Condições de conclusão
Ver
6. Deriva Genética

A deriva genética é um processo aleatório, como se fosse um sorteio de alelos que irão formar os indivíduos da próxima geração da população.

A deriva genética é uma variação aleatória da
composição genética de
uma população (aumento ou redução das frequências alélicas ao acaso). São efeitos aleatórios de
amostragem
dos gametas
que se unem
para formar a próxima geração, pois o número de indivíduos não é infinito.
A deriva genética pode eliminar um
alelo ou até fixá-lo
na população. Então, a longo prazo, podemos dizer que a deriva diminui a diversidade genética da população.
A deriva tem grande importância em polimorfismos neutros, alelos funcionalmente equivalentes (que não sofrem ação da seleção natural). O
efeito da deriva também é maior em populações pequenas e isoladas (tem maior impacto).
O tamanho efetivo da população é o Ne:
estimativa
do n. de indivíduos na população que se reproduzem (contribuem
para a formação da próxima geração).
Efeito gargalo de garrafa (Bottleneck)
O efeito gargalo de garrafa ocorre quando há uma diminuição
abrupta tamanho da
população.
•O efeito de gargalo de garrafa é independe do
valor adaptativo. As frequências alélicas dos sobreviventes nem sempre correspondiam à da população original, e independente do valor adaptativo dos genótipos podem ter aumentado ou diminuído.
Na figura abaixo está representada a diversidade genética de uma população com o passar do tempo, da esquerda para a direita. As cores representam diferentes alelos. No painel central vemos como a diversidade populacional se manteve ao longo do tempo sem nenhuma alteração no tamanho populacional (altura da barra). Já no primeiro quadro vemos uma população passando por um período onde há um forte gargalo de garrafa, uma abrupta redução do tamanho populacional, onde notamos uma redução da diversidade genética (cores dos círculos). Após algum tempo, o tamanho da população aumenta novamente, porém na população atual ainda assim observamos uma diversidade menor do que antes (só dois alelos diferentes representados).

círculos de diferentes cores = diferentes alelos
Efeito fundador
No quadro mais abaixo vemos o efeito fundador, que ocorre quando um pequeno grupo de indivíduos se separa de uma população maior para fundar uma nova colônia ou população (a população de origem continua existindo e pode ou não ser afetada em sua diversidade genética, dependendo do tamanho do grupo de migrantes e das variantes alélicas que carregam).
O efeito fundador, assim como o gargalo de garrafa, resulta em perda de diversidade genética (redução no número de alelos), que ocorre pelo pequeno tamanho populacional fundador.