O laboratório de atividade ou workshop permite que o aluno envie seu trabalho e que o mesmo seja corrigido pelos seus colegas. O workshop funciona em fases/etapas. Veja a figura a seguir, que mostra que a atividade está na primeira fase onde o professor definindo as datas e outras configurações.
A fase seguinte é de envio dos trabalhos, onde o aluno vai criar o trabalho e enviá-lo no Moodle. Quando terminar o prazo, o professor irá alocar os trabalhos para serem corrigidos. Esta alocação pode ser manual ou aleatória. Na versão aleatória, feita automaticamente pelo Moodle, cada trabalho é dividido para N outros colegas, por exemplo, o aluno 1 envia um trabalho que ser corrigido por N outros alunos. O número de avaliações (N) é definido pelo professor.
Na fase de avaliação cada aluno irá avaliar os N trabalhos atribuídos para ele. Existe um formulário de avaliação com alguns aspectos que devem ser avaliados. Existe uma explicação definida pelo professor para cada aspecto e as notas que pode ser dado. Aconselha-se a incluir um comentário com a explicação do motivo da nota. Cada aluno sabe quem ele(a) vai avaliar, mas não sabe quem irá avaliá-lo(a).
A nota do aluno aparece separadamente: envio e avaliação. Por exemplo, o professor pode ter configurado para o aluno receber no máximo 80 pelo envio e 20 pela avaliação. A nota do envio é dada pela média das N avaliações recebidas. E a nota pela avaliação é recebida se o aluno faz as avaliações propostas.