Como um dos pontos para alavancar e evitar a evasão escolar seria da melhor maneira que a prefeitura e políticas educacionais pudessem distribuir kits escolar e também uma bolsa no valor de RS:300,00 mensais para evitar que a evasão cresça.
Olá, Francisco. Tudo bem? Obrigada por sua resposta. Você chegou a ver nossas observações sobre a tarefa anterior? Havíamos levantado alguns pontos que podem ser importantes para a sua análise neste módulo.
Quanto às soluções que você mencionou, é preciso avaliar se elas resolvem mesmo o problema pela raiz e também se elas estão na esfera de influência de quem está fazendo a ação. Nesse sentido, fiquei com algumas dúvidas, você me ajuda a entender melhor os pontos abaixo?
- No caso da bolsa, entendo que você pensou nessa solução para ajudar os que abandonam por terem que trabalhar, certo? Qual seria o papel de quem vai fazer essa ação? Seria redigir uma proposta à prefeitura? Seria pensar de onde viriam esses recursos? Faço essa pergunta porque a solução para ser solucionária precisa também ser factível. Como dito por um professor num dos vídeos do módulo 1, o objetivo do processo solucionário é realmente fazer uma ação. Assim, é preciso verificar se todas as soluções são possíveis no mundo real.
- Esses kits escolares seriam compostos de que itens exatamente? e a qual ponto de alavancagem estariam ligados? Nesse ponto, qual seria o papel de quem está propondo a ação (você ou o aluno no caso)?
.Apenas alguns pontos para pensar, ok?
Abs,
Elisângela
Equipe de tutoria
Abs,
Elisângela
Equipe de tutoria
Acredito que além da questão financeira os alunos estão desacreditados da escola, estão imersos em um contexto extremamente imediatista, resultados fáceis e rápidos, basta ver a febre dos "tik-tokers" que vem seduzindo os alunos. A moda agora é monetarizar com qualquer sensacionalismo.
Isso mesmo JEFERSON ALVES a nossas crianças estão sem paciência. As gerações de alunos Z, Y e A – a última um pouco menos conhecida, formada por crianças que estão nascendo agora e têm até 12 anos de idade -, têm uma coisa em comum: todos nasceram e cresceram na era digital. Isso define o novo comportamento, pois são mais tecnológicos, fazem diversas atividades simultaneamente, têm voz ativa e, principalmente, são imediatistas, ou seja, não têm paciência para esperar resultados, ouvir explicações, principalmente dos mais velhos, entender processos ou qualquer tarefa que leve mais tempo. A tendência é buscar soluções rápidas.