O conselho de administração, enquanto órgão responsável por definir a estratégia e supervisionar a gestão, tem papel central na governança, pois toda a organização é impactada pela forma como o conselho transmite suas decisões a longo prazo. Alguns aspectos que determinam sua efetividade é a boa comunicação, transparência e ética, pois permite que os setores impactados, como a diretoria executiva, sintam segurança e responsabilidade em suas ações, validando e corroborando com as iniciativas propostas.
Nesse sentido, práticas de comunicação e confiança essenciais entre o conselho e a diretoria executiva são: posicionamento ético diante de situações diversas, mesmo sob pressão, atuando conforme os valores e cultura organizacional; ampla visibilidade sobre as ações de ambos, trazendo transparência para os processos decisórios e operacionais; avaliações/feedbacks da diretoria frente ao conselho e vice-versa, corroborando para a melhoria contínua dos dois setores e debates democráticos sobre a eficiência de processos, gerando uma troca de ideias efetiva entre os dois órgãos.
Tudo isso permite que seja possível cultivar relações éticas e fluxos de diálogo na organização, o que contribui para seu crescimento a longo prazo sob bases institucionais e laços com stakeholders mais sólidos.