A Indissociabilidade dos métodos qualitativo e quantitativo e possíveis resultados

A Indissociabilidade dos métodos qualitativo e quantitativo e possíveis resultados

por LEILIANE RABELO -
Número de respostas: 2

O estudo não considera a noção de qualidade e quantidade de forma dissociáveis. Assim sendo, um fenômeno ao ser analisado isoladamente não teria muito a dizer. Diferentemente, quando há a combinação de olhares, métodos e perspectivas, conseguem mais adequadamente o alcance da afirmação, do equilíbrio e da verdade. A realidade só poderia ser compreendida a partir de uma concepção dialética de conhecimento que conjuga diferentes elementos de análise. Assim como a teoria não pode ser concebida sem a prática, a qualidade não pode ser sem a quantidade.

Dessa forma, segundo a autora, seria impossível analisar adequadamente questões científicas sob a perspectiva de um único método, já que o conhecimento se desenvolve harmoniosamente de forma relacional, possibilitando a integração de diferentes métodos para melhor compreender a realidade no processo de produção do conhecimento. 

Baseado nas ideias da autora, fiquei pensando como proceder, quando na combinação desses métodos, for obtido resultados contraditórios que tragam perspectivas diferentes ao fenômeno estudado?


Em resposta à LEILIANE RABELO

Re: A Indissociabilidade dos métodos qualitativo e quantitativo e possíveis resultados

por LILIANE MENEZES RABELO -
Demonstrar teoricamente as relações entre as dimensões de qualidade e quantidade na pesquisa científica e argumentar que os modos de produção do conhecimento estão condicionados à vigilância dos pesquisadores sobre o sistema de relações objetivas, envolve uma discussão complexa que se baseia em princípios filosóficos e epistemológicos como fez a autora do texto.
A qualidade na pesquisa científica refere-se à capacidade de um estudo ou resultado de atender aos critérios estabelecidos de rigor, confiabilidade, validade e relevância. Isso envolve a aplicação de métodos sólidos, análise crítica, revisão por pares e contribuição significativa para o conhecimento existente, enquanto a quantidade, por outro lado, refere-se à mensuração, à coleta de dados, à quantidade de evidências ou amostras disponíveis para análise. A quantidade não deve ser vista apenas como quantidade bruta, mas também como a extensão de uma pesquisa e a capacidade de generalização dos resultados.
Porém, a indissociabilidade entre Qualidade e Quantidade é essencial, pois as duas dimensões se complementam, embora cada contexto possa ter suas próprias nuances, encontrar o equilíbrio entre qualidade e quantidade pode fornecer uma visão mais completa e abrangente do fenômeno em estudo.

Com base na perspectiva da indissociabilidade e a complementariedade entre a pesquisa qualitativa e quantitativa, se os resultados foram divergentes é possível que um dos métodos tenha sido aplicado de forma equivocada em um de seus aspectos.
Em resposta à LILIANE MENEZES RABELO

Re: A Indissociabilidade dos métodos qualitativo e quantitativo e possíveis resultados

por LUCIANO ANDRE VANZ -
Como a autora salientou, "toda realidade é conhecida por apresentar não apenas qualidades, como a condição de ser mortal, imortal, finito, infinito, bom, ruim, entre outras possibilidades, mas também quantidades, como um, muitos, alguns, pouco, muito, grande ou pequeno". Na realidade não há como fazer uma análise completa de um contexto excluindo-se a dimensão qualitativa ou a quantitativa, ou seja, ainda como a autora afirmou no texto, "a complementaridade decorre da própria natureza de qualquer investigação, uma vez que privilegia a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito".