Header icon

FAQ UFPR Virtual: Conheça aqui as perguntas mais frequentes

Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

R

Reconfigurar a sala
Resposta:

Para preparar o espaço para o novo semestre, é possível usar a opção 'Reconfigurar' no menu do curso. 

1. Acessar a reconfiguração

Clique no menu de ações na página inicial do curso, e depois escolha 'Reconfigurar'

Reconfigurar menu

2. Configurações

Assim que abrir a página das configurações, vá para o final da página e clique no botão 'Selecionar Padrão'

Selecionar padrão

Se desejar configurar valores e padrões, já é possível clicar no botão 'Reconfigurar curso' e depois 'Continuar'.

A seguir, serão explicadas algumas opções que podem ser interessantes de serem avaliadas pelo usuário.

2.1 Papéis

Cuidado ao selecionar os papéis. Geralmente, apenas excluímos os alunos e tutores. Caso você selecione o seu próprio papel (exemplo: professor) você não terá mais acesso ao curso.

Excluir demais papeis

2.2 Grupos

Se desejar manter os grupos e apagar os membros, habilite a opção 'Remover todos os membros do grupo' e deixe desabilitado 'Excluir todos os grupos'.

Remover membros ou grupos

2.3 Glossário

Se desejar apagar os itens inserido pelos alunos, habilite a opção 'Excluir os itens criados por usuários não inscritos'.

Se desejar apagar até os itens inseridos pelos professores/tutores, selecione a opção 'Cancele itens de todos os glossários'.

Excluir itens do glossário

2.4 E-aula RNP

Para apagar informações da E-aula RNP é preciso selecionar manualmente as opções desejadas:

Apagar informações RNP
Restaurar um curso
Resposta:

A restauração de cursos permite que você recupere um curso a partir de um arquivo de backup (.mbz). Isso pode ser útil para reutilizar materiais de cursos anteriores ou para recuperar dados em caso de perda.

Passos para realizar a restauração:

  1. Acessar o menu de ações da sala

  • Dentro da página inicial da disciplina, clique no botão "Mais" no menu superior e selecione a opção "Backup".




  1. Selecionar a opção de restauração

    • Uma nova tela será exibida com um campo select box. Selecione a opção "Restaurar".




  1. Upload do arquivo de backup

    • Na página "Importar um arquivo de backup", clique em "Escolher um arquivo" e selecione o arquivo .mbz do seu computador. Depois, clique em "Enviar este arquivo".




  1. Confirmação do backup

    • Verifique se todas as informações estão corretas e clique em "Continuar".




  1. Destino da restauração

    • Escolha se deseja restaurar o curso como um novo curso ou em um curso existente. Selecione a opção desejada e clique em "Continuar".

  2. Configurações de restauração

    • Selecione as atividades, blocos, filtros e outros itens que deseja restaurar. Clique em "Próximo" para continuar.




  1. Esquema de restauração


    • Selecione ou desmarque itens específicos e ajuste o nome do curso, nome curto e data de início, se necessário. Clique em "Próximo".
      8. Revisão


  • Revise todas as configurações e clique em "Executar restauração" para iniciar o processo.


       9. Conclusão
  • Após a restauração ser concluída, clique em "Continuar" para acessar o curso restaurado.






Revisar questionário
Resposta:

Você pode controlar o que o aluno pode consultar após responder o questionário. A seguir, mostraremos a localização das configurações e as explicações de algumas das opções.

Para começar, certifique-se de que a sala está no modo de edição.

1. Acessar configurações

Clique no 'Editar' à direita do questionário e depois clique em 'Editar configurações'

Acessar e editar configurações

2. Na seção 'Opções de revisão'

Localize a seção de 'opções de revisão' para que possa escolher as opções conforme a figura a seguir:

Revisão de opções

As opções 'durante a tentativa' indica o momento que o estudante está respondendo o questionário. Ou seja, não é bom que ele possa saber muitas informações. Logo, a opção mais comum é deixar desmarcadas as opções do grupo como na figura acima. A não ser num caso específico: quando for um questionário para o estudante aprender as informações e que não valha nota. 

As opções do grupo 'Após a tentativa' são para funcionar imediatamente após a tentativa. Ou seja, se você desejar que o aluno consiga ver suas notas (de cada questão e do questionário) deixe marcada a opção 'notas'. Se deseja permitir que ele veja quais as questões ele acertou ou errou imediatamente após salvar e enviar, deixe a opção 'Acertos/Erros' habilitada. Na figura acima, apenas a opção 'A tentativa' está habilitada. Logo, o aluno apenas pode visualizar a sua resposta. Ele não saberá sua nota, se acertou/errou cada questão ou qual a resposta correta das questões.

O grupo 'Mais tarde...' são as opções que funcionarão minutos após a tentativa. Após um tempo e/ou depois dele fechar a janela e consultar a página novamente. Na figura acima, ele só pode ver suas notas e sua resposta. Obs: pela nota da questão ele pode deduzir qual a opção correta ou incorreta.

O grupo 'Depois do fechamento do questionário' é habilitado quando a data for indicada e habilitada em 'Encerrar o questionário' (seção 'Duração', ilustrada na próxima figura). Se a data de encerramento está habilitada, você poderá configurar as opções deste grupo. Uma opção comum é indicar a nota e a resposta correta após o fechamento do questionário, ou seja, só depois que nenhum outro estudante puder responder o questionário. 

Dica: criar feedbacks específicos para cada questão (explicando os motivos de modo detalhado), deixando habilitada nas opções presentes na primeira figura da seção 2, ajuda o aluno a aprender com seus erros.

Habilitar e/ou definir duração