pontos de alavancagem

pontos de alavancagem

by JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Number of replies: 7

Pontos de alavancagem


Antirracismo – Classes sociais

Autoestima – Midiático

Trabalho colaborativo – Educacional

Atendimento terapêutico – Saúde


Soluções


Trazer a importância das culturas trazidas para o País;

Indicar o filme “Vista minha pele”, do diretor Joel Zito Araújo;

Indicar a leitura do livro “Moça bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado;

Sugerir a produção de curtas-metragens abordando o talento e as potencialidades de cada aluno;

Sugerir que o aluno pratique frente ao espelho um exercício diário de como ele chegou até ali, todos os esforços de pais, avós, professores, amigos e dele mesmo para tornar-se aquele ser que naquele momento se encontra perdido;

Realizar atividades em sala por meio de potencialidades e “deficiências”, em que os alunos se ajudem a evoluir em conjunto, que acreditem em suas capacidades para superar os problemas de aprendizagem que venha apresentando;

Promover o protagonismo juvenil para que cada aluno tenha o seu momento de brilhar, de ser reconhecido e ouvido.

Encaminhamento dos estudantes mais afetados pelas práticas de bullying, tanto vítima quanto algoz, para um atendimento terapêutico individual e/ou em grupo (CRAS).

In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: pontos de alavancagem

by Elisângela Batista -
Olá, Jeferson! Muito bom! Você identificou os sistemas e os pontos de alavancagem e trouxe propostas de soluções para algumas das suas causas. Se essa implementação pudesse ser feita, com certeza geraria bons resultados. Parabéns!
In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: pontos de alavancagem

by RAFAELA STURMER -
Adorei a forma que você montou seus pontos, ficou mais claro pra eu entender assim, Obrigada! Sobre os pontos levantados, alguns deles podem mesmo ser feitos, a problematica são as coisas que não dependem de nós não é mesmo?
In reply to RAFAELA STURMER

Re: pontos de alavancagem

by Elisângela Batista -
Exato, Rafaela! No módulo 7, a tarefa é exatamente refletir sobre quais das soluções pensadas são realmente factíveis de serem implementadas tendo em vista a esfera de influência de quem está planejando a ação. Isso também depende lá daquela lista de partes interessadas que vimos no módulo 4. Mapear as partes interessadas é importante porque elas podem ajudar a realizar a ação ou até mesmo impedi-la e ter essa clareza é essencial para verificar quais das soluções podem ou não funcionar tendo em vista a realidade concreta com a qual está se lidando.
In reply to RAFAELA STURMER

Re: pontos de alavancagem

by JEFERSON ALVES BANDEIRA -
Obrigado pelas considerações, Rafaela. Exatamente, infelizmente há alunos que se vale do bullying e vão se opor às práticas da solucionária.
In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: pontos de alavancagem

by ANA JULIA DE CARVALHO -
ótimas sugestões, acredito que serão bem aproveitadas no dia a dia visto que não apresentam um grau de dificuldade grande para serem aplicadas.
In reply to JEFERSON ALVES BANDEIRA

Re: pontos de alavancagem

by KATIA APARECIDA ROSA -
Olá Jefferson!
Os pontos de alavancagem e as soluções que você abordou, são muito válidas, pois trazem práticas capazes de sensibilizar os alunos quanto ao respeito e ao autoconhecimento. Adorei a ideia da produção de curtas metragens. Nossos alunos precisam olhar para si, pois estão perdidos. Seria de grande valia termos auxílio de um profissional nesse sentido nas escolas.