Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço

Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço

by Murielle Aparecida Calixto -
Number of replies: 2

Quem nunca ao longo da vida ouviu dos pais ou de algum outro parente " Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço"? Essa frase é estopim para que a pessoa consiga um aval para fazer o que ela sabe que não é correto, mas é o que ela deseja no momento. É tão consciente para ela que é errado que enquanto ela está fazendo, ela mesma não recomenda. 

Acredito que esse comportamento é muito difundido em algumas organizações por gestores que apesar de conhecer o código de conduta, de participar de treinamentos e se colocarem em papeis de exemplo, em alguns momentos ultrapassam alguns limites éticos e acabam fazendo o que não é recomendado. Isso é comum de acontecer em locais onde os funcionários abaixo desse gestor, não tem abertura e segurança para dar feedbacks para o mesmo, desta forma, ele, sem que seja repreendido, continua a fazer a ação, porém, em seu discurso, que está alinhado a politica da empresa, mas não aos seus comportamentos.

Por isso, acredito que seja ideal que para além de um código de conduta, as organizações tenham mecanismos de controle das ações dos gestores e trabalhem para que o ambiente organizacional seja seguro para que todos possam dar e receber orientações, desta forma, poucos limites tendem a ser ultrapassados se apontados em algum momento. 

In reply to Murielle Aparecida Calixto

Re: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço

by Christiane Pinheiro da Silva Bittencourt -
Olá, excelente reflexão, Murielle. Acredito também que as empresas precisam se munir de mecanismos para evitar esse comportamento de "Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço". Na empresa onde trabalho temos uma cultura de Feedback e 1:1 e o RH em 2026 terá a missão de acompanhar essa rotina. Temos também na empresa uma Ouvidoria e código de ´Ética e Conduta, entendo que essa estratégia pode mitigar a ocorrência de comportamentos "nocivos". Você tem alguma sugestão de algum mecanismo adicional de controle das ações dos gestores para indicar? Abs
In reply to Murielle Aparecida Calixto

Re: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço

by Daniel Antonio Zilli Carvalho -
Tua análise um ótimo exemplo de como a incoerência entre discurso e prática pode gerar permissividade e fragilidade ética. No contexto organizacional, isso é ainda mais crítico porque líderes são referências: quando dizem uma coisa e fazem outra, criam um espaço para racionalizações e desvios, minando a credibilidade das normas.
Concordo totalmente que apenas um código de conduta não é suficiente. Governança efetiva exige mecanismos de monitoramento e confiabilidade, além de um ambiente seguro para feedback. Quando colaboradores não se sentem à vontade para apontar incoerências, a cultura tende a se deteriorar aos poucos.