entre a ACOMAREM e a PARCS, empresa que realiza o envio destes materiais para reciclagem na China.
- Treinamento dos Coletores de Materiais Recicláveis de Morretes em parceria com a PARCs  para que a Associação possa realizar a triagem e desmanche dos materiais arrecadados para que sejam destinados corretamente.

Resultados
Foram realizadas palestras no colégio sobre os impactos da destinação inadequada e as orientações para a destinação/descarte adequado, a divulgação nas redes sociais, também a parceria entre a ACOMAREM e a PARCs para o treinamento dos associados para a realização da triagem e desmanche seguro e correto dos equipamentos eletroeletrônicos além de uma gincana para arrecadação destes resíduos com os estudantes e seus familiares.

Problema 2
A contaminação ambiental por óleo de cozinha é a destinação adequada destes resíduos

Objetivo geral
Levantamento de dados sobre a destinação dada ao óleo de cozinha usado no centro da cidade e promover Campanha de Educação Ambiental na escola e nas redes sociais tornando a escola um ponto de entrega Voluntária - PEV deste resíduo.
Objetivos específicos
- Identificar a destinação dada ao óleo de cozinha usado em restaurantes, lanchonetes e nas residenciais no centro da cidade.
- Parceria com a Ambiental Santos, que é uma das empresas responsáveis pela coleta de óleo de cozinha usado no município. Mas só coletava em estabelecimentos comerciais.
- Conscientizacão por Educação Ambiental e divulgação nas redes sociais sobre o impactos do descarte inadequado e a  destinação adequada do óleo de cozinha usado
- Tornar a escola um Ponto de Entrega Voluntária para a destinação de Óleo de cozinha usado
- Câmbio verde trocando o óleo de cozinha usado por produtos de limpeza produzidos com estes resíduos.

Resultados
Identificamos o destino dado ao óleo nas casas e tornamos o colégio um Ponto de Entrega Voluntária de óleo de cozinha usado além de trocar óleo usado por produtos de limpeza.

Problema 3
Controle biológico de sigatoga amarela

Objetivo geral
Desenvolver estudo sobre o controle biológico de uma doença causada pelo fungo Mycoesphaerella fijiensis nas bananeiras.

Objetivos específicos
- Coletar esporos dos fungos
- Isolar o fungo
- Cultivar o fungo em laboratório
- Testar extrato de babosa, gengibre e água tratada com cloro no controle do fungo em placas de patrimônio

Resultados
O extrato de babosa se mostrou eficiente para o controle do fungo.

Relato
O estudante que realizou este estudo concluiu o Ensino Médio e ganhou bolsa na UFPR Litoral para pagar o aluguel enquanto cursou Gestão Ambiental e agora está no Mestrado.

Problema 4
Levantamento de espécies de formigas em áreas de agricultura convencional comparada ao sistema de cultivo orgânico.
Objetivo geral
Realizar levantamento de espécies de formigas comparando propriedades de agricultura orgânica e convencional.

Objetivos específicos
- Instalar armadilhas para captura de formigas
- Contagem do número de ninhos
- Coleta de formigas presentes e atacando a plantação
- Parceria com taxonomistas da EMBRAPA Florestas para identificação das espécies

Resultados
Foi identificada maior quantidade de espécies e colônias de formigas na agricultura convencional. Nas propriedades de sistema convencional, houve maios quantidade de espécies e colônias devido ao uso de produto (veneno) que mata o fungo que as formigas produzem para se alimentar. Levando as formigas a coletar folhas (atacar a plantação) mais vezes. Enquanto no sistema orgânico estavam presentes uma menor diversidade de espécies e de colônias. Pois o produtor planta roseiras para alimentar as formigas e uma vez que tenham seu alimento garantido não necessitam voltar a coletar (atacar a plantação).

Relato
Neta e filha de produtores rurais a estudante que desenvolveu este projeto era aluna do 9 ano e motivamos ela a estudar no IFPR para cursar o Técnico em Meio Ambiente. Ela concluiu o curso técnico e passou em 1° lugar na Universidade de Bragança em Portugal. Não pode ir por falta de recursos e entrou na Universidade Federal do Paraná cursando Engenharia de Bioprocessos para continuar desenvolvendo os estudos. Agora com as espécies de fungos que estão presentes nas colônias de formigas que atacam plantações. O objetivo dela é produzir um produto que tenha eficiência no controle biológico das formigas que atacam as plantações sem prejudicar os agricultores nem o meio ambiente.

Porque não continuamos?
Embora tenhamos alcançado resultados excelentes não foi possível manter a equipe de voluntários por mais tempo devido a falta de apoio dos legisladores e do sistema educacional que não se unem para criar Programas de fomento para a Iniciação Científica.
Conseguimos fazer muito com pouco, mas ter que fazer tudo sempre sem recursos e sozinhos acabou desgastando e desmotivando o nosso trabalho.
Existem sistemas de Fomento para esportes e cultura, mas infelizmente para o meio ambiente e saúde neste sentido nós desconhecemos.

En respuesta a RAFAEL TANUS ARAUJO DOS SANTOS

Re: Iniciação Científica

de Elisângela Batista -
Olá, Rafael! Grata por trazer essa rica experiência que nos mostra os bons resultados que é possível alcançar quando os jovens têm o apoio necessário para pesquisar sobre problemas e buscar solucioná-los. Celebro esse caminho que percorreram e enluto que não tenha sido possível prosseguir. Espero que o Processo Solucionário possa te trazer insights que sejam úteis para futuras ações.
No caso da atividade deste módulo, o objetivo é que cada participante traga um problema com o qual se importe para que seja analisado utilizando os passos do processo. Qual problema você gostaria de trazer para este nosso curso?
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
En respuesta a Elisângela Batista

Re: Iniciação Científica

de RAFAEL TANUS ARAUJO DOS SANTOS -
Olá,
Agradeço pelo feedback.
O curso pede a apresentação de propostas considerando que não há tempo hábil para que sejam realizadas durante o curso e por isso optei por apresentar ações pontuais que já realizei e outras que ainda trabalho continuamente como a Coleta Seletiva.
O problema que trago para o curso neste módulo e trabalho continuamente é a questão da ineficiência da Coleta Seletiva.