Aplicação da NDM e Escola Política na vida real

Aplicação da NDM e Escola Política na vida real

by Daniel Antonio Zilli Carvalho -
Number of replies: 0

Em minha concepção, acredito que ambas as escolas estão presentes em todas as organizações e a leitura fez eu compreender a aplicação delas, sendo de forma mais explicita ou não ou em tamanho maior, ou não. Dentre várias empresas que trabalhei consegui identificar várias situações em que as teorias são aplicadas, como por exemplo:

- Exemplo de escola política: Numa empresa X em que trabalhei, a grande maioria das decisões do escritório feitas pelo gestor, passavam pelo crivo de uma consultora experiente que possuía anos de casa a mais que o gestor, e devido a isso, possuía grande representatividade não só localmente, mas em outros escritórios desta mesma empresa. Ela, em sua trajetória, auxiliou vários consultores a conseguirem cargos relevantes a nível estadual e era um dos pilares do escritório local, sem ao menos exercer qualquer atividade gerencial.

- Exemplo de escola naturalística: Na empresa em que estou agora, percebo que a política em momentos específicos e vejo que a maioria das tomadas de decisão relacionadas principalmente a área em que atuo, são derivadas de experiências já vividas em outros projetos, o que de certa forma, em alguns momentos, acaba enraizando um fluxo da operação e facilitando os processos.

199 words