A análise de conteúdo (AC) se mostra uma técnica com grande potencial para ser aplicada na análise dos dados de pesquisas qualitativas. Mas existem perigos no processo de desenvolvimento da AC.
Se a pergunta elaborada e a qual se busca a resposta nos dados for mal elaborada. Pode-se aplicar a técnica de forma inadequada apenas para obter uma resposta que satisfaça o pesquisador.
Outro desafio da aplicação da AC na pesquisa qualitativa, está no fato deste tipo de pesquisa olhar a subjetividade do sujeito. E por ser subjetivo, este olhar pode ser profundamente afetado pelos conceitos prévios do observador.
A atuação do pesquisar, o seu conhecimento e experiência prévios, sua visão de mundo, são parte sensível da pesquisa qualitativa. Igualmente importante são essas questões para a AC. Por buscar o que está além do texto, a AC demanda capacidade de observar categorias relevantes e que podem não diretamente apresentadas pelos sujeitos objeto do estudo.
E como último desafio à realização da Análise de conteúdo, a definição da amostragem correta. Uma abordagem comum na pesquisa qualitativa é a definição da saturação. Porém, mais uma vez não é a estatística que faz a definição, mas a percepção do pesquisador de que nada novo está sendo obtido com as coletas de dados.
A Análise de Conteúdo fornece a sistematização para para a análise dos dados. Mas é dependente e limitada pela habilidade do pesquisador em coletar e analisar os dados.