Plano estratégico e seu desdobramento no Marketing

Plano estratégico e seu desdobramento no Marketing

por Beatriz do Nascimento -
Número de respostas: 1

Minha organização é do ramo de comunicação digital. Ela é voltada para atender empresas que desejam criar reconhecimento de marca, alcance e geração de leads através de site, redes sociais e campanhas off.

Dentre os principais objetivos estratégicos da empresa está: ser reconhecida como parte de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil (Grupo OM); criar campanhas que gerem valor e resultado para os clientes e estar alinhada aos padrões ESG.

Do ponto de vista do marketing, percebo esses objetivos na forma como a empresa se apresenta ao mercado (trabalhando de forma integrada e sinérgica com outras empresas do Grupo OM), pela abertura que dá aos consumidores de acessar seus conhecimentos (através de treinamentos técnicos e eventos) e pelo relacionamento próximo com fornecedores, garantindo bom desempenho (anualmente é realizado um evento para premiar os fornecedores que se destacaram na parceria).

Além disso, a empresa possui KPIs para todas as campanhas, que são analisados para analise e otimização de resultados. Do ponto de vista do ESG, a empresa possui comitês que debatem, aliados aos consumidores, sobre como fazer campanhas que sejam compatíveis com a sociedade em geral, além de serem baseadas em aspectos sustentáveis.

Em resposta à Beatriz do Nascimento

Re: Plano estratégico e seu desdobramento no Marketing

por GABRIEL GUSMÃO MENDES DA SILVA -
Beatriz, achei muito interessante o seu relato, principalmente porque dá para ver com clareza como o marketing aí não fica só na parte criativa, mas realmente conectado com estratégia, resultado e posicionamento da empresa.

Gostei também quando você trouxe a questão dos KPIs, porque isso mostra que o marketing não está sendo pensado só para gerar visibilidade, mas para entregar valor de forma concreta. Hoje eu vejo que isso faz muita diferença, já que cada vez mais as empresas precisam justificar suas ações com dados e resultado.

Outro ponto que me chamou atenção foi a parte do ESG. Acho importante quando a empresa consegue alinhar crescimento, marca e responsabilidade com a sociedade, porque isso fortalece não só a imagem no mercado, mas também a relação com clientes e parceiros.

Na minha visão, seu exemplo mostra bem como o marketing pode ser estratégico de verdade, atuando ao mesmo tempo em posicionamento, relacionamento e performance.