1. Depois de pesquisar sobre as causas do problema e montar o modelo de iceberg do problema que você escolheu, agora você vai começar a pensar em possíveis soluções. O primeiro exercício é preencher a tabela de Pontos de Alavancagem que estará disponível na Biblioteca. Siga os passos abaixo (é a mesma sequência que está no Guia, mas vamos colocar aqui para ficar mais fácil). Para ajudar, há um exemplo preenchido com base na Teoria do Elo.
a) Olhe o seu modelo de iceberg e, com base no que aprendeu sobre pontos de alavancagem, reflita sobre os pontos onde uma intervenção poderia gerar as maiores mudanças no sentido de resolver o problema que você identificou. Exemplos: Educação, Saúde, Informação, Legislação, modelos mentais, etc. Lembre-se que as grandes mudanças não estão na ponta do iceberg, mas sim mais abaixo.
Coloque na primeira coluna os pontos de alavancagem identificados.
Como temos pouco tempo no curso, não é necessário uma lista extensa. Identifique 2 ou 3 pontos de alavancagem.
b) Depois de identificar os pontos de intervenção mais estratégicos, pense em algumas soluções possíveis relacionadas a eles. Coloque-as na segunda coluna (Quais soluções eu tenho nesse ponto de alavancagem?)
Você pode usar soluções que já foram implementadas em outros locais ou que foram propostas mas não concretizadas na prática.
c) Por último, reflita sobre as soluções encontradas e responda se é uma solução que realmente causa o maior bem e o menor dano. Alguém ou algum grupo pode ser prejudicado com essa solução? Pense não apenas em seres humanos, mas também em outras espécies e em toda a natureza.
Envie a tabela preenchida para avaliação e comente resumidamente no fórum: os pontos de alavancagem identificados e as possíveis soluções que encontrou. Comente na postagem de, pelo menos, mais um/uma colega.
- 10 April 2022, 7:23 PM
- 10 April 2022, 7:23 PM