Invisibilizados

Invisibilizados

by JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Number of replies: 3

Os alunos surdos, pois, sem um profissional que domine Libras, ele fica à margem do processo educativo desenvolvido com seus colegas de turma. Inclusive estabeleci um debate com uma turma de 9º ano, hoje, sobre o assunto.

Os gatos, pois muitos humanos abandonam a fêmea com os filhotes na falsa crença de que vão sobreviver porque sabem se virar na natureza.

In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: Invisibilizados

by ANA JULIA DE CARVALHO -
Concordo com você, a necessidade de incluir Libras no currículo escolar é urgente para melhor incluirmos os alunos surdos.
In reply to ANA JULIA DE CARVALHO

by JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Fomos inseridos em um sistema de exclusão, a ponto de não nos incomodarmos com o fato de aquele aluno estar ali sem ser assistido, como se o errado fosse ele.
In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

by Elisângela Batista -
Muito bom você ter levantado essa questão das pessoas surdas, que nos lembra das pessoas com deficiência de um modo geral. Lembrei de uma entrevista com a filha da Regina Casé, Benedita, em que ela fala como foi difícil para ela assumir a surdez e como tinha medo de atrapalhar as aulas. Interessante leitura sobre esse tema: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/10/21/benesita-zerbini-um-ano-apos-revelar-surdez.htm

Quanto aos gatos, sim, eles sofrem esse estigma de que "gato se vira", o que muitas vezes não deixa de ser um bengala para não nos responsabilizarmos por eles. Eu, que tenho 13, sei bem como é isso.

Ótimos pontos para reflexão, Jefferson!