O papel estratégico do marketing nas organizações

O papel estratégico do marketing nas organizações

por Airton Braga -
Número de respostas: 3

Na instituição em que estou inserido, os principais objetivos estratégicos envolvem crescimento sustentável, aumento da captação de clientes e fortalecimento da qualidade assistencial, além da melhoria da experiência do paciente e da eficiência operacional.

Sob a ótica do marketing, esses objetivos exigem mais do que ações de divulgação. O marketing passa a atuar de forma estratégica, compreendendo o público, definindo posicionamento e construindo uma comunicação alinhada às necessidades dos clientes.

Outro ponto importante é a integração com a jornada do paciente, desde o primeiro contato até o atendimento, fortalecendo a experiência e a percepção de valor.

Dessa forma, o marketing contribui diretamente para a captação qualificada e para o fortalecimento da marca, deixando de ser apenas operacional e passando a gerar valor para a organização.

E na realidade de vocês, como o marketing se conecta com a estratégia da empresa?

Em resposta à Airton Braga

Re: O papel estratégico do marketing nas organizações

por Matheus de Azevedo Muraski -
Concordo bastante com essa colocação, principalmente na ideia de que o marketing deixa de ser apenas operacional quando passa a contribuir para a captação qualificada e para o fortalecimento da marca.

Na prática, isso mostra que o marketing não deve ser visto somente como uma área de apoio ou execução, mas como uma função estratégica da organização. Quando ele atrai o público certo, gera valor percebido e fortalece a imagem da empresa, passa a impactar diretamente os resultados do negócio.

Para mim, esse é um ponto muito importante: captação qualificada não significa apenas trazer mais pessoas, mas atrair clientes com maior aderência à proposta da organização. Ao mesmo tempo, o fortalecimento da marca amplia confiança, diferenciação e competitividade no mercado.

Por isso, vejo que seu comentário reforça bem como o marketing, quando alinhado à estratégia, ajuda a empresa não só a comunicar melhor, mas a crescer de forma mais consistente e sustentável!

por GABRIEL GUSMÃO MENDES DA SILVA -
Concordo com o seu ponto, principalmente quando você fala que o marketing hoje precisa ir muito além da divulgação. Na Loft, eu percebo algo parecido, porque a conexão do marketing com a estratégia da empresa passa muito pela forma como a marca se posiciona, gera confiança e consegue mostrar valor em um mercado bem competitivo.

Também achei interessante quando você trouxe a questão da jornada do paciente. No nosso caso, eu vejo isso de um jeito parecido com a jornada do cliente: não é só atrair, mas fazer com que toda a experiência com a empresa reforce essa percepção de valor. Acho que quando o marketing está alinhado com esse objetivo maior, ele deixa de ser só apoio e passa a ser parte real da estratégia do negócio.

No fim, vejo que o marketing se conecta com a estratégia justamente quando ajuda a empresa a entender melhor o público, fortalecer a marca e sustentar o crescimento de forma mais consistente.

por Christiane Pinheiro da Silva Bittencourt -
Oi, Airton! Muito interessante o seu ponto de vista, especialmente sobre o marketing atuar na jornada completa do paciente.

Na minha realidade, atuando em uma DTVM, vejo uma conexão muito forte com o que você mencionou sobre o marketing deixar de ser apenas operacional para gerar valor estratégico. No mercado financeiro, assim como na saúde, lidamos com um ativo extremamente sensível: a confiança.

Nossos objetivos de crescimento e eficiência operacional exigem que o marketing vá muito além da divulgação. Ele precisa traduzir o nosso rigor técnico e de compliance em percepção de segurança para o cliente. É exatamente essa construção de posicionamento que você citou que transforma um processo interno rígido em um diferencial competitivo de mercado.

Essa visão de que o marketing deve estar integrado à experiência do usuário, e não apenas no "comercial", é o que realmente consolida a marca a longo prazo.

Abraços!