E-aula Jitsi (Professores e monitores)
Resposta:


COMO UTILIZAR O E-AULA JITSI


Toda sala criada na UFPR Virtual vem com 5 itens padrão, que auxiliam no dia-a-dia a comunicação entre professor e aluno. Entre eles está o E-aula Jitsi.

O Jitsi permite realizar uma web conferência e tem possibilidade de serem gravadas. A gravação da aula pode ser salva no Dropbox ou até mesmo no YouTube, onde pode ser realizado uma transmissão ao vivo.

inicio

Se o ícone não aparecer


Caso sua sala não esteja configurada com os itens padrão não se preocupe você pode adicionar se quiser.

1)  Para adicionar o E-aula Jitsi, primeiro vá até “Configurações” (o ícone de engrenagem) e clique em ativar edição ou clique no ícone do lápis a direita do painel. Veja as fotos abaixo:

Ativar edição

 

2) Após clique em “Adicionar uma atividade ou recurso”;

Adicionar atividade ou recurso


3)      Selecione a opção “Jitsi” e clique em adicionar;

Clique em Jitsi


4)      De um nome para sessão, você pode programar a data de início da conferência se preferir, não esqueça de salvar.

De um nome, descrição (opcional) e horário para a e-aula


Entrando no Jitsi


1)       Verificar no painel principal se contém o ícone do e-aula Jitsi (se não houver, veja na seção “se o ícone não aparecer”), e depois clique em “Acessar Jitsi” para iniciar a conferencia.

Clique no ícone do e-aula e em acessar Jitsi  

2)      Abrirá a janela do Jitsi dentro da UFPR Virtual, nela você precisa:

  • 1) Inserir seu nome;
  • 2)Habilitar seu microfone;
  • 3)Habilitar sua câmera (opcional);
  • 4)Clique em “Join meeting” para iniciar a conferência.

Painel inicial do Jitsi


3)      Sobre os recursos no Jitsi:


Recursos


1.       Canto inferior esquerdo

  • Bate-papo (chat);
  • Transmitir tela;
  • Levantar a mão (chamar atenção).


2.       Inferior meio

  • Ativar ou mutar microfone;
  • Encerrar chamada;
  • Ativar ou desativar câmera.


3.       Canto inferior direito (três pontinhos):

3.1) Configurações de perfil

     3.1.1) Perfil
      3.1.1.1) Mudança de nome e e-mail;

     3.1.2) Dispositivos

           3.1.2.1)  Permissões de câmera;
           3.1.2.2) Escolha de entrada de áudio de microfone;

           3.1.2.3) Escolha de saída de áudio e teste.

      3.1.3) Calendário

           3.1.3.1) Sincronização de calendário com sua conta do Gmail ou Microsoft;

      3.1.4)  Mais

           3.1.4.1) Habilitar tela de pré-reunião;

           3.1.4.2)Moderador:

                     §  Todos iniciam mudos;

                     §  Todos iniciam ocultos;

                     §  Todos me seguem.

           3.1.4.3) Escolher idioma.


3.2) Gerenciar qualidade de vídeo

3.3) Ver tela cheia

3.4) Iniciar uma transmissão ao vivo

        3.4.1) Fazer login pelo Gmail ou indicar uma chave de transmissão do YouTube; (veja como fazer na sessão “Chave de transmissão do YouTube”);

3.5) Iniciar gravação

        3.5.1)  Sua aula ficara gravada no Dropbox, primeiro entre ou crie uma conta para você armazenar os vídeos.

iniciar gravação

3.6) Compartilhar um vídeo do YouTube

      3.6.1) Insira o link do vídeo no YouTube que você quer transmitir;

  link do YouTube

colar link do YouTube no Jitsi


3.7) Silenciar todos

    3.7.1) Silencia todos que estão na reunião;


3.8) Estatística do apresentador

    3.8.1)  Mostra o nome e o tempo de apresentação;


3.9)  Feedback

3.9.1)  Feedback geral do uso do Jitsi;

 

3.10)   Atalhos do teclado

Atalhos do teclado

3.11)   Ajuda


4) Sobre as gravações


4.1) Chave de transmissão ao vivo do YouTube

   4.1.1) Primeiro entre na sua conta do YouTube;

Login com sua conta no Youtube

    

4.2) Clique em “Criar” e “Transmissão ao vivo”

   4.2.1)  Para iniciar uma transmissão ao vivo, é necessário ter uma conta no YouTube já validada (através do seu número de telefone);

Conta validada por número de celular

           Clique em Transmissão ao vivo  depois em fazer transmissão

      4.2.2) De um nome para o vídeo de sua transmissão, se preferir deixe como não listado e clique em copiar a chave de transmissão que se encontra no final do painel nas configurações de transmissão;

          4.2.2.1) Você pode clicar em Editar para fazer a configuração da sua transmissão como mudar o nome, permissões, se o conteúdo é para crianças, etc.

Editar configurações do vídeo

Editar transmissão

        4.2.2.2) Cole a chave de transmissão que você pegou do Youtube, voltando na janela do Jitsi em “Iniciar uma transmissão ao vivo”.

colar chave de transmissão no Jitsi

       4.2.2.3) Após encerrar a transmissão seu vídeo ficara disponível no seu canal, para acessar basta ir em “Vídeos”

Va até vídeos para conferir a gravação


       4.2.2.4) Pronto, agora pode editar seu vídeo e publicar o no seu canal.

4.4) Quando a aula terminar não esqueça de encerrar clicando em ‘Sair”.

Encerre a e-aula no Jitsi


VEJA MAIS: Confira nosso tutorial no YouTube de como utilizar o Jitsi na UFPR Virtual


» FAQ UFPR Virtual