A principal questão é como fazer com que os alunos, de fato, sejam "seduzidos" pela educação solucionária, visto que, muitos, sobretudo os da escola pública, são totalmente desprovidos de visão de futuro e não se reconhecem como agentes transformadores de sua realidade e da sociedade em que vivem.
In reply to ANA CLAUDIA VITORETTI FELIPPE
Re: Quais questões surgiram à sua mente?
Boa tarde Ana Claudia. Parabéns pelo comentário e exposição da sua preocupação. Creio que não há uma receita de bolo, justamente pelo fato de desmotivação e desesperança que também foi um dos meus pontos de atenção após o módulo. Contudo, acredito que a educação tradicional, no seu molde atual, com a ideia de “conscientização” e mantendo o caráter de hierarquia, onde um ensina e o outro aprende, infelizmente propicia uma redução nessa visão do aluno se entender como parte do processo ativo de transformação. Ao longo do curso espero que possamos ver isso, mas acredito que será um dos focos a inserção do aluno como ator nessa mudança, como stakeholder de onde vive e possibilitando essa participação ativa. Parabéns novamente e obrigado pela contribuição
In reply to ANA CLAUDIA VITORETTI FELIPPE
Re: Quais questões surgiram à sua mente?
Pequenas ações organizadas na própria escola podem ir motivando os alunos a olharem para as transformações que podem ocorrer na sociedade.
In reply to ANA CLAUDIA VITORETTI FELIPPE
Re: Quais questões surgiram à sua mente?
Acrescento que precisamos também sermos seduzidos por ela.