Olá, turma!!!
Cá estou eu... Tenho por costume me aprofundar um pouco mais em certos assuntos, não por interesse de uso, mas porque sou curiosa e eterna estudante.
Vamos lá:
Se, segundo a proposta de Kozinets, a netnografia visa o estudo de comunidades, fóruns, blogs etc., surgiu-me a dúvida sobre o objeto de estudo.
Em relação à etnografia, li o seguinte em um material “A última unidade de análise não é a pessoa, mas, sim, o seu comportamento ou ato” (MEAD, 1950)
E isto: “Coletam dados sobre as experiências humanas vividas que tem por fim discernir padrões previsíveis, muito mais do que descrever todas as instâncias imagináveis de interação ou produção.” (ANGROSINO, 2009, grifo nosso)
Entendendo que em um grupo o comportamento ou ato de uma pessoa reflete, além de sua subjetividade, a cultura desse grupo (seja qual for o ambiente, mas sem desconsiderar que o ambiente físico influencia na cultura - e isso é algo muito relevante), percebi que ainda estou em dúvida.
Se em uma comunidade virtual as pessoas são transitórias- de maneira mais volátil (pra me fazer entender) que em um local físico (pensando aí quando se utiliza a etnografia), por que não posso utilizar a netnografia para estudar o comportamento de alunos em determinada disciplina (ministrada de forma remota) ainda que as turmas mudem? Não posso pensar que, a partir disso, posso tentar “discernir padrões previsíveis”?
No caso, se pensar em Educação, para estudar o comportamento e tentar achar algum padrão para “auxílio pedagógico” ou qualquer outro fim relacionado às aulas remotas? Não só do operacional da tecnologia, mas, por exemplo, como mencionei no último fórum: duas turmas, da mesma grande área (Humanas), porém cursos diferentes (História e Filosofia), mesmo professor, mesmo plano de ensino, mesmas tecnologias utilizadas para aula remota, nºs de evasão distintos - a netnografia poderia ser utilizada? Ou ainda que não nesse caso, mas estudo do comportamento dos alunos em outra situação?
O que não captei que ainda estou com esta dúvida?
Muito grata a quem der atenção, mesmo que não sane a minha dúvida.
Abraços