Olá para todos!
O meu caso para a discussão deste fórum é um pouco diferenciado, no entanto, acredito que acrescentará muito para entendermos os objetivos estratégicos em diferentes instituições. Eu sou Residente Técnica na Secretaria das Cidades do Governo do Paraná, onde eu atuo, percebo que os principais objetivos estratégicos estão muito voltados para promover o desenvolvimento urbano dos municípios, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir desigualdades regionais. Isso aparece, na prática, por meio de ações ligadas à infraestrutura, habitação, mobilidade urbana e apoio técnico aos municípios, principalmente os menores, que muitas vezes têm mais dificuldade de estrutura.
Ao mesmo tempo, existe uma preocupação constante com a boa aplicação dos recursos públicos, com transparência e com o fortalecimento da governança, já que tudo o que é feito precisa, de fato, gerar impacto positivo para o cidadão.
Quando eu olho para esses objetivos pela ótica do marketing, fica bem claro para mim que o desafio é diferente do setor privado. Aqui, a gente não está falando de vender um produto, mas de gerar valor público. O “cliente” é o cidadão, e isso muda bastante a lógica. Um ponto que eu percebo muito no dia a dia é que, apesar de existirem processos estruturados e políticas públicas importantes, o acesso a essas informações ainda é difícil. Muitas vezes, os sites não são intuitivos, os processos são complexos e a linguagem não é tão acessível. Então, do ponto de vista do marketing, vejo uma grande oportunidade de melhorar a comunicação, simplificar o acesso e realmente pensar na experiência do cidadão. Além disso, o marketing também tem um papel importante em dar visibilidade ao que está sendo feito.