Educar com afetividade

Educar com afetividade

de NEIVA SOARES DA SILVA BARBOSA -
Número de respuestas: 2

 Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.

A presença das tecnologias e das telecomunicações trouxe nova dinâmica à maneira de se comunicar, se informar e, sobretudo, aprender. Com o conhecimento descentralizado e fluido a partir de diversas linguagens e meios de comunicação, espera-se mais do papel do professor – que deixa de ser um transmissor de conhecimentos para se posicionar como um mediador de diversas linguagens e oportunidades educativas.

Aproximar-se do aluno e elogiar o pouco que conseguiu fazer é muito importante, ensinar com afeto.

En respuesta a NEIVA SOARES DA SILVA BARBOSA

Re: Educar com afetividade

de CELSO LEAL DA VEIGA JÚNIOR -
1. Sim Neiva;
2. Um aspecto interessante para o cotidiano docente e para ser conjugado com a Educação Humanitária Solucionária;
3. Muitas as variáveis das tecnologias no cotidiano docente, mais ainda com as dificuldades geradas pela Pandemia;
4. Ao Docente atribuem muitas "responsabilidades", como se ele "fosse o salvador";
5. Considerando a sua positiva provocação, é tempo de relembrar EDUARDO GALEANO que alertou: "A SOMBRA DO MEDO MORDE OS CALCANHARES DO MUNDO...QUEM SE SALVA DO TERROR DA FALTA DE TRABALHO?: QUEM NÃO TEME SER UM NAUFRÁGO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, OU DA GLOBALIZAÇÃO, OU DE QUALQUER OUTRO DOS MUITOS MARES REVOLTOS DO MUNDO ATUAL?: "
6. A Educação Humanitária Solucionaria pode ser um caminho ao Bem;
7. Saudações; Grato.
En respuesta a NEIVA SOARES DA SILVA BARBOSA

Re: Educar com afetividade

de Elisângela Batista -
Olá, Neiva! Muito legal você trazer essa perspectiva Freireana, da educação como um ato eminentemente dialógico e afetivo. Nesse contexto que você trouxe, qual o problema exatamente que você gostaria de escolher para analisar? E quais seriam as partes interessadas? Nos próximos módulos, você vai analisar melhor um problema com o qual você se importe e buscar soluções. Se tiver alguma dúvida quanto a esse passo, pode mandar mensagem ou publicar lá no fórum de dúvidas, ok?

A propósito, sobre afetividade, trago essa fala de Freire, no lindo livro "Pedagogia da Autonomia"
"E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (...) É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido. É esta força misteriosa, às vezes chamada vocação, que explica a quase devoção com que a grande maioria do magistério nele permanece, apesar da imoralidade dos salários. E não apenas permanece, mas cumpre, como pode, seu dever. Amorosamente, acrescento."