A governança começa no comportamento

A governança começa no comportamento

par Carolina Vasconcelos de Barros Santos,
Nombre de réponses : 3

Com certeza podemos afirmar que a governança começa no comportamento e isso pode ser tanto positivo quanto negativo. 

Quando pensamos nesse assunto, parece arriscado afirmar que os valores pessoais devem influenciar a liderança, afinal, não parece bom misturar "a pessoa" e "o líder". Mas, quando os comportamentos são pautados em práticas éticas, responsáveis e transparentes, eles se tornam fundamentais para uma governança efetiva.  

Líderes éticos que valorizam integridade e respeito tendem a tomar decisões alinhadas ao interesse coletivo, fortalecendo a cultura organizacional. Esse comportamento, quando observado e replicado por todos, cria um ambiente em que práticas responsáveis se tornam naturais, não só formais. 

Por outro lado, quando os valores dos líderes não seguem os princípios da empresa, a governança fica “no papel”. Interesses pessoais, desvios éticos, comportamentos autoritários ou até o cumprimento das normas apenas pela “obrigação” comprometem a cultura da organização e enfraquecem a confiança e a credibilidade. 

O ideal é equilibrar pessoa e líder, alinhando a postura aos valores da empresa de forma responsável. 


En réponse à Carolina Vasconcelos de Barros Santos

Re: A governança começa no comportamento

par Giuliana de Siqueira,
Excelente abordagem, Carolina. Gostei da parte em que você enfatiza que também podemos ter algo positivo quando a Governança começa no comportamento e o seu aprofundamento na parte boa da questão, afinal, é de extrema importância lembrarmos que existem sim líderes éticos e íntegros. Gostei da forma equilibrada em que você trouxe o fórum.
En réponse à Giuliana de Siqueira

Re: A governança começa no comportamento

par Rodrigo Soares Ferreira,
Muito legal sua visão sobre a ética ser um dos pilares para o fortalecimento da cultura organizacional, Carolina! Acho difícil separar o comportamento pessoal, do comportamento do empresarial, especialmente nesse momento em que a vida fora da empresa está exposta em redes sociais. É preciso como você citou, valorizar a ética do indivíduo para que a governança seja efetiva e não só um conjunto de regras não seguidas. Obrigado por compartilhar!
En réponse à Carolina Vasconcelos de Barros Santos

Re: A governança começa no comportamento

par Christiane Pinheiro da Silva Bittencourt,
Muito interessante, Carolina. Concordo, a governança só atinge sua maturidade e capacidade de gerar valor sustentável quando há coerência cultural. A boa governança é aquela que "une controle e propósito, gestão e valores", e essa união é mediada pelos valores e comportamentos da alta liderança.