Situação-problema: Bullying na escola

Situação-problema: Bullying na escola

por JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Número de respostas: 10

Nem sempre as partes envolvidas se colocam como interessadas, infelizmente.

Partes interessadas:

os alunos

pais, amigos e familiares próximos

corpo escolar: diretores, pedagogos, professores, funcionários, agentes I e II

conselho tutelar

terapeutas

profissionais da cultura

profissionais do jornalismo


Ações:

buscar a origem das diversas práticas de bullying,

buscar relatos de pessoas que em outras décadas tenham sofrido bullying na própria escola,

indicar livros que abordem o tema,

tentar compreender os impactos vindouros de tais práticas,

convidar palestrantes para expor o assunto e suscitar estratégicas para minimizar os casos,

pesquisar na cultura de outros países como situações assim são resolvidas,

provocar nos alunos o desejo para a resolução de problemas (números) envolvendo casos de bullying

utilizar aplicativos e ferramentas que possam amparar as vítimas e os agressões a fim de possibilitar uma ressocialização de ambos,

compartilhar histórias de pessoas que carregam marcas, traumas, estigmas decorrentes de práticas de bullying.


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Re: Situação-problema: Bullying na escola

por Elisângela Batista -
Muito bom, Jefferson! Além de trazer o problema, você também já trouxe algumas ações de pesquisa. Nos próximos módulos, você poderá analisar melhor as causas desse problema e aprofundar a reflexão sobre possíveis soluções.
Em resposta à Elisângela Batista

Re: Situação-problema: Bullying na escola

por JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Obrigado pela contribuição, Elisângela. Infelizmente é um problema que tente a aumentar, tenho vivenciado algumas situações entre os alunos, e, o que é mais preocupante, de 6º ano.
Em resposta à JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: Situação-problema: Bullying na escola

por Elisângela Batista -
Isso é trágico, não é mesmo? Tão novas.... Ao mesmo tempo em que acredito muito que analisar esse problema de forma ampla pode contribuir para uma solução, penso também que uma ferramenta muito imprescindível e que, infelizmente, não foi possível abordar neste curso pela falta de tempo, é comunicação não violenta. Se esse assunto te move pessoalmente, eu recomendo fortemente que pesquise a respeito. Ah, e também justiça restaurativa. Um abraço!
Em resposta à JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: Situação-problema: Bullying na escola

por ANA JULIA DE CARVALHO -
esse problema é muito recorrente em nossas instituições, infelizmente, por isso o trabalho de combate deve ser contínuo.
Em resposta à ANA JULIA DE CARVALHO

Re: Situação-problema: Bullying na escola

por JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Exatamente, às vezes acaba sendo sazonal, não ocorre com uma turma em um ano, mas no outro volta a ocorrer.
Em resposta à JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: Situação-problema: Bullying na escola

por KATIA APARECIDA ROSA -
Olá Jefferson!
É muito importante esse olhar para um problema tão presente hoje nas escolas e na sociedade. Através das ações propostas, você procura trazer realmente uma sensibilização sobre o problema. Muito bom!
Em resposta à KATIA APARECIDA ROSA

Re: Situação-problema: Bullying na escola

por JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Com o retorno presencial, os alunos voltaram com um déficit de interação social, precisam retrabalhar o trato social.
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Re: Situação-problema: Bullying na escola

por RAFAELA STURMER -
É bem dificil mudar a mentalidade qndo se trata desse problema, pq as crianças reproduzem em parte o que vivem em casa, pra que fosse solucionado precisa que os adultos também se eduquem, e infelizmente a maioria não está disposta a mudar sua conduta
Em resposta à JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: Situação-problema: Bullying na escola

por CELSO LEAL DA VEIGA JÚNIOR -
1. Sim Jefferson;
2. Haverá diminuição ou extinção das agressões nos espaços físicos escolares?
3. Interessante a sua reflexão. A solução dependerá de vários fatores, muito mais dinâmicos e operacionais e menos das sustentações teóricas;
4. É que, entre outros, a escola - que deveria ser local de efetiva inclusão - ainda é considerada como "espaço de exclusão";
5. Infelizmente, diferente o "discurso da prática", sendo encontrado profissional e estabelecimento escolar que apesar de "terem um discurso" procedem em fortalecimento da "falsa igualdade" e do "mito da democracia racial", sendo o bullying um efeito de tais ações (elas também existentes em outros grupos sociais);
6. Grato, Paz e Bem.