Objetivos estratégicos no Setor Público

Objetivos estratégicos no Setor Público

por Giuliana de Siqueira -
Número de respostas: 5

Olá para todos!

O meu caso para a discussão deste fórum é um pouco diferenciado, no entanto, acredito que acrescentará muito para entendermos os objetivos estratégicos em diferentes instituições. Eu sou Residente Técnica na Secretaria das Cidades do Governo do Paraná, onde eu atuo, percebo que os principais objetivos estratégicos estão muito voltados para promover o desenvolvimento urbano dos municípios, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir desigualdades regionais. Isso aparece, na prática, por meio de ações ligadas à infraestrutura, habitação, mobilidade urbana e apoio técnico aos municípios, principalmente os menores, que muitas vezes têm mais dificuldade de estrutura.

Ao mesmo tempo, existe uma preocupação constante com a boa aplicação dos recursos públicos, com transparência e com o fortalecimento da governança, já que tudo o que é feito precisa, de fato, gerar impacto positivo para o cidadão.

Quando eu olho para esses objetivos pela ótica do marketing, fica bem claro para mim que o desafio é diferente do setor privado. Aqui, a gente não está falando de vender um produto, mas de gerar valor público. O “cliente” é o cidadão, e isso muda bastante a lógica. Um ponto que eu percebo muito no dia a dia é que, apesar de existirem processos estruturados e políticas públicas importantes, o acesso a essas informações ainda é difícil. Muitas vezes, os sites não são intuitivos, os processos são complexos e a linguagem não é tão acessível. Então, do ponto de vista do marketing, vejo uma grande oportunidade de melhorar a comunicação, simplificar o acesso e realmente pensar na experiência do cidadão. Além disso, o marketing também tem um papel importante em dar visibilidade ao que está sendo feito.

Muitas ações relevantes acabam não sendo plenamente conhecidas pela população, o que impacta até na percepção sobre a atuação do poder público. Por isso, eu vejo que alinhar os objetivos estratégicos com uma visão mais voltada ao marketing pode ajudar muito a potencializar os resultados, não só na execução das políticas públicas, mas também na forma como elas chegam e são percebidas pelas pessoas.

É importante citar que a "propaganda" também é muito ativa em partes envolvendo questões eleitorais, outro diferencial dentro deste setor, que também promove a publicidade para os governantes através das ações feitas. 

Em resposta à Giuliana de Siqueira

Re: Objetivos estratégicos no Setor Público

por Caroline Inácio Bonatto -
Oi, Giu! Achei muito interessante o seu ponto de vista, principalmente por trazer a realidade do setor público.

Concordo quando você fala que o “cliente” é o cidadão e que o foco está em gerar valor público. Realmente isso altera bastante a lógica do marketing, porque não se trata de vender, mas sim de facilitar o acesso, comunicar bem e gerar percepção de valor nas ações realizadas.

Também achei muito importante o que você comentou sobre a dificuldade de acesso às informações. Muitas vezes existem ações e políticas relevantes, mas, se a comunicação não for clara e acessível, o impacto pode ser bem menor do que deveria.

Você trouxe uma visão diferente e bem relevante para a discussão.

por Igor Andrade Araújo -
Olá!
Achei muito interessante o seu exemplo no setor público por fugir da lógica tradicional de mercado. O interessante é que o marketing no contexto que vc trouxe funciona como facilitador no acesso a informação, porque é um artificio capaz de traduzir políticas públicas e serviços em uma linguagem mais simples e acessível para o cidadão, melhorando a experiência e o uso efetivo dessas iniciativas.
Também serve como instrumento de transparência e prestação de contas, dando visibilidade às ações realizadas e aos impactos gerados, o que é fundamental no setor público para fortalecer a confiança e a governança.
E acho que também como apoio à estratégia porque ajuda a direcionar melhor as iniciativas a partir da retroalimentação de informações em função dos dados coletados de percepção dos cidadãos. Se puder, também ficaria interessado em saber sua opinião sobre o meu post. Abraços.

por Carolina Vasconcelos de Barros Santos -
Achei muito interessante sua percepção porque ela mostra bem que no setor público o marketing vai muito além da divulgação: ele é essencial para conectar os objetivos estratégicos com a forma como isso chega ao cidadão. Quando a comunicação é complexa ou pouco acessível, mesmo boas políticas perdem impacto, então simplificar o acesso, melhorar a experiência e dar visibilidade às ações acaba sendo fundamental tanto para gerar valor público quanto para fortalecer a percepção da atuação dos governantes.

por Gabriel Paula -
Giu, você demonstra uma visão bastante madura sobre a relação entre estratégia e marketing no setor público, especialmente ao destacar a geração de valor para o cidadão, o que contribui muito para a discussão. Concordo com a importância de melhorar a comunicação e a experiência do usuário, porém vejo de forma um pouco diferente a questão da propaganda vinculada aos governantes. Considero que a comunicação pública deve estar mais centrada na transparência institucional e na prestação de serviços do que na promoção indireta de agentes políticos, justamente para fortalecer a confiança da população e a continuidade das políticas públicas. Fica uma reflexão: na sua percepção, quais seriam as melhores estratégias para tornar a comunicação mais acessível ao cidadão sem gerar uma personalização excessiva das ações do governo?

por Natyelle Rodrigues Campera -
Giu, sua contribuição traz uma visão muito relevante do setor público. Fica claro que os objetivos estratégicos estão focados em gerar valor para o cidadão, melhorar a qualidade de vida e garantir o bom uso dos recursos públicos.
Do ponto de vista do marketing, concordo que o principal desafio está na comunicação e no acesso à informação. Melhorar a linguagem, simplificar processos e dar mais visibilidade às ações fortalece a transparência e a percepção positiva da atuação pública, alinhando ainda mais a estratégia à experiência do cidadão.