PONTO DE ALAVANCAGEM 1: Educação - Sistema de formação de professores.
Implementar formação continuada voltada
a novas metodologias de ensino, mais
ativas, envolventes e acolhedoras e que os
professores possam fazer se suas salas
laboratório metodológico (testar com seus
alunos o que melhor funciona para eles)
PONTO DE ALAVANCAGEM 2: Legislação - Sistema educacional conteudista.
Modificar o sistema de formação, grade
curricular e modos de fazer educação no
ensino superior para que ele seja exemplo
de educação crítica e emancipatória.
PONTO DE ALAVANCAGEM 3: Modelos mentais - Autoritarismo.
Formar professores para que percebam
que não há necessidade de ser autoritário
para ser autoridade, e que ouvir o aluno
tem um resultado muito mais efetivo que
puni-lo
interessantes os pontos de alavancagem que você apresentou, acredito que com as sugestões dadas é bem possível obter êxito na resolução do "problema".
Olá,
Os pontos de alavancagem mostram a importância da educação e da legislação para solucionar a grande maioria dos problemas. Infelizmente essas mudanças cabem aos nossos administradores que estão mais visando lucros que a melhoria da sociedade como um todo. Oque eleva a importância da Educação Humanitária Solucionária. Pois teremos que buscar a solução dos problemas que eles não se importam devido a falta de compaixão, caráter, honestidade e dá formação solucionaria que já deveria ser o modelo para o sistema educacional no mundo todo.
Os pontos de alavancagem mostram a importância da educação e da legislação para solucionar a grande maioria dos problemas. Infelizmente essas mudanças cabem aos nossos administradores que estão mais visando lucros que a melhoria da sociedade como um todo. Oque eleva a importância da Educação Humanitária Solucionária. Pois teremos que buscar a solução dos problemas que eles não se importam devido a falta de compaixão, caráter, honestidade e dá formação solucionaria que já deveria ser o modelo para o sistema educacional no mundo todo.
Já que temos que orientar os estudantes para resolver os problemas que os administradores públicos não resolvem podemos dissolver o sistema político e assim resolvemos e recebemos o salário deles também.
Afinal eles estão lá para quê?
1. Interessante Rafaela;
2. Educação Bancária.....Entre as muitas vertentes de Paulo Freire e outros;
3. Proposta forte, requerendo sensibilizações elevadas, mudanças de paradigmas, discursos de efetividade....
4. É que, entre outros, a aprendizagem é ativa e com objetivo modificador de realidades: "mas, sobretudo, de transformar, para nela intervir, recriando-se" (FREIRE, 996, p.28)
5. Os caminhos curriculares no Brasil ainda deixam a desejar na "formação docente", parecendo procurar manter a intenção da "educação e da escola, ambas a serviço do Estado, submetidas aos mesmo";
6. Será?
7. Grato pela provocação relacionada a "formação docente".
2. Educação Bancária.....Entre as muitas vertentes de Paulo Freire e outros;
3. Proposta forte, requerendo sensibilizações elevadas, mudanças de paradigmas, discursos de efetividade....
4. É que, entre outros, a aprendizagem é ativa e com objetivo modificador de realidades: "mas, sobretudo, de transformar, para nela intervir, recriando-se" (FREIRE, 996, p.28)
5. Os caminhos curriculares no Brasil ainda deixam a desejar na "formação docente", parecendo procurar manter a intenção da "educação e da escola, ambas a serviço do Estado, submetidas aos mesmo";
6. Será?
7. Grato pela provocação relacionada a "formação docente".