Como criar um ou vários grupos dentro de uma sala na UFPR Virtual
Resposta:

Como criar um ou vários grupos dentro de uma sala na UFPR Virtual


Na UFPR Virtual é possível separar os alunos em grupos distintos dentro de uma sala. Veja como criar e como inserir os alunos nos grupos, no passo a passo a seguir:


  • Primeiro, clique no ícone de participantes, localizado no menu esquerdo da tela. Você será levado diretamente para onde estão os estudantes, professores etc.

Vá ao menu esquerdo do painel e clique em participantes


Quando estiver visualizando os participantes da sala, perceba que depois de “Papéis” aparece uma coluna denominada “Grupos”, ali você pode ver quais são os grupos existentes na sala e se precisar pode trocar os participantes de grupos.

Grupos nas listas de participantes


Agora como exemplo, digamos que tenho uma disciplina que será ofertada para estudantes de três cursos diferentes. Eu gostaria de utilizar uma sala só, para evitar o retrabalho de postar o mesmo conteúdo nas 3 salas, e agora? 


Bom o primeiro passo é pedir para o suporte da UFPR Virtual unificar as 3 turmas. Depois que elas já estão unidas, podemos criar os grupos e mover os alunos de sala.

Pode pedir mais informações a respeito, no e-mail do suporte (suporte_ufprvirtual@ufpr.br)


Como faço para criar os grupos?

  • Para criar um grupo, primeiro acesse as configurações (o ícone da engrenagem), e depois clique em “Grupos”.

Clique em configurações de depois em Grupos


  • Na configuração dos grupos, veja que aparece na tela dois retângulos, no lado esquerdo mostra o grupos, dentro do retângulo temos o nome e entre parênteses a quantidade de pessoas dentro do grupo; e do lado direito temos os participantes da sala logo abaixo ainda do lado direito, temos o botão “Adicionar/ remover usuários”. Na parte inferior esquerda temos 5 botões



  • Na parte inferior esquerda temos 5 botões:

    1. Editar configurações do grupo;

    2. Excluir grupo(s) selecionado(s);

    3. Criar Grupo;

    4. Criar vários grupos;

    5. Importar grupos.


Bom, vamos criar um grupo. Clique em “Criar grupo”. O único nome obrigatório é o nome do grupo, mas também é possível que você adicione outras informações, como por exemplo, uma ID, uma descrição e até uma imagem. Não esqueça de clicar ao final da página em “Salvar mudanças”.


Dê um nome para o grupo e depois clique em salvar mudanças


perceba que neste exemplo criamos o grupo "D"


  • No exemplo anterior, criamos o Grupo “D”, agora vamos inserir os estudantes nele. Selecione o grupo que deseja inserir os alunos e depois clique em “Adicionar/remover usuário”.



 Nessa nova tela no lado esquerdo temos os participantes do grupo e no lado direito todos os estudantes ou professores contidos na disciplina. Clique no nome que deseja inserir no grupo e depois em “Adicionar”. O mesmo processo ao contrário serve para remover alguém do grupo.




O mesmo processo serve para criação de vários grupos.

Não deixe de conferir outros itens no FAQ! sorriso


» FAQ UFPR Virtual

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