-Pontos de Alavancagem:
-Sensibilização sobre o uso exagerado de produtos industrializados durante o lanche e o descarte incorreto dos resíduos sólidos;
-Legislação: Pesquisar e repassar para os alunos sobre a Política de Resíduos Sólidos do Município.
-Soluções:
1- Apresentação, através de vídeos e imagens, da existência de diferentes resíduos sólidos e seu tempo de decomposição na natureza;
2- Identificação dos diferentes tipos de plásticos e sua classificação de acordo com os resíduos descartados pela escola;
3- Apresentação através de imagens e vídeos sobre o processo de fabricação do papel e a importância do seu processo de reciclagem;
4- Identificação sobre o processo de reciclagem do isopor;
5- Conhecimento das consequências do descarte incorreto de pilhas e equipamentos eletrônicos no meio ambiente;
6- Formação de um grupo de alunos responsáveis pela disseminação dessas práticas para todas as turmas e no contra turno;
7- Contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Município para uma possível visita à escola e realização de palestra com dados sobre a coleta seletiva do município;
8- Clareza da inexistência de um aterro sanitário no município e conhecimento sobre os tipos de aterros;
9- Visita a uma Associação de Catadores de materiais recicláveis da cidade, na qual tem a separação dos diferentes tipos de plásticos e o processo de extrusão do isopor.
-As soluções causam o maior e o menor dano às pessoas, animais e o meio ambiente (são MOGO?)
-As soluções apresentadas tem a capacidade de melhorar a consciência sobre o mal para a saúde e para o meio ambiente, causado pelo uso excessivo de produtos industrializados.
-Diminuição dos gastos financeiros com a compra desses produtos, no dia a dia dos alunos e suas famílias;
-Diminuição do descarte excessivo de papel no ambiente escolar;
-Incentivo à coleta seletiva no ambiente escolar e nas casas dos alunos;
-Irá
contribuir com o programa de coleta seletiva do município e melhorar o trabalho
dos profissionais envolvidos nesse processo.