FAQ (antigo)


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0

Questão:

0

(Última edição: Monday, 3 May 2021, 13:15)
Resposta:

Olá, os alunos não estão inseridos nas disciplinas de química geral que estou oferecendo esse semestre. Vcs poderiam inserir?


A

Questão:

Acessos

(Última edição: Thursday, 8 Oct 2020, 09:47)
Resposta:

Para verificar tudo o que o aluno fez na sua disciplina, o professor pode consultar o relatório de Logs.

Passos para acessar esse relatório: 

1) No menu de configuração do curso escolha 'mais'.

Mais

2) Depois clique em 'Logs':

Relatório Logs



Questão:

Aluno com 'não atualmente'

(Última edição: Thursday, 8 Oct 2020, 09:54)
Resposta:

O que significa o status 'não atualmente' para o aluno na lista de participantes?

Lista

A inscrição do aluno na sala pode ter uma data limite de acesso. Ou seja, se o participante estiver como 'não atualmente', isso significa que ele não tem mais acesso, ou porque acabaram os dias do acesso ou por ter passado a data limite. Essa data e os dias são indicados na inscrição do aluno.

Para mudar o status existem duas opções: mudar para cada um ou mudar a data para vários.

A. Mudar para um aluno

Para mudar o status de um aluno para 'ativo' siga os seguintes passos:

1. Clicar no menu de ações (engrenagem) da linha do participante

menu

2. Mude as configurações

A seguir as configurações para a indicação de 'Não atualmente':


É possível mudar a data de término ou desabilitar o término e indicar 'ilimitado' para o Período de validade da inscrição:

ilimitado

3. Salvar

Depois de salvo, o status do participante muda para ativo e ele pode acessar o curso novamente.


B. Mudar para vários alunos

1. Selecionar os participantes

Seleção

2. Selecionar a edição

Selecionar a opção 'Editar as inscrições de usuários selecionados' para o tipo de inscrição desejado. Neste, caso estava como 'Inscrição Manual'

editar

3. Alterar Data de Término

No final da página aberta, selecione a data desejada e depois clique em 'Salvar'

Alterar Data




Questão:

Aluno não consegue ver a média

(Última edição: Thursday, 8 Oct 2020, 10:05)
Resposta:
O professor consegue ver a média do aluno, mas o aluno não. Quais o(s) motivo(s)?
1. O mais comum é ter a média escondida quando tem itens escondidos. Passos para solução:
  • Deixar atividade oculta para zero; OU
  • Mudar 'Configuração Livros de Notas' / 'Configuração de notas do curso' / 'Esconder totais caso contenham itens escondidos.
  • Passos para alterar as configurações no livro de notas:
    • Acessar 'Configuração do livro de notas';

    • Mudar em 'Configuração do Livros de Notas' / 'Configuração de notas do curso' / 'Esconder totais caso contenham itens escondidos'.




2. Média está oculta. Passos para solução:
  • Mudar para opção 'Mostrar' em 'Configuração Livros de Notas' / 'Total do Curso' / 'Editar'

Questão:

Autoinscrição

(Última edição: Thursday, 8 Oct 2020, 10:12)
Resposta:
O curso com a Autoinscrição habilitada permite ao aluno se inscrever na disciplina sem a intervenção do professor. O professor pode colocar ou não uma senha. Para tal, é preciso os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Participantes na página inicial da sala.


2)  Acessar o menu de configuração dos participantes e escolher 'Métodos de inscrição'.
 

3) Se a Autoinscrição estiver cinza, é porque está desabilitada. Nesse caso, você pode clicar no ícone de olho cortado para deixá-la habilitada. Depois, clique na configuração da Autoinscrição que fica do lado direto do 'olho'


4) Este passo é opcional, mas recomendado. Se você desejar que apenas possam se inscrever as pessoas que possuem uma chave que, por exemplo, você divulgou por e-mail. Indique a senha no campo 'Chave de inscrição'.





B

Questão:

Backup da sala

(Última edição: Thursday, 8 Oct 2020, 10:20)
Resposta:

O backup é individual de cada curso e é realizado pelo professor. Aconselhamos que o professor possa fazer o backup depois que todos os materiais estiverem organizados no espaço da UFPR Virtual. E, também, no final do semestre, como comprovante do que os alunos realizaram durante o semestre. E o melhor local para gravar? No seu computador com cópia nas nuvens.

A seguir, mostramos os passos para o backup com a explicação para cada situação.

1. Acessar o menu de ações da sala

Dentro da página inicial da disciplina, acesse o menu de ações e depois a opção de 'Backup' conforme indicado na figura:

Menu


2. Configurações de backup

Depois, uma nova página se abrirá com as opções gerais de backup. Aqui seleciona-se os grupos que podem fazer parte do backup. O professor não tem permissão de fazer backup dos usuários por questões de segurança.

opções


3. Escolher padrão ou escolher opções?

No final da página você tem duas opções: clicar em 'Pular para o passo final', para aceitar todas opções padrões (o recomendado). Ou clicar em 'Próximo' para escolher as opções que desejar. Se escolher pular para o final, ler o passo 7 deste FAQ.

Pular'


4. Selecionar atividade e recurso

Depois, selecione o que lhe interessar manter. Geralmente, deixamos com todas as opções marcadas ou retiramos o que era teste. 

Atividades

5. Nome do arquivo

Você pode escolher o nome do arquivo físico que conterá todo o backup. Note que já vem como padrão o código interno do curso e a data. Pode-se mudar, mas aconselhamos a deixar no final do nome do arquivo a extensão que indica o tipo do arquivo (.mbz).



6. Executar

Agora é só executar o backup. Esse processo é demorado, e aconselhamos a executá-lo na quinta ou sexta de manhã que são os períodos de menor acesso na UFPR Virtual.

Executar

7. Download

Após um tempo, você será levado para a página de 'Área de backup' que contém o backup criado. É importante você fazer o download para seu computador local e subir para um espaço na nuvem. Existe uma opção oferecida para os professores.

download


Veja também: Restaurar o backup


Questão:

Barra de progresso

(Última edição: Thursday, 8 Oct 2020, 10:31)
Resposta:

A barra de progresso indica visualmente para cada participante as ações que ele já fez ou tem que fazer dentro do curso. E, também, permite a ele perceber visualmente o que está atrasado ou não. É uma ótima indicação para os alunos. Muitos alunos sempre têm o costume de acompanhar suas atividades pela barra de progresso. Por isso, existe uma grande importância do professor configurá-la corretamente. 

A Barra de Progresso encontra-se no canto superior direito. Se a barra não estiver aparecendo, clique na seta azul.

Barra de Progresso

Cada quadrado indica informações sobre a conclusão de uma atividade. Se você deixar o mouse em cima do quadrado, aparecerá uma mensagem com a atividade correspondente. Se você clicar no quadrado, será levado diretamente para a atividade.

Cada cor tem um significado: a cor verde indica que você concluiu a atividade correspondente. O vermelho indica que a data esperada para a conclusão da atividade não concluída já passou. O Azul indica que a atividade não foi concluída, mas ainda está dentro do prazo.

Dicas para o aluno

Verifique sempre o manual do aluno (Ficha2 e ou Plano de aula) para ter certeza das datas de conclusão de cada atividade. Utilize a barra de progresso como indicação e auxílio para realizar todas as atividades e os recursos disponibilizados pelo professor.

Visão geral de estudante

O botão 'Visão geral de estudante' leva para uma tela com a situação de cada aluno:

Visão

Na figura exemplo, é possível visualizar que o Aluno 1 realizou quase todas atividades até a sua conclusão. Apenas uma atividade não foi concluída.

O professor consegue de modo rápido concluir que o Aluno Teste e Aluno UFPR não fizeram nada. É como se eles nem tivessem entrada na plataforma. E o último estudante possui algumas atividades concluídas, com muitas atividades em atraso, indicando que houve abandono por parte do aluno.


Veja mais: Configurações da conclusão de atividades


Questão:

Boas práticas vídeos interativos H5P

(Última edição: Tuesday, 20 Oct 2020, 16:38)
Resposta:

Boas práticas para os vídeos interativos criados com H5P:

1. Colocar nota de aprovação. 

Existe um erro reportado pelo H5P que é quando a nota de aprovação está vazia. Logo, coloque sempre o valor '1' no campo 'Nota para aprovação'

2. Se tem perguntas coloque tela de submissão

Caso tenha alguma pergunta interativa crie sempre uma tela de submissão. Para criar a submissão é preciso ir até o final do vídeo (+- 3 segundos antes do final) na estrela no canto inferior direito:

Submissão

Veja que neste caso não tem nenhuma tela criada. Logo, clique em 'Adicionar tela de submissão...' para criar a tela. A tela a seguir mostra o tempo que a tela foi criada:


3. Verifique o tempo da tarefa de revisão. 

Deixe a pergunta de revisão antes da tela de submissão. Acesse o passo 3:


E coloque quantos segundos antes de terminar a tarefa de revisão deve aparecer. Na figura a seguir está 5, que é antes dos 3 segundos da tela criada neste exemplo.




C

Questão:

Cálculo de notas

(Última edição: Monday, 8 Jun 2020, 10:22)
Resposta:

O vídeo mostra uma explicação inicial de como configurar as notas e seus pesos.

Resumindo: 

1) Configuração do Livro de notas tem o cálculo das médias dos alunos. 

2) Mudar para média é na categoria de nota.

3) Adicionar a nota para uma atividade é na configuração da atividade.



Questão:

Chat - o que é?

(Última edição: Wednesday, 31 Mar 2021, 20:58)
Resposta:

Chat A ferramenta Chat é uma ferramenta síncrona, ou seja os participantes encontram-se online ao mesmo tempo e trata-se da realização de uma discussão textual via Web. Ao contrário dos fóruns, todos podem publicar textos ao mesmo tempo. 

Este módulo contém opções de revisão e configuração das discussões. Para melhor resultado pedagógico das discussões, sugere-se que a data e horário do Chat, sejam agendados com antecedência e indicação da pauta ou conteúdo a ser discutido; possa haver escolhas entre dois ou mais horários; haja sempre o moderador, nunca ultrapasse uma hora de duração. Existe uma restrição de hardware do servidor para o máximo 10 alunos participem ao mesmo tempo. 

Para participar, você deverá acessar o ambiente no dia e local determinado, clicando em "Clique aqui para entrar no Chat agora" e após a abertura da janela, automaticamente aparecerá sua identificação e dos demais presentes. Conforme orientações enviadas pelo(a) seu(ua) tutor(a), você deverá digitar/participar com contribuições objetivas e claras; evite comentar sobre assuntos alheios à discussão. 

Aconselha-se o uso de outros aplicativos para chat em grupo que são gratuitos, tais como: Skype e Hangout. Para apresentações com perguntas no final, particularmente prefiro o livestream, por permitir uma transmissão mais fácil para o apresentador. 

Obs: Uma maneira de incentivar os alunos é marcar um horário para eles mesmo possam se encontrar, sem necessariamente a presença do professor o tutor. Os alunos podem marcar, por exemplo, para se encontrar às 9h, 13h, 19h ou 22h. Ou o horário com maior movimento de alunos é às 1h. Vocês podem utilizar os fórum hora do café para marcar algum horário.


Ao professor

Pode-se verificar as conversas no link 'Ver sessões encerradas'.




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