Tópicos que destaco/Questões que surgiram:

Tópicos que destaco/Questões que surgiram:

de KATIA APARECIDA ROSA -
Número de respuestas: 4

Através da leitura do material disponibilizado, destaco alguns pontos:

"A Educação Humanitária não substitui ou se coloca acima de outros movimentos educacionais, mas sim INTEGRA e AMPLIA esses tópicos, através de uma visão INTERCONECTADA". Ou seja, é preciso que ao desenvolver uma iniciativa na busca por uma solução de um problema com os alunos, ou um grupo, pensemos em todas as escalas que envolvem esse problema e não o tratemos de forma isolada.

"Fazer o bem AO MÁXIMO e o mal AO MÍNIMO". Ou seja, precisamos analisar todo o contexto que envolve uma situação, pois muitas vezes quando queremos resolver a mesma apenas pensando em acabar com o mal que ela está causando, acabamos dando início à outras situações problemas.

Destaco algumas questões:

-Como podemos envolver todas as instâncias da escola na discussão de um problema?

-Como identificar quando uma ação solucionária refletirá o bem ao máximo e o mal ao mínimo?


En respuesta a KATIA APARECIDA ROSA

Re: Tópicos que destaco/Questões que surgiram:

de JEFERSON ALVES BANDEIRA -
É indispensável que os alunos tenham essa visão global e integral na resolução de um problema, tanto micro quanto macro. A ideia de fazer o bem ao máximo e o mal ao mínimo pode ser tranquilamente desenvolvida. Só se faz necessário que tenhamos mais empatia e altruísmo.
Quanto às questões levantadas por ti, Katia, reconheço também essa dificuldade de conseguir um engajamento e uma comunhão entre a coletividade. Quem sabe uma ação possível fosse organizar um projeto para tratar da produção e destinação do lixo no espaço escolar.
En respuesta a KATIA APARECIDA ROSA

Re: Tópicos que destaco/Questões que surgiram:

de ANA PAULA FERNANDES DOS SANTOS -

Esse envolvimento da escola para mim é uma das situações mais difíceis pois estamos com uma carga de conteúdo para dar conta e muitas vezes não conseguimos inserir determinados assuntos da forma como gostaríamos