ICEBER - ANSIEDADE NOS ADOLESCENTES

ICEBER - ANSIEDADE NOS ADOLESCENTES

by Rosalva do Rocio Miranda de Souza Lisboa dos Santos -
Number of replies: 2

   A ponta do meu iceberg está na questão da " Ansiedade" que muitos alunos estão apresentando no dia a dia escolar . 

   Com a pandemia houve um aumento de alunos se queixando e deixando de participar das aulas tanto on line como presencial . E neste ano o fato agravou -se . Semanalmente temos alunos saindo da sala de aula porque apresentam sintomas de ansiedade, falta de ar , tremores e suor frio nas mãos .

  Através da pesquisa e assistindo alguns vídeos do Dr. Augusto Cury , médico psiquiatra e escritor , que é renomado na área, relata que 80% da população está sofrendo com a síndrome do pensamento acelerado .

  Não sabemos lidar  com os transtornos emocionais . E uma das ações que podemos  auxiliar nossos alunos é disponibilizar alguns minutos de nossa aula para ajudá-los a enfrentar a realidades em que estão vivendo . 

  Precisamos dialogar com o nosso Eu , para solucionar os nossos pensamentos . Descobrir em nós o Por Quê ? , estamos agindo de tal forma .

 A geração atual é a mais avançada em comunicação e a mais doente .

Acredito que como professora podemos auxiliar nossos alunos a viverem de uma forma mais alegre e satisfeita e ensina-los a dialogar com o seu Eu.

  

In reply to Rosalva do Rocio Miranda de Souza Lisboa dos Santos

Re: ICEBER - ANSIEDADE NOS ADOLESCENTES

by Elisângela Batista -
Olá, Rosalva! Tudo bem? Grata por trazer essa reflexão sobre a ansiedade. É um tema bem importante de ser analisado sistemicamente. O que você trouxe ("falta de ar, tremores e suor frio) são os sintomas. Cabe, assim, sempre nos perguntar "por quê?" No caso do pensamento sistêmico, analisamos o porquê não apenas no nível do indivíduo, mas no nível estrutural e sistêmico. Essas crises de ansiedade entre jovens refletem o quê? Por que estão acontecendo? qual a frequência? Está aumentando? Quais sistemas e modelos mentais prevalentes em nossa sociedade estão influenciando? Construir um modelo de iceberg nos ajuda a dar mais clareza e concreta aos nossos achados sobre essas questões. sempre importante também pesquisar diferentes fontes, para termos acesso a diferentes perspectivas e aprofundar nosso entendimento sobre as diferentes dinâmicas que acontecem wink
In reply to Rosalva do Rocio Miranda de Souza Lisboa dos Santos

Re: ICEBER - ANSIEDADE NOS ADOLESCENTES

by RAFAEL TANUS ARAUJO DOS SANTOS -
Olá,
Concordo contigo e digo mais.
Realmente está aumentando muito o índice de pessoas com ansiedade. Não só entre crianças, adolescentes e jovens mas também nos adultos.
Tanto o imediatismo quanto a hiperatividade além da falta de paciência e as doenças relacionadas ao consumo de drogas pelos pais entre outros fatores têm elevado este problema no Brasil e no mundo.