O estudo não considera a noção de qualidade e quantidade de forma dissociáveis. Assim sendo, um fenômeno ao ser analisado isoladamente não teria muito a dizer. Diferentemente, quando há a combinação de olhares, métodos e perspectivas, conseguem mais adequadamente o alcance da afirmação, do equilíbrio e da verdade. A realidade só poderia ser compreendida a partir de uma concepção dialética de conhecimento que conjuga diferentes elementos de análise. Assim como a teoria não pode ser concebida sem a prática, a qualidade não pode ser sem a quantidade.
Dessa forma, segundo a autora, seria impossível analisar adequadamente questões científicas sob a perspectiva de um único método, já que o conhecimento se desenvolve harmoniosamente de forma relacional, possibilitando a integração de diferentes métodos para melhor compreender a realidade no processo de produção do conhecimento.
Baseado nas ideias da autora, fiquei pensando como proceder, quando na combinação desses métodos, for obtido resultados contraditórios que tragam perspectivas diferentes ao fenômeno estudado?