Iceberg educação bancária

Iceberg educação bancária

by RAFAELA STURMER -
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Re: Iceberg educação bancária

by FRANCISCO ELIARDO NOBRE DE SOUSA -
Tema be interessante e algumas diretrizes por vários fatores que não conduzem com a relidade e tem essa desigualdade de conhecimento.
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Re: Iceberg educação bancária

by CELSO LEAL DA VEIGA JÚNIOR -
1. Reflexivo Rafaela;
2. Interessantes as abordagens;
3. Sim, Educação Bancária, que para Paulo Freire (2005:68) é negadora do diálogo: “o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente; o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados. Um professor que age como se o aluno fosse um receptáculo de informações e conhecimentos, geralmente encara sua prática pedagógica como uma espécie de transmissão”;
4. A sua posição quanto ao “autoritarismo” relembra o cotidiano, já que o “sistema estatal” ainda é por demais controlador, fiscalizador, cobrador de conteúdos, quantitativo; com “gestões escolares” preocupadas com “formalidades documentais e pedagógicas” e com “menos tempo” para incentivar aberturas à qualificação real do ensino-aprendizagem;
5. Como atuar para diminuir ou eliminar a “educação bancária” perante um sistema “autoritário” no sentido de “determinar formalidades” que “distanciam” o “interesse docente” e as “potencialidades dos sujeitos em processo de formação”?
6. Daí a importância da FORMAÇÃO CONTINUADA aos Docentes. Sempre e sempre...
7. Grato, Paz e Bem.