Bullying na escola

Bullying na escola

by JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Number of replies: 2

Decidi por abordar o problema do bullying na escola, visto que se faz tão recorrente e que acarreta problemas futuros.

É triste ter uma lembrança assim, mas não me lembro de nenhuma de minhas turmas, até então, que não tenha me deparado com uma situação de bullying.

Algumas vezes conseguimos resolvê-las em um curto espaço de tempo, nem todas porém.

É preciso que desenvolvamos uma estratégia, uma ação solucionária a fim de neutralizá-las, que elas não sejam mais despertadas.

Infelizmente, é notório o desenvolvimento de perseguições e cancelamentos pelas redes sociais, e até mesmo nos meios sociais.

É uma luta injusta, às vezes, mas urgentemente válida.

Ao nos debruçarmos sobre o assunto é nítida a instauração de sistemas que acentuam ações de bullying: cyberbullying, plateia para as maldades, permissividade, vizinhança e comunidade pouco participativas, status quo, classes sociais, segregação racial, competitividade, materialismo, estética, pouca interação e troca.

Vale ressaltar algumas causas para a estratificação desses sistemas, como: fragilidade, timidez, medo de represálias ou de ser vítima também, baixa autoestima, apatia, hiperatividade, inquietação, dispersão, deficiências, superioridade, dificuldades de aprendizagem, instabilidade, crueldade, inferioridade, patriarcalismo, capitalismo, individualismo, racismo, adultismo, insegurança, desconfiança.

A tarefa é árdua, mas pode ser bem profícua, refletindo em outras situações como, no caso escolar, melhora na aprendizagem.

In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: Bullying na escola

by ANA JULIA DE CARVALHO -
essa atividade me fez lembrar de como é importante buscarmos sempre refletir sobre as raízes do problema, pois muitas vezes ouvimos as desavenças entre os alunos e focamos só naquilo, esquecendo de pensar no contexto em que essa criança está inserida.
In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: Bullying na escola

by KATIA APARECIDA ROSA -
Olá Jefferson! Muito bem destacado os sistemas e as causas que potencializam esse problema. Realmente, são fatores que muitas vezes não paramos para pensar em como eles influenciam a prática do bullyng, tão presente hoje na sociedade, principalmente nas escolas. Parece evidente, que com o retorno pós pandemia, nossas crianças e adolescentes perderam um pouco a sensibilidade com o outro. É preciso agir urgente!