Grupos invisibilizados

Grupos invisibilizados

por ANA PAULA FERNANDES DOS SANTOS -
Número de respostas: 5

Grupo das crianças que devido a inúmeros fatores e transtornos não diagnosticados sofrem dificuldade de aprendizado e tem difícil socialização ficando marginalizados pelod demais alunos e até professores. Outro grupo seria os cães por serem abandonados como caixa velha, vejo muitos cães de rua e me corta o coração porque está no olhar deles, nos corpos esqueléticos suas necessidades e que são ignorados pela grande parte da população que abandona e maltrata seus animais.

Em resposta à ANA PAULA FERNANDES DOS SANTOS

Re: Grupos invisibilizados

por ANA JULIA DE CARVALHO -
Com certeza creio ser importante buscar incluir em nosso círculo essas crianças que muitas vezes não recebem a compaixão nem da própria família.

por Elisângela Batista -
Olá, Ana Paula! Sim, o quanto essas crianças sofrem por não serem realmente vistas, muitas vezes por seus próprios colegas. Isso me lembrou um vídeo que mostra como crianças menores são mais abertas às diferenças e crianças mais velhas muitas vezes já são influenciadas pelos estereótipos difundidos pela sociedade. O vídeo é este aqui: https://www.youtube.com/watch?v=D46bWhPY-Fg .

Sobre os cães, sim, dói na gente, né? O nosso coração fica com o deles, como diria Rubem Alves. E que bom que a esperança de um mundo justo para todos os seres te trouxe até este curso. Como Paulo Freire disse, "é a esperança que faz História".

por JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Cada vez é maior o número de alunos que sofrem algum transtorno que vem a exigir outras estratégias de aprendizagem/métodos por parte dos professores. Infelizmente carecemos de uma formação específica e apoio das mantenedoras.

por KATIA APARECIDA ROSA -
Acrescentaria em meu círculo de compaixão, essas crianças/alunos, que muitas vezes, por falta de profissionais especializados nas escolas e falta de infraestrutura, são tratadas da mesma maneira que as demais. O que era para ser uma educação inclusiva, acaba sendo exclusiva. É preciso que haja nas escolas uma equipe capaz de diagnosticar e atender essas especificidades.