Olá, colegas!
Exemplos de empresas que possuem programa de Coaching e Mentoring: Google é uma das referencias globais em programas assim, atuo como cliente do Google e já tive relatos dos colaboradores sobre esse processo, buscando mentoria com gestores experientes ou cursos/capacitações externas para seus colaboradores.
Magazine Luiza também fiquei sabendo que existe tais práticas, principalmente para jovens talentos com executivos seniores da organização, tenho também um amigo que trabalha lá e ele mesmo faz mentorias a outros colegas de empresa.
A empresa que atuo tem um programa de mentoria, pela correria do dia a dia não tive a oportunidade de participar, mas existe uma comunidade no teams e para quem participa, encontros quinzenais, acho eu que de 30 minutos.Não sei se é um executivo, colaborador da empresa ou alguém externo.
Em outras empresas já tive mentoria e busquei mentoria para colaboradores de times que fui gestor, na maioria dos casos foi proveitoso, para o profissional, e para a empresa, oxigenam os processos, a forma de fazer as coisas, trazem muito know how externo para desafios internos, mas nem todos tem interesse, e nem todos os mentores/coachings possuem habilidades para trazer resultado, creio que muito por aí seja hype.