Comunicação e confiança entre conselho e diretoria

Comunicação e confiança entre conselho e diretoria

por GABRIEL GUSMÃO MENDES DA SILVA -
Número de respostas: 3

Na minha visão, a relação entre conselho e diretoria só funciona de verdade quando existe um ambiente de confiança e comunicação madura. Não adianta ter um conselho super técnico se a diretoria tem medo de trazer problema, ou se o diálogo acontece só na reunião formal de pauta cheia. Boas práticas começam pelo básico: informação clara, completa e no tempo certo. Isso significa compartilhar não só os números “bonitos”, mas também riscos, desvios e dúvidas, sem maquiagem.

Outra prática que considero essencial é combinar expectativas dos dois lados. Conselho e diretoria precisam alinhar qual é o papel de cada um: o conselho definindo direção, fazendo perguntas difíceis e acompanhando resultados; a diretoria trazendo visão operacional e propostas de caminho. Quando esse “contrato psicológico” fica claro, diminui a interferência indevida na gestão e aumenta a qualidade das conversas.

Por fim, acho importante criar canais de diálogo para além da reunião formal: encontros periódicos entre presidente do conselho e CEO, visitas a áreas-chave, momentos de discussão estratégica sem tomada de decisão imediata. Esses espaços ajudam a construir confiança pessoal e permitem tratar temas sensíveis com mais transparência. No fim das contas, a excelência em governança aparece quando conselho e diretoria conseguem discordar com respeito, trocar informação de forma aberta e manter o foco no propósito e na sustentabilidade da organização.

Em resposta à GABRIEL GUSMÃO MENDES DA SILVA

Re: Comunicação e confiança entre conselho e diretoria

por Caroline Inácio Bonatto -
Concordo com o que você colocou, Gabriel! Sem confiança e sem informação transparente, a relação entre conselho e diretoria fica só no papel.
Achei muito bom o ponto do “contrato psicológico” e dos espaços de diálogo fora da reunião formal. Isso ajuda a trazer problemas reais, discutir riscos e temas sensíveis com abertura, bem como evitar interferência indevida na gestão.

por Giuliana de Siqueira -
Gabriel, exatamente! Essa parte do problema eu também enfatizei no meu fórum, pois existem casos onde os problemas são escondidos e apenas o sucesso é compartilhado, nesse caso, a confiança é quebrada.

por Leandro Bissoni da Silva -
Quando cada liderança entende seus limites de atuação dentro da organização o diálogo flui com mais respeito e menos interferências indevidas. A comunicação também precisa ser estruturada: pautas definidas, informações enviadas com antecedência e espaço real para contribuição de ambos os lados. É vital não olhar só os "números bonitos" que você comentou, talvez ainda mais importante seja olhar onde a organização está errando, quais os processos precisam ser melhorados e traçar estratégias alinhadas com o interesse de todos.