A importância da pergunta na escolha da técnica de pesquisa qualitativa

A importância da pergunta na escolha da técnica de pesquisa qualitativa

por LUCIANO ANDRE VANZ -
Número de respostas: 5

O foco da pesquisa qualitativa é qualificar as vivências e percepções do sujeito, ela incorpora a o significado e a intencionalidade como inerentes aos atos, às relações e às estruturas sociais. Entretanto, a análise de conteúdo pode ser utilizada também para o aprofundamento de estudos quantitativos.  

A abordagem qualitativa, além de descrever processos sociais pouco conhecidos, propicia a criação de novas abordagens, revisão e criação de novos conceitos. Há várias técnicas de organização e análise dos dados na pesquisa qualitativa, sendo a Análise de Conteúdo uma delas. 

A Análise de Conteúdo envolve métodos de pesquisa que possibilitam, de maneira sistemática, a explanação das mensagens e atitudes vinculadas ao contexto da enunciação, assim como a realização de inferências a partir dos dados coletados. Na Análise de Conteúdo e, mais amplamente, na pesquisa qualitativa, o foco não está na quantificação, mas na análise do fenômeno em profundidade. A escolha da técnica dependerá da vertente teórica escolhida pelo pesquisador, a utilização de uma técnica determinada produzirá resultados diferentes, mas que permitem a produção de conhecimentos sobre o objeto de estudo. 

Porém, o que vai determinar a escolha correta da técnica de pesquisa a ser escolhida é a pergunta de pesquisa. Elaborar uma pergunta está relacionado ao conhecimento prévio que se estabelece como uma orientação para potenciais respostas. A construção da pergunta na pesquisa qualitativa é complexa e necessita de método e, assim, a Análise de Conteúdo mostra-se como uma técnica que se propõe ao entendimento de uma realidade visível e também de uma realidade invisível, que se manifesta nas entrelinhas, com significados específicos. 

Em linhas gerais, a pesquisa qualitativa pode possibilitar que a análise do pesquisador apresente sua visão de mundo, seus pré-conceitos, e isso pode mostrar reflexos no objeto de estudo. Assim, requer muita habilidade do pesquisador em interpretar o que está além do texto, além do visível, sendo, desta forma, necessária experiência e conhecimento sobre as técnicas utilizadas na análise de conteúdo.  


Em resposta à LUCIANO ANDRE VANZ

Re: A importância da pergunta na escolha da técnica de pesquisa qualitativa

por WILLIAM RODRIGO JOANICO -
complementando Luciando, creio que a análise de conteúdo pode ser utilizada tanto em estudos qualitativos quanto em estudos quantitativos, dependendo da forma como é aplicada. Em estudos qualitativos, a análise de conteúdo pode ser utilizada para identificar temas e padrões nos dados coletados, enquanto em estudos quantitativos, ela pode ser utilizada para quantificar a frequência de determinados temas ou palavras em um conjunto de dados.

resumindo, a análise de conteúdo é uma técnica de pesquisa qualitativa que pode ser utilizada para descrever e analisar o conteúdo de mensagens em um processo de comunicação, e que pode ser aplicada tanto em estudos qualitativos quanto em estudos quantitativos, dependendo da forma como é utilizada.
Em resposta à WILLIAM RODRIGO JOANICO

Re: A importância da pergunta na escolha da técnica de pesquisa qualitativa

por AIEDA MUHIEDDINE -
Entendo que a pergunta de pesquisa desempenha um papel fundamental na escolha da técnica de pesquisa qualitativa, pois ajuda a definir o escopo, a abordagem e os métodos apropriados para o estudo.
Destaca-se ainda que a pergunta na pesquisa qualitativa é tão importante, pois está além de servir como orientação da pesquisa, ajuda ainda o pesquisador na direção a definir o que precisa ser explorado ou compreendido. A pergunta fornece um foco claro para o estudo, evitando que a pesquisa se torne desorganizada ou sem direção.
Outro fator de importância está na escolha da técnica de pesquisa qualitativa mais apropriada. Diferentes perguntas podem exigir métodos diferentes, como entrevistas, observações, análise de conteúdo, análise documental, entre outros.
Auxilia também na estruturação da coleta de dados, na análise e interpretação, bem como pode indicar se o estudo é relevante e significativo para a área de pesquisa.
Ainda, não se pode descartar a necessidade de observância das questões éticas.
Em resumo, a pergunta na pesquisa é um ponto de partida importante para a investigação qualitativa porque determina todo o processo de investigação, desde a seleção da técnica até à análise e interpretação dos dados.
Por fim, o cuidado com a elaboração das perguntas é de extrema importância para garantir que a pesquisa seja rigorosa, relevante e eficaz na obtenção de insights significativos.
Em resposta à LUCIANO ANDRE VANZ

Re: A importância da pergunta na escolha da técnica de pesquisa qualitativa

por ABIMAEL ORTIZ BARROS -
A escolha da técnica é fortemente influenciada pela pergunta de pesquisa, pois com ela conseguimos definir foco da pesquisa, a natureza do fenômeno a ser estudado, a abordagem metodológica, a coleta e análise de dados, a seleção de participantes e o contexto em que o estudo ocorre, portanto para a correta escolha da Técnica a ser utilizada, clareza e a precisão da pergunta são essenciais para determinar a técnica qualitativa mais apropriada a ser utilizada.
Em resposta à ABIMAEL ORTIZ BARROS

Re: A importância da pergunta na escolha da técnica de pesquisa qualitativa

por AIEDA MUHIEDDINE -
Complemento ainda, no sentido de que, não basta ter uma pergunta objetiva.
O pesquisador deve ter conhecimento e estar aberto a desbravar novas informações e percepções sobre o tema estudado e sobre as tecnicas a serem utilizadas.
Temos que levar em consideração que a pergunta auxilia e muito na determinação da tecnica a ser utilizada, mas para isso, foco, objetividade e conteúdo direcionado são de extrema importancia.
Em resposta à LUCIANO ANDRE VANZ

Re: A importância da pergunta na escolha da técnica de pesquisa qualitativa

por AIEDA MUHIEDDINE -
Concordo com Luciano, pois a análise de conteúdo, como demosntrado nas explanações em sala, é usada em pesquisas científicas para examinar, categorizar e interpretar dados qualitativos, como entrevistas, textos ou observações.
A analise de conteúdo auxilia a identificar padrões, temas e tendências nos dados, contribuindo para surgimento de novas percepções e teorias. Além disso, aumenta a validade e a confiabilidade dos resultados, permitindo que os pesquisadores compreendam e contextualizem de forma mais profunda o material coletado.