Quando ESG deixa de ser projeto e vira parte da governança

Quando ESG deixa de ser projeto e vira parte da governança

par Felipe Ganzert Oliveira,
Nombre de réponses : 1

As práticas ESG têm ganhado espaço não apenas como iniciativas de sustentabilidade, mas como parte estrutural da governança. Em muitas organizações (especialmente no setor de saúde) temas como segurança do paciente, responsabilidade social, gestão de riscos, eficiência ambiental e transparência já fazem parte da pauta dos conselhos e orientam decisões estratégicas. No caso de cooperativas de saúde, isso se torna ainda mais visível: projetos de cuidado integral, ações comunitárias, programas de educação em saúde e políticas internas de integridade reforçam o compromisso com resultados que vão além do financeiro. Quando esses elementos passam a integrar a rotina do Conselho e da Diretoria, o ESG deixa de ser um conjunto de ações pontuais e se transforma em um pilar da gestão responsável.

En réponse à Felipe Ganzert Oliveira

Re: Quando ESG deixa de ser projeto e vira parte da governança

par Murielle Aparecida Calixto,
Muito boa sua reflexão Felipe, eu não tinha essa visão da sustentabilidade na área da saúde por estar bem descolado da minha realidade de empresa hoje.
Mas é bom entender como paciente, em quais pontos das empresas que eu contrato serviços essenciais, também estão envolvidos em temas que as vezes parecem ser de responsabilidade apenas das indústrias.