Situação: Metodologia de Ensino depositária

Situação: Metodologia de Ensino depositária

by RAFAELA STURMER -
Number of replies: 2

Apesar de Freire tanto nos ensinar sobre a necessidade do conhecimento ser construido de forma conjunta, coletiva, com escuta, vejo muito ainda em sala professores apenas depositando conhecimento. Os maiores prejudicados parecem ser os alunos num primeiro momento, mas olhando mais a fundo isso afeta a toda sociedade. Esse tipo de 'educação' apenas perpetua pessoas sem noção de criticidade, que não contestam o sistema e não se percebem como relevantes e necessários para a mudança cultural.

Temos em um extremo os sistemas que se beneficiam dessa forma de educação e no outro nós, resultado dela.

Quem pode auxiliar nesse processo são todas as pessoas, que se entendem como educadoras, independente do cargo que ocupa, da função na vida ou qq outra coisa.

E os beneficiários somos todos nós

In reply to RAFAELA STURMER

Re: Situação: Metodologia de Ensino depositária

by NEIVA SOARES DA SILVA BARBOSA -
Como afirma Paulo Freire, “ensinar exige rigorosidade metodológica” (1996), ou seja, o educador deve estimular no processo de ensino a capacidade crítica no educando sem a submissão cega para aquilo que recebe de informação.
In reply to RAFAELA STURMER

Re: Situação: Metodologia de Ensino depositária

by CELSO LEAL DA VEIGA JÚNIOR -
1. Sim Rafaela;
2. Depositar "conhecimento" faz parte das correntes "de dominação";
3. Evidente que no cotidiano é necessário "depositar" mas mediante compartilhamento, diálogo e cooperação, entre outros fatores que variam conforme as condições da turma, do docente, da escola, da comunidade;
4. A "ressignificação das e nas práticas educativas" é importante fator para a valorização das ações e dos diálogos;
5. Adotando linhas da Educação Humanitária Solucionária ao seu raciocínio, quer parecer que precisamos de mais integração entre a educação e a cultura; entre a escola e a cidade; entre o docente e o potencial dos discentes, tudo em descobertas constantes; parecendo que a Educação Humanitária Solucionária nos remete a vários "princípios" relacionados com a Educação, entre eles, o da "aprendizagem dialógica";
6. Será mesmo?
7. Grato, Paz e Bem.