Do projeto de pesquisa até a coleta de dados.

Do projeto de pesquisa até a coleta de dados.

por WALDEMAR ANTONIO DOMINGOS -
Número de respostas: 4

Quando o pesquisador define em seu trabalho, qual será a sua questão de pesquisa e que essa irá ocorrer através da pesquisa qualitativa, pois é dessa forma que ele conseguirá incorporar significado para as possíveis respostas para as questões propostas no seu projeto, é evidente que seu trabalho está constituído pelas suas opiniões, percepções e interpretações as quais suscitarão o significado de novos conceitos a serem absorvidos pelos futuros pesquisadores sobre o tema.

De acordo com Cavalcante; Calixto e Pinheiro (2014), o que torna o ser humano reflexivo é a sua capacidade de realizar perguntas no meio em que ele vive. Quando fazemos uma pergunta em um projeto de pesquisa, entende-se que existe um prévio conhecimento sobre o assunto, e o desejo do pesquisador é de encontrar uma possível resposta que o leve a ter a certeza da verdade para a sua questão na pesquisa. Essa é a verdadeira essência e importância para a questão de pesquisa a ser proposta pelo pesquisador no seu projeto de pesquisa, pois será dessa forma que ele irá produzir e obter respostas.

Definida a questão de pesquisa, o pesquisador deve nortear a metodologia e a técnica a ser utilizada para a coleta de dados. Assumindo que a pesquisa ocorrerá por meio de uma abordagem qualitativa através um estudo de caso, pois a pesquisa em si trata-se de uma investigação empírica, que investiga um fenômeno contemporâneo e seu contexto da vida real (Yin, 2010)

Definida a metodologia a ser adotada, o pesquisador deverá estabelecer como ele irá coletar os dados para a sua pesquisa, pois é através da técnica a ser adotada e dos protocolos a serem utilizados para a coleta de dados que o pesquisador encontrará vestígios que irão validar e dar confiabilidade aos dados da sua pesquisa.

 Dentre as possíveis técnicas a serem utilizadas na pesquisa qualitativa, a Análise de Conteúdo (AC) pode ser utilizada, pois através dela pode-se utilizar diversas abordagens técnicas que permitem a produção de conhecimentos sobre o objeto de estudo, bem com suas relações. De acordo com Oliveira (2008) a análise de conteúdo consiste em diferentes abordagens que podem ser utilizadas pelos pesquisadores. Entre essas técnicas estão: a análise temática ou categorial, análise de avaliação ou representacional, análise de enunciação, análise de expressão, análise das relações ou associações, análise do discurso, análise léxica ou sintática, análise transversal ou longitudinal entre outras.


Em resposta à WALDEMAR ANTONIO DOMINGOS

Re: Do projeto de pesquisa até a coleta de dados.

por Ramos João Sacaia Fernando -
Waldemar achei interessante sua pesquisa, porém gostaria que me ajuda-se a entender o seguinte : Qual é a importância da definição de uma questão de pesquisa clara e específica em um projeto de pesquisa qualitativa/ AC? Como a escolha da metodologia, especialmente o uso da Análise de Conteúdo, pode influenciar na coleta e interpretação dos dados, proporcionando validade e confiabilidade aos resultados da pesquisa?
Em resposta à Ramos João Sacaia Fernando

Re: Do projeto de pesquisa até a coleta de dados.

por WALDEMAR ANTONIO DOMINGOS -
Ramos,
Boa noite !
Que bom que você gostou do meu texto, fico lisonjeado.
Quando fiz menção a "importância da definição de uma questão de pesquisa clara e específica em um projeto de pesquisa qualitativa / AC", a minha proposição foi de que quando elaboramos um projeto para uma futura Dissertação e/ou Tese, a questão de pesquisa é que vai nortear os caminhos a serem percorridos pelo pesquisador para suscitar as respostas para as possíveis respostas a serem encontradas. Se a pergunta for relevante e apresente um caráter investigativo, acredito que um bom percurso no projeto foi percorrido.
Ao definir a sua pesquisa com caráter qualitativo e optando pela utilização da Análise de Conteúdo, o pesquisador para realizar a coleta de dados deve apresentar os protocolos para a devida coleta e tratamento dos dados. Essas ações e/ou procedimentos metodológicos é que vão validar a sua coleta e tratamento de dados junto a comunidade científica.
Espero ter respondido e esclarecido os seus questionamentos.
Em resposta à Ramos João Sacaia Fernando

Re: Do projeto de pesquisa até a coleta de dados.

por MARCELO ALESSANDRO FERNANDES -
Waldemar. Eu gostei muito da construção do seu texto. Eu comecei a me atentar a questão da análise de contéudo só agora. Creio que ela é um excelente balizador para que possamos rapidamente entender o que outros pesquisadores já realizar na área de pesquisa. Uma pergunta: Como seria possível buscar realizar uma análise de conteúdo que abra caminhos para o ineditismo e a originalidade que tanto procuramos nas nossas pesquisas? Acredita que existiria algumas coisas a serem observadas uma vez que estamos justamente buscando transcender os limites estabelecidos? Como manter um pé naquilo que já está sedimentado e aquilo que estamos buscando ascender em termos de proposições inéditas e ainda pouco estabelecidas?
Em resposta à WALDEMAR ANTONIO DOMINGOS

Re: Do projeto de pesquisa até a coleta de dados.

por JUNIOR FERRI -
O que percebi foi o quão forte é a conexão entre o processo da análise de conteúdo e o conhecimento do pesquisador sobre o tema. O qaunto o pesquisador se conectou e aprofundou nos dados coletados. Não há fórmulas pré-definidas de como analisar os dados como ocorre na estatística. Existem recomendações e instruções. Mas é o entendimento do pesquisador sobre os dados que vai definir como a análise vai se desenvolver.