Objetivos estratégicos onde trabalho e a percepção no ponto de vista do marketing

Objetivos estratégicos onde trabalho e a percepção no ponto de vista do marketing

por Ezequiel Inácio Santos -
Número de respostas: 0

Olá,

Atualmente estou trabalhando na Copel, no time de tecnologia, como entrei em muito pouco tempo na empresa fui pesquisar os objetivos estratégicos para o ciclo 2026-2030, seguem:

Os objetivos estratégicos da Copel para 2026 e o ciclo 2026-2030 são marcados por um plano robusto de investimentos, expansão da capacidade geradora e foco na eficiência operacional após a migração para o Novo Mercado. O plano de investimentos para os próximos cinco anos (2026-2030) totaliza R$ 17,8 bilhões.

Os principais objetivos estratégicos incluem:
  • Expansão da Geração de Energia: A Copel mira um aumento de 33% em sua capacidade de geração, com destaque para fontes renováveis e a participação em leilões federais.
  • Reforço na Infraestrutura de Distribuição: Foco no aumento da capacidade de geração e transmissão, modernizando a rede para garantir a qualidade do fornecimento de energia no Paraná.
  • Investimento na Modernização Industrial: Destinação de R$ 40 milhões em editais de eficiência energética para projetos industriais, promovendo o uso racional de energia.
  • Sustentabilidade e Práticas ESG: A companhia busca reconhecimentos internacionais por suas práticas de sustentabilidade e reforça o compromisso com o desenvolvimento social, incluindo programas como o "Aluno Energia".
  • Apoio ao Agronegócio: Lançamento de iniciativas como o "Copel Agro" para impulsionar a infraestrutura energética no campo.
  • Crescimento no Mercado Livre: Aumento da carteira de comercialização de energia e fortalecimento da marca Copel no mercado nacional.
Em 2026, a empresa também passa por uma importante revisão tarifária, sendo um ano decisivo para a consolidação de sua nova fase de capital privado.

Então minha percepção no ponto de vista de marketing a estes objetivos, é que a empresa visa fortalecer seu posicionamento no mercado de energia nacional, com investimentos, com uma agenda ESG que pega muito bem com os consumidores e visando muito o mercado livre de energia que em 2027 vai ser de comercio livre para a população em geral (~90 milhões de pessoas), então os canais digitais já vem tendo apoio do marketing e visando vendas, em breve o cliente poderá escolher entre concorrentes e a Copel perderá o monopólio atual, então precisa se vender mais, ser mais competitiva, menos acomodada... e nada melhor que o time de marketing da Copel para apoiar este novo momento/desafio em nosso país, com a abertura do mercado de energia e mais este desafio à Copel.

O que tenho vivenciado neste curto espaço de tempo que estou na companhia, é que o marketing vem trazendo uma visão de hiper personalização nos canais digitais, junto ao time de tecnologia, estamos utilizando agentes de IA e trackeamento que nos tornam capazes de identificar padrões, clientes e suas particularidades, mais do que personas, ainda mais fragmentado e granulado, tendo como oferecer produtos, jornadas altamente customizadas, afim de atender aos clientes, trazê-los cada vez mais a nossos canais digitais (aumentar os clientes ativos no App, sites, etc), e que sintam-se tão bem quanto um humano pode atendê-los, Tendo assim capacidade operacional para atender a crescente de consumidores e serviços a qual se propõe atingir com a estratégia.