Quando o pesquisador define em seu trabalho, qual será a sua questão de pesquisa e que essa irá ocorrer através da pesquisa qualitativa, pois é dessa forma que ele conseguirá incorporar significado para as possíveis respostas para as questões propostas no seu projeto, é evidente que seu trabalho está constituído pelas suas opiniões, percepções e interpretações as quais suscitarão o significado de novos conceitos a serem absorvidos pelos futuros pesquisadores sobre o tema.
De acordo com Cavalcante; Calixto e Pinheiro (2014), o que torna o ser humano reflexivo é a sua capacidade de realizar perguntas no meio em que ele vive. Quando fazemos uma pergunta em um projeto de pesquisa, entende-se que existe um prévio conhecimento sobre o assunto, e o desejo do pesquisador é de encontrar uma possível resposta que o leve a ter a certeza da verdade para a sua questão na pesquisa. Essa é a verdadeira essência e importância para a questão de pesquisa a ser proposta pelo pesquisador no seu projeto de pesquisa, pois será dessa forma que ele irá produzir e obter respostas.
Definida a questão de pesquisa, o pesquisador deve nortear a metodologia e a técnica a ser utilizada para a coleta de dados. Assumindo que a pesquisa ocorrerá por meio de uma abordagem qualitativa através um estudo de caso, pois a pesquisa em si trata-se de uma investigação empírica, que investiga um fenômeno contemporâneo e seu contexto da vida real (Yin, 2010)
Definida a metodologia a ser adotada, o pesquisador deverá estabelecer como ele irá coletar os dados para a sua pesquisa, pois é através da técnica a ser adotada e dos protocolos a serem utilizados para a coleta de dados que o pesquisador encontrará vestígios que irão validar e dar confiabilidade aos dados da sua pesquisa.
Dentre as possíveis técnicas a serem utilizadas na pesquisa qualitativa, a Análise de Conteúdo (AC) pode ser utilizada, pois através dela pode-se utilizar diversas abordagens técnicas que permitem a produção de conhecimentos sobre o objeto de estudo, bem com suas relações. De acordo com Oliveira (2008) a análise de conteúdo consiste em diferentes abordagens que podem ser utilizadas pelos pesquisadores. Entre essas técnicas estão: a análise temática ou categorial, análise de avaliação ou representacional, análise de enunciação, análise de expressão, análise das relações ou associações, análise do discurso, análise léxica ou sintática, análise transversal ou longitudinal entre outras.